Pular para o conteúdo principal

Conselho de Sentença de Chaval condena acusado de matar amigo a 12 anos de prisão

  O réu Gustavo dos Santos, acusado de matar um homem a tiros em janeiro de 2023, foi condenado a 12 anos de prisão pelo Conselho de Sentença da Vara Única de Chaval. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. Consta no processo que a polícia foi chamada para atender uma ocorrência de tiroteio no centro do município. Quando chegaram ao local, os policiais descobriram que um homem havia sido baleado na cabeça e no abdômen. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital. Em depoimento à polícia, a namorada dele informou ter visto o companheiro conversando com Gustavo dos Santos e, em seguida, presenciou a execução com disparos de arma de fogo. Às autoridades policiais, a mulher afirmou que o acusado havia sido solto recentemente após prisão por roubo a um posto de combustíveis e que, na época, tinha indicado o namorado dela, que era menor de idade, como coautor do crime. Ainda segundo ela, a vítima, que garantia não ter participado do roubo, iria ser ouvida a respeit

Prefeito José Sarto entrega mais de 400 permissões para comerciantes de quiosques no Centro

 

A iniciativa tem como objetivo incentivar o comércio no local


prefeito com a mão no ombro de uma mulher ao lado de outros transeuntes do centro
"Hoje entregamos o termo de permissão para os comerciantes que trabalham nos boxes e quiosques aqui no Centro, um local histórico, com grande vocação para o comércio", explicou Sarto. (Foto: Yuri Allen)
O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (20/05), 430 termos de permissão para empreendedores de quiosques no Centro de Fortaleza, durante evento na Praça do Ferreira. Agora, os comerciantes contemplados poderão trabalhar de maneira regular e autorizada, conforme orientações pactuadas no documento. Como ressaltou o prefeito, a iniciativa tem como objetivo incentivar a geração de emprego e renda e impulsionar a economia local.

"Hoje nós estamos assinando termos de permissão para 430 empreendedores e empreendedoras do Centro da cidade. Em 2022, a gente anistiou a dívida de cinco mil permissionários, Nós reformamos o Mercado São Sebastião ano passado, e na semana passada eu assinei a ordem de serviço para a reforma do Mercado Central. E hoje entregamos o termo de permissão para os comerciantes que trabalham nos boxes e quiosques aqui no Centro, um local histórico, com grande vocação para o comércio, e essa regularização vai contribuir para o fortalecimento da economia local," afirmou o prefeito José Sarto.

Segundo o secretário da Regional 12, Isaac Andrade, a iniciativa traz grandes benefícios tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. "Na medida em que a gente concede a permissão e o ambulante se regulariza junto a prefeitura, ele também se compromete a auxiliar as normas, normas de circulação, de identidade, padronização visual. Então a Prefeitura tem o maior controle sobre as atividades que são exercidas e isso gera mais segurança, gera um ambiente mais limpo, visualmente mais agradável, de melhor circulação para as pessoas que frequentam o centro," destaca o secretário.

Com as permissões, os comerciantes estão autorizados para uso dos quiosques já existentes, que estão localizados nas ruas Barão do Rio Branco, Guilherme Rocha, Liberato Barroso, General Sampaio e Travessa Crato. Ainda de acordo com o termo, os empreendedores podem usar os equipamentos por 12 meses, com a possibilidade de renovação por iguais e sucessivos períodos. Durante a vigência, os permissionários também devem cooperar na manutenção, conservação e preservação dos quiosques, bem como realizar a limpeza ao redor do espaço utilizado para a atividade comercial.

Para o comerciante Marcos Monteiro de Souza, que possui um quiosque de roupas na rua Floriano Peixoto há 26 anos, a permissão é a conquista de um sonho. "É uma luta de uma vida, praticamente. Eu batalhei muito para conseguir isso, hoje chegou o dia, graças a Deus. Só de não ter aquela ânsia de perder a mercadoria, é bom demais," celebra, destacando a regularização como uma garantia de segurança.

mulher de blusa verde
Antônia vende roupas infantis na Rua Guilherme Rocha há 20 anos.
Vendendo roupas infantis na rua Guilherme Rocha há vinte anos, Antônia Iva Dalva celebra o recebimento do termo de permissão. "É muito importante, porque eu comecei sem cadastro, com medo da fiscalização, saindo correndo, mas eu consegui meu cantinho e vou trabalhar mais sossegada," relembra.

Vendendo brinquedos na Liberato Barroso com Barão do Rio Branco há quase três décadas, o comerciante Josélio Alves Feitosa renovou a permissão para trabalhar no local. Ele considera a autorização como uma forma de ter mais tranquilidade. "É muito melhor estar com tudo direitinho, a gente fica mais tranquilo, despreocupado, é maravilhoso," conta.

O trabalho dos permissionários do Centro é acompanhado e orientado pela Secretaria Executiva Regional (SER) 12. A entrega das permissões faz parte do processo de ordenamento do Centro de Fortaleza.

Incentivo

A Prefeitura de Fortaleza desenvolve outras ações direcionadas para o fortalecimento da economia e a geração de emprego e renda no Centro da cidade, região com destacada vocação para o comércio.

Em 17 de maio, o prefeito José Sarto assinou a ordem de serviço para a reforma do Mercado Central. A obra, que será realizada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), irá revitalizar o espaço e também garantir melhor segurança e funcionalidade para os usuários e os permissionários que atuam nos 550 boxes e 70 quiosques do local, que é o maior mercado de artesanato do Brasil e um dos principais cartões-postais de Fortaleza.

O Mercado São Sebastão, outro importante espaço de comércio um dos principais centros de distribuição de alimentos da cidade, também foi reformado na gestão do prefeito Sarto. Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, recursos oriundos de convênio com a Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar repassada pelo deputado federal André Figueiredo, as obras executadas pela Prefeitura duraram sete meses. A requalificação do Mercado foi entregue no dia 28 de abril de 2023.

Também como forma de incentivar o comércio local, o prefeito José Sarto sancionou, em dezembro de 2023, a lei que trata do perdão das dívidas relacionadas aos tributos municipais em atraso por parte dos permissionários e autorizatários de Fortaleza. Ao todo, 5.409 permissionários foram beneficiados. A maior concentração de beneficiários ocorreu na SER 12, com mais de 3,6 mil permissionários contemplados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.