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Alece realiza reunião intersetorial para definir trabalhos de recuperação do Plenário 13 de Maio

    Reunião intersetorial com setores administrativos da Alece - Foto: José Leomar A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) informa que o processo de rescaldo da área atingida pelo incêndio ocorrido no Plenário 13 de Maio na manhã de quinta-feira (20/06) foi finalizado na mesma data. A perícia, realizada de forma conjunta pelos órgãos de segurança, foi finalizada nesta sexta-feira (21/06), cujo teor vai basear o laudo a ser entregue à Alece. O Poder Legislativo estadual aguardará a investigação que deve apontar as causas do incêndio. As equipes de zeladoria da Casa já estão realizando o trabalho de limpeza da área, com previsão de seguir pelos próximos dias. REUNIÃO INTERSETORIAL No início da tarde desta sexta-feira, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e o primeiro-secretário da Casa, deputado Danniel Oliveira (MDB), realizaram reunião com setores administrativos, jurídicos, de engenharia, legislativo, de segurança, segurança do trabalho, comunicação, entre

Spaece Alfa 2023: alfabetização em Fortaleza cresce 32 pontos e registra maior crescimento na série histórica

 Em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa


A educação pública municipal de Fortaleza manteve a linha histórica de alfabetização dos alunos no nível desejável no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) 2023. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27/05) pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

A alfabetização de Fortaleza, em 2023, teve o crescimento de 32 pontos em relação a 2022: a proficiência no Spaece Alfa (2º ano) foi de 196 pontos, enquanto no ano anterior foram 164. Destaca-se ainda, que o crescimento atingido foi o melhor, considerando a série histórica de 2012 a 2023.

Além disso, em 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa. Em 2022, a porcentagem era de 75,2%.

O secretário municipal da Educação, Jefferson Maia explica que os indicadores são fundamentais para os parâmetros no desenvolvimento de políticas educacionais de fortalecimento da aprendizagem. “Os números indicam um crescimento dessa etapa fundamental da educação de uma criança, que é a alfabetização, mas, para além disso, nós celebramos o sucesso de todo um processo, toda uma política educacional de fortalecimento da aprendizagem. Esta política é estruturada, primeiramente, para que as crianças aprendam e se alfabetizem na idade certa e, em seguida, possam desenvolver sua aprendizagem de forma significativa ao longo de toda a sua vida escolar”, explica.

Esta aprendizagem se reflete ainda nos resultados do 5º e 9º anos. No que diz respeito ao 5° ano, em 2023, o resultado teve crescimento tanto em língua portuguesa quanto em matemática. Em língua portuguesa, atingindo a proficiência de 226, alcançando o nível adequado. Em matemática, a proficiência foi de 216, mantendo o nível intermediário. Ainda de acordo com o Spaece, no 9º ano, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza também apresentou crescimento nos resultados para língua portuguesa e matemática: proficiências 259 e 243, respectivamente.

“Precisamos destacar o trabalho qualificado dos nossos professores, gestores e colaboradores, que é desenvolvido no chão da escola. A política educacional é estruturada com investimentos, com acompanhamento, com práticas sustentáveis, focadas na aprendizagem dos estudantes, mas, também, na formação dos professores. A política curricular da Rede também garante um ambiente escolar de qualidade e um currículo moderno. Todos esses pilares apontam para o fortalecimento da aprendizagem”, comenta ainda o secretário Jefferson.

O Spaece
De acordo com o Spaece 2023, 57.250 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 312 escolas da rede municipal de Fortaleza participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece Alfa, a avaliação tem como base o nível de leitura e escrita.

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