Pular para o conteúdo principal

Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor Para ele, perda da prática pode resultar em retrocesso imensurável

  Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade. No seu mais recente livro, “ Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs ”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas.  Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”. Abaixo, confira entrevista com o escritor....

ABC Palmeiras celebra 31 anos de atendimento à população de Fortaleza

 

O ABC Palmeiras completou, este mês, 31 anos de história. Para comemorar a data junto da população beneficiada pelo equipamento, a Secretaria da Proteção Social (SPS) organizou um espetáculo vibrante. A celebração reuniu, nesta quarta-feira (26), a comunidade do Conjunto Palmeiras para conhecer apresentações artísticas e esportivas que combinaram elementos da cultura popular nordestina com a alegria dos beneficiários e seus responsáveis.

No aniversário do equipamento, o espetáculo intitulado “Um Conto de São João” transportou a plateia para o universo das raízes nordestinas, narrando a história de Lampião e Maria Bonita. A apresentação dos jovens mesclou sinfonia e percussão, balé e karatê em associação às tradições juninas, trazendo à vida canções populares como “Alecrim Dourado” e “Feira de Mangaio”.

Para Francisca Silva, mãe da pequena bailarina Vitória, de 6 anos, ver a filha se apresentando é motivo de grande alegria. “A Vitória sempre amou dançar. Desde que ela começou as aulas de balé e jazz aqui, há um ano, vi como ela se realiza, faz amizades. Se ela está feliz, eu estou mais feliz ainda”, relata contente. Serelepe, a menina diz que vai todos os dias ao ABC.

Desde a sua fundação, o ABC Palmeiras tem sido um importante centro de desenvolvimento e inclusão social, atendendo pessoas entre 5 e 17 anos. Ao longo dessas três décadas, foram atendidas cerca de 83 mil pessoas. Érica Lemos, coordenadora do equipamento, destaca: “Nosso objetivo sempre foi proporcionar um espaço onde todos se sintam bem-vindos e possam desenvolver suas habilidades nos horários após o expediente escolar. Daqui, saíram alunos que foram para bandas sinfônicas, bailarinos que foram para o Edisca. Ver o progresso de cada um que passa pelo espaço é gratificante”.

O secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, parabenizou a todos que fazem parte do projeto ABC. “A equipe técnica da SPS se dedica diuturnamente a fazer o bem, especialmente para as comunidades que mais precisam. Parabenizo a todos que fazem parte do ABC do Conjunto Palmeiras pelos 31 anos de dedicação e trabalho a essa comunidade, que cresceu e se desenvolveu muito graças aos princípios filosóficos desse equipamento: aprender, brincar e crescer”, ressaltou.

Paulo Henrique, jovem músico que descobriu seu talento para a música no ABC aos seis anos, conta que, graças ao espaço, aprendeu a tocar diversos instrumentos de sopro, inclusive trombone. “Comecei pequeno tocando flauta doce, depois passei para flauta transversal, trompete, clarinete até me tornar trombonista. O trombone, por ser um instrumento bastante desafiador, fiquei motivado para aprender”, comenta. Hoje, com 17 anos, o rapaz sonha em cursar música na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e tocar em bandas sinfônicas.

Aprender, Brincar e Crescer

A Secretaria da Proteção Social administra hoje cinco ABCs, localizados nos bairros Serrinha, Palmeiras, Cajueiro Torto, Mondubim e Bom Jardim. Os equipamentos oferecem cuidado e atenção às crianças, jovens e suas famílias. Nos equipamentos são realizadas atividades de reforço escolar e atividades lúdicas e de lazer para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Além disso, há promoção de aulas de esportes e artes, cursos de qualificação profissional e execução de acompanhamento familiar, integrando as ações do Estado com os anseios das famílias do público beneficiado.

Serviço:

ABC Palmeiras
Endereço: Rua Castelo de Castro, 2100 – Conjunto Palmeiras – Fortaleza, Ceará
Informações: (85) 98422-9896

ABC Bom Jardim
Endereço: Rua 03 Corações, 762 – Bom Jardim – Fortaleza, Ceará
Informações: (85) 98422-9875

ABC Cajueiro Torto
Endereço: Rua Floresta, 180 – Messejana (Santa Fé) – Fortaleza, Ceará
Informações: (85) 98422-9867

ABC Mondubim
Endereço: Rua Nossa Senhora da Conceição, 151 – Mondubim – Fortaleza, Ceará
Informações: (85) 98422-9877

ABC Serrinha
Endereço: Rua Cônego Lima Sucupira, 1487 – Serrinha – Fortaleza, Ceará
Informações: (85) 98736-3608

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.