Pular para o conteúdo principal

Arrecadação bate recorde e cresce 9,08% no primeiro semestre Secretário da Receita adiantou dados, que serão divulgados na quarta

  O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que a arrecadação no primeiro semestre superou as expectativas. Os números só serão divulgados na próxima quarta-feira (24), mas o secretário adiantou que a arrecadação federal cresceu 13,6% em valores nominais e 9,08% acima da inflação nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparar junho com o mesmo mês do ano anterior, as receitas subiram 15,72% em valores nominais e 11,02% acima da inflação. Segundo Barreirinhas, a elevação da  previsão de déficit primário para R$ 28,8 bilhões  decorreu principalmente do impacto da prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios. “A arrecadação vai bem, mas um pouco inferior ao necessário para cobrir as despesas por causa de algumas desonerações e de algumas frustrações. Neste [relatório] bimestral, pesa bastante a desoneração dos municípios, que ainda não estava no documento”, explicou B

Bicicletas elétricas otimizam deslocamento de ciclistas em Fortaleza Já são 50 e-bikes que tornam a pedalada mais leve em diversos bairros da Capital

 Referência em mobilidade sustentável, Fortaleza conta pela primeira vez com bicicletas elétricas compartilhadas para incentivar a utilização do transporte ativo entre os diversos bairros da Capital. A novidade tem atraído cada vez mais adeptos a vivenciar a cidade sobre duas rodas sentindo a liberdade que só a magrela proporciona.

O deslocamento do arquiteto Bruno de Brito se tornou mais leve desde que começou a utilizar as bikes elétricas do Bicicletar. "A assistência ao pedalar, sobretudo, nas subidas íngremes, acabam tornando a pedalada mais fácil e menos exigente fisicamente. Consigo alcançar maiores distâncias em menos tempo e com menos esforço", reforça o jovem, que mora no Álvaro Weyne e costuma se deslocar ao Centro em suas atividades diárias.

Como tem Bilhete Único, ele utiliza o serviço gratuitamente e ainda costuma fazer integração com os ônibus para fazer trajetos longos. "Acho que, provavelmente, quando pegar bicicletas elétricas nessas viagens distantes, não vou precisar integrar com o coletivo pra fazer o percurso completo porque ficarei menos cansado", reforça.

A experiência também foi prazerosa pra o ciclista Arão de Souza, ajudante de construção civil. "Eu nunca tinha andado numa bicicleta como essa, que é menos desgastante. Com ela, posso atingir velocidades mais altas com conforto e agilidade", explica.

Pedala Mais

Como parte do Pedala Mais, programa que pretende dobrar o número de ciclistas na cidade nos próximos dez anos, já são 50 bicicletas elétricas distribuídas em diversos bairros. As outras 50 serão incorporadas ao sistema pelo próximo dois meses. Os equipamentos possuem autonomia para percorrer até 50 km e oferecem mais praticidade aos usuários, ampliando as possibilidades de uso diário. Equipada com pedal assistido, a e-bike é impulsionada a partir da pedalada do ciclista, que ativa o motor elétrico.

Como utilizar uma e-bike

Para utilizar o sistema do Bicicletar e as bicicletas elétricas é necessário adquirir os passes disponíveis pelo programa. Caso o usuário tenha Bilhete Único, o passe é gratuito para viagens com duração de até 60 minutos, de segunda a sábado, ou de até 90 minutos, aos domingos e feriados, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas. Fora do intervalo, as bicicletas elétricas não terão nenhum custo adicional para os usuários, com as mesmas tarifas dos passes disponíveis tanto para as bikes convencionais como para as elétricas.

Para retirar as e-bikes, os usuários poderão acessar o aplicativo do Bicicletar, disponível gratuitamente para Android e iOS. No app, os modelos estão indicados na tela para que o usuário possa escolher qual deseja ou reservá-lo para fazer a retirada depois. Ao confirmar a operação na tela do aplicativo, a luz verde da estação será ativada e a bicicleta poderá ser retirada. O sistema de travamento é o mesmo das bicicletas convencionais.

Também é possível utilizar os novos modelos por meio do Bilhete Único, aproximando o cartão no leitor do totem da estação. Neste caso, o visor indicará a posição liberada e, em seguida, o usuário deverá aproximar novamente o cartão para confirmar a operação. Por último, uma luz verde acenderá na estação para retirada da e-bike.

As bicicletas elétricas serão recarregadas pela empresa Serttel, que mantém o sistema. Todos os modelos possuem dispositivos de GPS e a empresa terá informações de localização e status da bateria em tempo real. Quando a carga estiver inferior a 30%, a empresa deverá fazer o recolhimento da bike elétrica para carregá-la e, após a conclusão da recarga, será devolvida para uso. Quando estiver descarregada, a e-bike funciona como uma bicicleta convencional, não sendo impulsionada pelo motor elétrico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.