Pular para o conteúdo principal

Políticos e entidades criticam manutenção de juros básicos Para setor produtivo, decisão do BC prejudica recuperação econômica

  A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o ciclo de cortes da taxa Selic, juros básicos da economia, recebeu críticas de políticos e do setor produtivo. Na avaliação deles, a manutenção dos juros em 10,5% ao ano prejudica a recuperação da economia. Em postagem na rede social X (antigo Twitter), a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PR), classificou de injustificada a decisão do Copom. “Não há justificativa técnica, econômica e muito menos moral para manter a taxa básica de juros em 10,5% [ao ano], quando nem as mais exageradas especulações colocam em risco a banda da meta de inflação. E não será fazendo o jogo do mercado e dos especuladores que a direção do BC vai conquistar credibilidade, nem hoje, nem nunca”, criticou a parlamentar. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão do Copom foi inadequada e excessivamente conservadora. Na terça-feira (18), a CNI tinha pedido que o BC continuasse a cortar os juros básicos da economia.

TRF5 e JFCE promovem XII Encontro de Juízes Federais da 5ª Região Com debates sobre a atividade judicante na era digital, evento acontece de 30 de maio a 1º de junho, em Fortaleza (CE)

 TRF5 e JFCE promovem XII Encontro de Juízes Federais da 5ª Região

Com debates sobre a atividade judicante na era digital, evento acontece de 30 de maio a 1º de junho, em Fortaleza (CE)

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e a Justiça Federal no Ceará (JFCE), por meio da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), realizam, de 30 de maio a 1º de junho, o XII Encontro de Juízes Federais da 5ª Região. Com o tema “O Judiciário na Era da Informática”, o evento vai reunir mais de 80 magistrados da Região, em Fortaleza (CE), para palestras sobre assuntos como Inteligência Artificial, Lei Geral de Proteção de Dados, cibersegurança e provas digitais.

Com uma proposta imersiva, o Encontro irá promover debates sobre temáticas fundamentais à atividade judicante dos novos tempos. No primeiro dia, o juiz federal George Marmelstein e a juíza federal Cíntia Brunetta irão palestrar sobre “Inovações do ChatGPT e da IA generativa em 2024: possíveis aplicações ao Judiciário”, das 14h às 17h.

O segundo dia de evento (31/05) contará com a palestra “Microsoft Teams aplicado à atividade jurisdicional”, com juiz federal Jaime Sarinho, das 9h às 12h. A partir das 14h, a juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara e o juiz federal Júlio Coelho irão palestrar sobre “Desafios da LGPD para o Judiciário”.

A programação científica desse dia se encerra com a palestra “Cibersegurança na nuvem e o Judiciário”, com o prof. Helano Nogueira, doutor pela Universidade de Liverpool (Inglaterra), com pós-doutorado pelo King’s College London, e professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), do Centro Universitário Farias Brito (FBuni), da Faculdade de Tecnologia Avançada (FTA) e da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC).

O terceiro e último dia do Encontro contará com a palestra “Provas na era digital: metadados, geolocalização e bancos de dados abertos”, com o juiz de Direito Thiago Aleluia.

“Este ano, o tema central reflete nosso compromisso em integrar as mais avançadas tecnologias ao serviço da Justiça. Estamos especialmente focados em como essas ferramentas podem melhorar a eficiência e a acessibilidade do Judiciário, mantendo, ao mesmo tempo, a segurança e a privacidade dos dados”, explicou o diretor da Seccional cearense da Esmafe, juiz federal Eduardo Vilar. “Este encontro não é apenas uma oportunidade para aprendizado e discussão, mas, também, um espaço para que magistrados de toda a Região possam compartilhar experiências e melhores práticas, fortalecendo, assim, o Sistema de Justiça como um todo", completou o magistrado.

O evento, fechado para juízes e juízas federais da 5ª Região da Justiça Federal e convidados(as), também conta com apoio da Associação de Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe) e patrocínio da Caixa Econômica Federal, nos termos da Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 170/2013.


PROGRAMAÇÃO:
 
30/05/2024
14h – Abertura oficial
14h30 – Palestra “Inovações do ChatGPT e da IA generativa em 2024: possíveis aplicações ao Judiciário”, com o Juiz Federal George Marmelstein e a Juíza Federal Cíntia Brunetta;
17h – Coquetel de boas-vindas


31/05/2024
9h – Palestra “Microsoft Teams aplicado à atividade jurisdicional”, com o Juiz Federal Jaime Sarinho
14h – Palestra “Desafios da LGPD para o Judiciário”, com a Juíza Federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara e o Juiz Federal Júlio Coelho
16h – Palestra “Cibersegurança na nuvem e o Judiciário”, com o Prof. Doutor Helano Nogueira


Dia 1/06/2024
9h - Palestra “Provas na era digital: metadados, geolocalização e bancos de dados abertos”, com o Juiz de Direito Thiago Aleluia.
12h – Encerramento

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.