Pular para o conteúdo principal

PF prende dois suspeitos de matar filho de Mãe Bernadete Morte de Binho do Quilombo era investigada desde setembro de 2017

  Polícia Federal (PF) prendeu dois suspeitos do assassinato de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, também conhecido como Binho do Quilombo. Ele era representante da comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, na Bahia, junto com sua mãe, Maria Bernadete Pacífico Moreira, também vítima de homicídio no ano passado. A operação ocorreu na tarde de quarta-feira (17) e manhã desta quinta-feira (18). “Os elementos de informação produzidos no curso dos autos demonstram que os suspeitos utilizaram na empreitada criminosa um veículo fraudulentamente adquirido em nome de terceiro, financiado mediante utilização de documentos falsificados. Restou consignado, ainda, que o número de celular utilizado por um dos investigados à época do crime foi cadastrado em nome desta mesma pessoa”, explicou a PF, em nota. “Essas foram circunstâncias que, no início, fizeram as investigações tomar um rumo que se distanciava da correta elucidação do fato criminoso. Identificado o verdadeiro usuário do terminal te

Ceará registra redução de 12,8% nos roubos em maio; em Fortaleza a diminuição chegou a 5,6%

 Todas as regiões do Estado registraram diminuição nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em maio deste ano

As ações realizadas pelas Forças de Segurança resultaram em uma redução de 12,8% nos roubos em todo o Estado no mês de maio de 2024, se comparado com o mesmo mês de 2023. Enquanto em maio de 2023, 3.716 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) haviam sido registradas, no mesmo mês de 2024, foram 3.239 casos. Os dados foram obtidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Além disso, todas as regiões do território cearense registraram reduções. Na Capital, a diminuição chegou a 5,6%, indo de 2.467 ocorrências em maio de 2023, a 2.330 registros no mesmo mês em 2024. A maior redução foi na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com diminuição de 36,9%: em maio de 2023, 726 casos haviam sido registrados; já no mesmo período deste ano, foram 458 ocorrências.

As regiões Interior Sul e Interior Norte também tiveram reduções no período. No Interior Sul, houve redução de 27,6% na comparação entre o quinto mês de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em maio de 2023, 257 CVPs haviam sido contabilizados; já no mesmo mês de 2024 houve 186 ocorrências. A região Interior Norte, por sua vez, teve diminuição de 0,4%, indo de 266 casos em maio de 2023 a 265 casos em maio de 2024.

Redução também no acumulado

Se analisado o acumulado entre os meses de janeiro a maio, também foi registrada uma redução de 9,9% nos roubos em todo o Estado, quando as ocorrências de CVP caíram de 18.025 para 16.247 na comparação entre os primeiros meses de 2023 e 2024. Se analisados apenas os números da cidade de Fortaleza, a redução chega a 5,3%, quando houve diminuição de 12.098 para 11.458 casos no período.

Já o Interior Sul e a RMF registraram as maiores reduções de CVPs. O Sul do Estado teve uma diminuição de 24,1% entre janeiro e maio de 2024 na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, indo de 1.357 a 1.030 casos. Durante o período, a RMF foi de 3.285 a 2.543 casos, um total de 22,6% de queda. Por fim, o Interior Norte teve diminuição de 5,4% nas ocorrências, caindo de 1.285 para 1.216 casos em 2024.

Estratégia

A redução nos casos de CVPs se destaca como resultado de iniciativas como o “Meu Celular” e o “Segurança no Ponto”, que buscam estabelecer estratégias para combater as ocorrências. Enquanto o primeiro se destaca como importante ferramenta no combate a crimes com foco nos aparelhos portáteis, o segundo visa o reforço de policiamento ostensivo com prevenção de crimes contra o patrimônio em paradas de ônibus.

Lançado em abril deste ano, o programa Meu Celular disponibilizou uma plataforma por meio do qual os proprietários podem cadastrar os aparelhos celulares e ativar um alerta em caso de furto, perda ou roubo, coibindo também a prática de receptação. O sistema pode ser acessado por meio do site https://meucelular.sspds.ce.gov.br, no qual o usuário poderá cadastrar-se com o fornecimento do IMEI do aparelho celular. Com o cadastro, o proprietário poderá ativar o alerta para o celular nos casos já mencionados.

Já o Segurança no Ponto, lançado em março, tem o objetivo de reforçar a segurança por meio do policiamento ostensivo, pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nas paradas de ônibus com base em dados fornecidos a partir da Supesp, obtidos a partir do registro de Boletins de Ocorrência (BOs) pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A primeira fase do programa é realizada na Capital em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Além disso, uma outra plataforma que deverá somar-se na estratégia de combate aos CVPs é o E-Denúncia 181, lançado na última semana, que disponibiliza uma página no site da SSPDS com uma plataforma por meio do qual o cidadão pode repassar informações para contribuir nas investigações. Entre os tipos de denúncias, o visitante pode repassar informações sobre práticas ilícitas como roubos, furtos e receptação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.