Vice-campeão da Série C em 2012, o Icasa conseguiu um bate-volta para a Série B. Na segunda divisão nacional, em 2014, o clube de Juazeiro do Norte fez a melhor campanha da história do interior nordestino na era dos pontos corridos. Com 18 vitórias, 5 empates e 15 derrotas, o “Verdão do Cariri” somou 59 pontos e acabou em 5º lugar. Ficou a apenas 1 ponto do G4. Ou seja, a 1 ponto do acesso. Em tese, deveria ter subido. Logo no início de 2024, o clube cearense entrou no STJD alegando uma escalação irregular do volante Luan, do Figueirense, que terminou com 60 pontos. Uma punição teria tirado 3 pontos do clube de Florianópolis, com a inversão na classificação final. O jogador havia entrado em campo ainda sob registro do seu time anterior. Foi um erro sistêmico da CBF, mas que o clube catarinense deveria ter tido ciência antes da utilização do atleta, naturalmente. Entretanto, o pedido do Icasa na Justiça Desportiva foi feito após o prazo legal, com a “infração prescrita”. Então, o I...
TRF5 e JFCE promovem XII Encontro de Juízes Federais da 5ª Região Com debates sobre a atividade judicante na era digital, evento acontece de 30 de maio a 1º de junho, em Fortaleza (CE)
TRF5 e JFCE promovem XII Encontro de Juízes Federais da 5ª Região
Com debates sobre a atividade judicante na era digital, evento acontece de 30 de maio a 1º de junho, em Fortaleza (CE)
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e a Justiça Federal no Ceará (JFCE), por meio da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), realizam, de 30 de maio a 1º de junho, o XII Encontro de Juízes Federais da 5ª Região. Com o tema “O Judiciário na Era da Informática”, o evento vai reunir mais de 80 magistrados da Região, em Fortaleza (CE), para palestras sobre assuntos como Inteligência Artificial, Lei Geral de Proteção de Dados, cibersegurança e provas digitais.
Com uma proposta imersiva, o Encontro irá promover debates sobre temáticas fundamentais à atividade judicante dos novos tempos. No primeiro dia, o juiz federal George Marmelstein e a juíza federal Cíntia Brunetta irão palestrar sobre “Inovações do ChatGPT e da IA generativa em 2024: possíveis aplicações ao Judiciário”, das 14h às 17h.
O segundo dia de evento (31/05) contará com a palestra “Microsoft Teams aplicado à atividade jurisdicional”, com juiz federal Jaime Sarinho, das 9h às 12h. A partir das 14h, a juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara e o juiz federal Júlio Coelho irão palestrar sobre “Desafios da LGPD para o Judiciário”.
A programação científica desse dia se encerra com a palestra “Cibersegurança na nuvem e o Judiciário”, com o prof. Helano Nogueira, doutor pela Universidade de Liverpool (Inglaterra), com pós-doutorado pelo King’s College London, e professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), do Centro Universitário Farias Brito (FBuni), da Faculdade de Tecnologia Avançada (FTA) e da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC).
O terceiro e último dia do Encontro contará com a palestra “Provas na era digital: metadados, geolocalização e bancos de dados abertos”, com o juiz de Direito Thiago Aleluia.
“Este ano, o tema central reflete nosso compromisso em integrar as mais avançadas tecnologias ao serviço da Justiça. Estamos especialmente focados em como essas ferramentas podem melhorar a eficiência e a acessibilidade do Judiciário, mantendo, ao mesmo tempo, a segurança e a privacidade dos dados”, explicou o diretor da Seccional cearense da Esmafe, juiz federal Eduardo Vilar. “Este encontro não é apenas uma oportunidade para aprendizado e discussão, mas, também, um espaço para que magistrados de toda a Região possam compartilhar experiências e melhores práticas, fortalecendo, assim, o Sistema de Justiça como um todo", completou o magistrado.
O evento, fechado para juízes e juízas federais da 5ª Região da Justiça Federal e convidados(as), também conta com apoio da Associação de Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe) e patrocínio da Caixa Econômica Federal, nos termos da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 170/2013.
PROGRAMAÇÃO:
30/05/2024
14h – Abertura oficial
14h30 – Palestra “Inovações do ChatGPT e da IA generativa em 2024: possíveis aplicações ao Judiciário”, com o Juiz Federal George Marmelstein e a Juíza Federal Cíntia Brunetta;
17h – Coquetel de boas-vindas
31/05/2024
9h – Palestra “Microsoft Teams aplicado à atividade jurisdicional”, com o Juiz Federal Jaime Sarinho
14h – Palestra “Desafios da LGPD para o Judiciário”, com a Juíza Federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara e o Juiz Federal Júlio Coelho
16h – Palestra “Cibersegurança na nuvem e o Judiciário”, com o Prof. Doutor Helano Nogueira
Dia 1/06/2024
9h - Palestra “Provas na era digital: metadados, geolocalização e bancos de dados abertos”, com o Juiz de Direito Thiago Aleluia.
12h – Encerramento
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.