Pular para o conteúdo principal

Arrecadação bate recorde e cresce 9,08% no primeiro semestre Secretário da Receita adiantou dados, que serão divulgados na quarta

  O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que a arrecadação no primeiro semestre superou as expectativas. Os números só serão divulgados na próxima quarta-feira (24), mas o secretário adiantou que a arrecadação federal cresceu 13,6% em valores nominais e 9,08% acima da inflação nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparar junho com o mesmo mês do ano anterior, as receitas subiram 15,72% em valores nominais e 11,02% acima da inflação. Segundo Barreirinhas, a elevação da  previsão de déficit primário para R$ 28,8 bilhões  decorreu principalmente do impacto da prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios. “A arrecadação vai bem, mas um pouco inferior ao necessário para cobrir as despesas por causa de algumas desonerações e de algumas frustrações. Neste [relatório] bimestral, pesa bastante a desoneração dos municípios, que ainda não estava no documento”, explicou B

Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza a Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia, nos dias 24 a 29 de junho em Quixadá

 Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza a Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia, nos dias 24 a 29 de junho em Quixadá

Evento celebra o legado do icônico poeta e repentista cearense com programação rica em atividades culturais e artísticas.


IMG_2847.JPG                     


Cego Aderaldo, icônico poeta e repentista cearense, tornou-se uma lenda do cordel brasileiro, encantando com sua habilidade de improvisar versos que capturam a essência da cultura sertaneja. Neste mês de junho, a Casa de Saberes Cego Aderaldo realizará a tradicional “Semana Cultural Cego Aderaldo”, em celebração ao aniversário de 146 anos do renomado poeta. O evento gratuito acontecerá entre os dias 24 e 29 de junho de 2024, com a temática “A Cantoria Move o Mundo”, buscando honrar o legado do poeta nas artes e saberes tradicionais. Toda a programação contará com interpretação em libras.  


Durante a semana dedicada aos saberes e fazeres de Cego Aderaldo, serão promovidos diversos encontros formativos. Entre eles, destaca-se o Clube dos Poetas, voltado à valorização e difusão da obra de três ilustres poetas cearenses: Cego Aderaldo, Juvenal Galeno e Patativa do Assaré. Nesta ocasião, o clube contará com a participação de Rosemberg Cariry, Raymundo Netto e Fanka Santos, com mediação de Maura Isidorio.


“A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um um pilar para a salvaguarda da memória e do legado de Cego Aderaldo, além de ser um importante equipamento do Governo do Ceará para a descentralização das políticas públicas de Cultura. Localizada na região do Sertão Central, a Casa está profundamente conectada com a força cultural do território em que está inserida, cumprindo um papel essencial na celebração dessa importante figura da cultura popular. A Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia, em comemoração ao aniversário de 146 anos do cantador, também enaltece toda a riqueza cultural e histórica da região”, diz a secretária da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca


O encontro “As experiências dos Museus Orgânicos no Ceará” reunirá Alemberg Quindins, Gerente de Cultura do SESC/CE, e Mestre Rabelo, do Museu Orgânico Antônio Rabelo (SESC), para discutir a importância da preservação das memórias tradicionais e do patrimônio cultural cearense. 


Michelle Maciel, coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo, destaca a relevância cultural e histórica de Cego Aderaldo, enfatizando seu impacto nas artes e na cultura popular, bem como a importância de preservar e promover sua memória. “Certa vez, conversando com minha avó, moradora da comunidade rural, nas proximidades do município de Ibicuitinga, numa época em que era difícil ter acesso a informações, perguntei se ela conhecia Cego Aderaldo. Logo ela perguntou se era o Cantador. Isso está intrinsecamente ligado à história do poeta e ao quanto ele se conectou aos sertões, ao povo e ao mundo com sua arte, poesia, cinema e cantoria. Comemorar o aniversário do Cego Aderaldo é fortalecer a memória e a história do homem que transformou a cantoria e o cinema nos sertões. A arte de Cego Aderaldo move o mundo e seu legado vive na cultura popular. Celebrar sua memória é afirmar e fomentar essas políticas em nosso território.”, destaca a gestora.  


O evento conta com Exibições do Cine Beija-Flor, um cinema itinerante inspirado no legado de Cego Aderaldo, serão realizadas pelos Cineclubistas do Sertão Central. As sessões serão seguidas de um debate que visa valorizar as produções audiovisuais do Estado do Ceará, destacando tanto criações históricas quanto contemporâneas.


Rachel Gadelha, Diretora-Presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), ressalta a importância de Cego Aderaldo como figura emblemática na preservação e celebração da cultura nordestina, destacando seu impacto duradouro e a missão do IDM em honrar e promover esse legado cultural. “Com sua voz e versos, Cego Aderaldo teceu a alma do sertão, eternizando nossas tradições e inspirando gerações. Ele foi mais que um poeta; foi um guardião da cultura nordestina, um símbolo de resistência e criatividade que transformou suas adversidades em arte. A Casa de Saberes Cego Aderaldo carrega seu nome como um tributo à sua inestimável contribuição, servindo como um farol que ilumina a importância de preservar e celebrar nossas raízes culturais no Sertão Central. Sob a gestão do Instituto Dragão do Mar, é uma honra celebrar seu legado de arte e poesia, que continua a mover o mundo, enaltecendo a cultura nordestina e inspirando novas gerações a valorizar e perpetuar as mais diversas expressões culturais.”, conta Rachel. 


A programação conta com as apresentações artísticas “A Cantoria Move o Mundo” que celebram a viola e a poesia com Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular e Mestre Geraldo Amâncio, tradição Cantoria de Viola, Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. E show de Luiz Fidelis, seu repertório voltado para a musicalidade tradicional cearense. No encerramento teremos o 33º Festival Cego Aderaldo de Repentistas e Violeiros do Sertão Central, com intuito de valorizar as expressões culturais tradicionais, por meio da história e memória do poeta. 


A Semana Cultural Cego Aderaldo deste ano visa aproximar pesquisadores, artistas e entusiastas da temática, promovendo uma troca rica de conhecimentos e experiências. Convidamos todas as pessoas a participarem e celebrarem conosco o legado de Cego Aderaldo, um ícone da cultura e tradição do nosso estado.


Realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo que faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar. 


Em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - (IFCE Campus Quixadá), Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), Centro Cultural do Cariri e Governo Federal. 


Apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá e Casa de Antônio Conselheiro, que faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar. 


Casa de Saberes Cego Aderaldo

É um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizado em Quixadá. O equipamento visa preservar e promover a cultura brasileira através de eventos, exposições e atividades educativas. Dedicada a valorizar a diversidade cultural do Brasil, a Casa de Saberes é um local de encontros, aprendizado e celebração.


Serviço

Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia

24 a 29 de junho de 2024

Casa de Saberes Cego Aderaldo, Quixadá, CE


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Dia 24 de junho de 2024 (segunda-feira)

19h - Abertura da Exposição Made in Sertão - Fragmentos da Nossa Terra”

Curadoria: Dj Babu e W. Ribeiro

Local: Lançamento lateral da Casa de Saberes Cego Aderaldo


Dia 25 de junho de 2024 (terça-feira)

19h - Cine Beija-Flor com cineclubistas do Sertão Central  

Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo


Dia 26 de junho de 2024 (quarta-feira)

14h - Encontro "As experiências dos Museus Orgânicos no Ceará: memória, tradição e turismo cultural" Palestrantes: Alemberg Quindins (Gerente de Cultura do SESC) e Mestre Rabelo, Museu Orgânico Antônio Rabelo (SESC), Quixeramobim


Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo 


Dia 27 de junho de 2024 (quinta-feira)

19h - Solenidade de celebração ao aniversário de 146 anos do poeta Cego Aderaldo


19h30min - Homenagem Cego Aderaldo - Pesquisador João Eudes Costa, Memorialista, Quixadá; Mestra Dona Genezia, tradição Rezadeira, Quixadá, Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular, Tarrafas


20h30min - Declamação Arte-Poesia com: 

Terezinha Feijão - Cordelista 

Valdir Viana - Escritor 

Natan Feijão - Cordelista 

Rosinha Miguel - Cordelista 

Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular (Tarrafas)

 

Apresentação “A Cantoria Move o Mundo”

21h - Musicou

21h30min - Show Luiz Fidélis - SESC Sonoridade

Local: Em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo


Dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira)


19h - Encontro - Clube dos Poetas: Cego Aderaldo, Patativa do Assaré e Juvenal Galeno

Palestrantes: Rosemberg Cariry, Fanka Santos, Raymundo Netto

Mediação: Maura Isidorio - Célula do Livro, Leitura e Literatura - SECULT-CE

Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo 


20h - Apresentações

Joel do Repente - Comunidade Cipó dos Anjos, Quixadá

Mestre Geraldo Amâncio, tradição Cantoria de Viola (Fortaleza)

Local: Em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo


Dia 29 de junho de 2024 (sábado)

19h - 33ª Festival Cego Aderaldo de Repentista e Violeiros do Sertão Central

Local: Rodoviária de Quixadá 


Informações para a imprensa:

Casa de Saberes Cego Aderaldo

(88) 99227-7236


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.