Pular para o conteúdo principal

UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães Líder estudantil desapareceu em 1973 após lutar contra a ditadura

  Em uma cerimônia emocionante, a Universidade de Brasília (UnB) concedeu nesta sexta-feira (26) o diploma de geólogo ao estudante Honestino Guimarães, desaparecido político perseguido durante a ditadura militar e cujo corpo nunca foi encontrado. Liderança estudantil, Honestino foi preso em 1965 e viveu na clandestinidade nos anos seguintes. Ele foi sequestrado em 1973 e nunca mais foi visto. A confirmação pública de sua morte ocorreu em 1996.  O reconhecimento, concedido na modalidade port mortem, ocorreu no auditório da Associação dos Docentes da UnB e contou com a presença de professores, estudantes, familiares de Honestino e autoridades locais e nacionais.  Na cerimônia, foi anunciada a decisão do Conselho Universitário da UnB que anulou a decisão de desligar Honestino da instituição de ensino. Ele havia sido expulso em 1968, antes de concluir a graduação. A reitora da universidade e presidente do Conselho Universitário, Márcia Abrahão, anunciou a concessão do título e explicou que

Conselheiros municipais de Mulheres e da Igualdade Racial tomam posse

 Nesta segunda-feira (03/06), foram empossados os novos conselheiros para a composição do Conselho Municipal de Mulheres de Fortaleza (COMMF) e do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade de Fortaleza (CMPPIR) da gestão 2024-2026. Os processos eleitorais, realizados através de chamamento público, foram iniciados em janeiro e fevereiro com a habilitação das organizações sociais interessadas.

Vale destacar que os conselhos de segmentos sociais constituem-se como um canal efetivo que garante a participação democrática da população na formulação e na implementação de políticas públicas, a fim de que demandas específicas de uma determinada população possam ser implementadas sob a anuência e contribuição de seus participantes.

“É através da atuação desses conselhos que é possível qualificar o papel do poder público na formulação, na execução, na condução das políticas públicas. Enfim, a construção coletiva da sociedade civil e gestão é fundamental para que essa política se torne mais efetiva. Deixo aqui meus parabéns aos empossados e desejo que o trabalho de todos seja bastante frutífero”, afirma o titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Francisco Ibiapina.

Composição dos Conselhos

Conselho Municipal de Mulheres de Fortaleza (COMMF)

- Poder Público

Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria Especial da Igualdade Racial, Coordenadoria Especial da Gestão Integrada da Assistência Social.

- Sociedade Civil

Ação Mulher Trabalhista (AMT), Centro Socorro Abreu, Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, Instituto Comunidade Amiga, Instituto De Aprendizado E Apoio A Família (IAAFAM), Instituto de Artes e Cidadania do Ceará (IAC), Instituto Maria da Penha (IMP), Instituto Vidas, Movimento Mulheres que se Amam, Rede Itinerante de Mulheres Atuantes (RIMA), União Brasileira de Mulheres (UBM), OAB Mulher.

Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade de Fortaleza (CMPPIR)

- Poder Público

Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria Especial da Igualdade Racial.

- Sociedade Civil

Centro Estudantil de Ação Cultural Programas e Projetos (CEAC), Associação Cultural Escola de Samba Império Ideal, Federação Cearense de Skate, Instituto de Ativismo Comunitário - Rede Mobilize, Associação Espírita de Umbanda São Miguel, Sindicato das Assistentes Sociais do Estado o Ceará, Associação Cultural Afoxé Omorisá Odé, Associação Nossa Casa Mãe África, Instituto Culturação, Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.