Pular para o conteúdo principal

Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05)

  Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05) Iniciativa incentiva a utilização da bike como uma opção sustentável de transporte, promovendo a saúde e a mobilidade ativa   Compartilhar   Em alusão ao Dia Internacional de ir de Bike ao Trabalho, celebrado sempre na segunda sexta-feira de maio, o Bicicletar disponibiliza passe livre aos usuários do sistema. A ação, promovida pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel, visa incentivar o uso da bicicleta não apenas para o lazer, mas também para os deslocamentos diários. A gratuidade é uma oportunidade de oferecer à população a chance de adotar o veículo sustentável em sua rotina, estimulando a utilização para ir ao trabalho e à faculdade, por exemplo. Para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas nesta data, basta baixar o aplicativo do Bicicletar e realizar o cadastro. O usuário deve registrar um cartão de crédito para fins de validação da conta, mas não haverá cobrança...

Pós-graduação em Direito Constitucional da Unifor é referência em tradição e excelência

 

Pós-graduação em Direito Constitucional da Unifor é referência em tradição e excelência

O programa configura-se como um dos melhores do Brasil, com conceito 6 na Capes

Há 25 anos, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, estimula a produção de conhecimento, instigando a investigação e a autonomia. O programa, que conta com cursos de mestrado e doutorado, oferece a teoria para ir além da interpretação literal da legislação, formando profissionais e pesquisadores completos. Com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024, o curso conta com 40 vagas para o mestrado e 20 para o doutorado, e já formou mais de 800 profissionais ao longo desses anos. 


Um dos professores de Direito mais citados da América Latina, Martonio Mont’Alverne foi o primeiro coordenador do programa e hoje leciona a matéria ‘Pensamento Constitucional Brasileiro’, que trata dos Direitos Humanos, além da Teoria da Democracia e do Estado Democrático de Direito no Brasil. Para ele, várias coisas mudaram de 25 anos para a atualidade, mas um ponto sempre permanece: o compromisso da Unifor em proporcionar o melhor para os alunos.


“Desde a implantação do PPGD, a Unifor não parou de investir na incorporação de novos docentes, na expansão do acervo de pesquisa da biblioteca, além de parcerias nacionais e internacionais”, destaca. Martonio relembra, ainda, que o programa foi o primeiro doutorado em Direito no Estado do Ceará. “Começamos com a nota 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e somente ofertando o mestrado. Já em 2004, alcançamos a nota 4 e incluímos o doutorado. A primeira seleção foi feita em 2006, e em 2009, a Unifor diplomou seu primeiro doutor”, conta. 


Não à toa, o PPGD alcançou conceito 6 (de um máximo de 7) na Capes. Único do Nordeste neste patamar, passou a figurar entre os 13 melhores programas de pós-graduação em direito constitucional de um total de mais de 130 no Brasil. De acordo com o professor Martonio, que acompanhou toda essa trajetória, os alunos que ingressarem no programa podem esperar um curso de excelência, com instalações físicas de elevada qualidade e com dedicação e comprometimento dos docentes.


Ao longo destes 25 anos, vieram muitos frutos, que incluem ao menos 174 teses de doutorado e 667 dissertações de mestrado. Mas os resultados vão muito além disso. Rômulo Leitão, atual coordenador do Programa, destaca a magnitude que a qualificação de tantas pessoas tem no cenário local, nacional e internacional, levando em consideração, ainda, que se trata de um programa situado no Nordeste brasileiro, região que historicamente sofre com as desigualdades regionais. 


Há egressos do PPGD nos mais diversos setores do Direito: da docência a carreiras jurídicas exitosas na advocacia, na magistratura, no Ministério Público, na Defensoria Pública, na atividade cartorária e muito mais. 


Teodoro Silva Santos, por exemplo, egresso do mestrado e doutorado, exerceu diversos cargos antes de se tornar ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre as experiências, estão as funções de delegado, promotor de justiça e desembargador. Em todas elas, usou habilidades e conhecimentos alcançados por meio da pós-graduação da Unifor para se destacar. 


O magistrado relata que buscava aprimorar suas habilidades para o magistério, e viu sua mente se abrir para a pesquisa. No curso, exercitou ter opinião própria e produzir conhecimento em vez de apenas articular o pensamento de outros autores. Ganhou segurança para transmitir saberes e para produzir ciência. “A gente sai daquela situação de estar só recitando as respostas jurídicas em cima do direito positivado, em cima da lei”, diz.


Teodoro destaca que, além de um corpo docente de excelência, a Unifor abre portas para que mestrandos e doutorandos do Direito ganhem o mundo, seja com apoio à pesquisa e à publicação ou com parcerias para intercâmbios e visitas técnicas em universidades renomadas do exterior.


“Hoje, se eu tivesse que voltar a fazer mestrado e doutorado, faria na Unifor novamente”, diz ele, mencionando os avanços do Programa rumo à tecnologia avançada, aliando inteligência artificial para otimizar e solucionar problemas do direito.


Inscrições abertas


As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de 2024, pelo e-mail ppgd@unifor.br, com taxa de R$143,00. Todos os documentos exigidos para a inscrição estão listados, por modalidade de curso, no Edital R Nª 20/2024No momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das duas áreas de atuação: Direito Constitucional Público e Teoria Política e Direito Constitucional nas Relações Privadas. Os candidatos com inscrições deferidas serão submetidos a duas etapas de seleção: análise curricular e entrevista pessoal/arguição. O resultado final do processo seletivo está previsto para 28 de junho, com início das aulas em agosto de 2024.

Serviço

Seleção Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional

Edital R Nº 20/2024

+ Ficha de Inscrição

+ Mestrado: Modelo de Projeto

+ Doutorado: Modelo de Projeto

Inscrições: até 10 de junho de 2024

Mais informações: (85) 3477.3058 / ppgd@unifor.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.