O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da Mesa Diretora da Câmara por ofensas a Nikolas Ferreira (PL-MG). Janones foi punido em razão de manifestações provocativas, de baixo calão, contra o colega de parlamentar de Minas Geraes quando Nikolas discursava na tribuna do Plenário da Câmara, na quarta-feira da semana passada (9). O episódio provocou interrupção da sessão legislativa. O relator da representação no Conselho de Ética, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), considera que Janones foi preconceituoso e usou de expressões de cunho homofóbico - “com o intuito de insultar ou diminuir um adversário político”, conforme anotou a Agência Câmara. Para o relator, a atitude de Janones “constitui conduta grave e discriminatória”, pois o uso dessas palavras “como forma de xingamento reforça estigmas históricos, normaliza o preconceito e ...
Cooperativismo nordestino brilha no Espaço SomosCoop do Pecnordeste 2024
Surpreendente, maravilhoso, emocionante, sucesso e impactante foram alguns dos adjetivos usados para descrever a participação inédita do Sistema OCB na Feira e Seminário Nordestino do Agro (Pecnordeste), realizado de seis a oito de junho no Centro de Eventos do Ceará. Pela primeira vez, a organização representativa do cooperativismo no país apresentou o Espaço “SomosCoop”, uma área de 1.350 m² dedicada exclusivamente ao cooperativismo, que brilhou na exposição.
O “SomosCoop” abrigou 41 estandes, destacando-se nove grandes estandes de 36 m² ocupados por cooperativas e parceiros como Unimed Ceará, Unimed Fortaleza, Sicoob, Sicredi, Cocepat, Ematerce, ApexBrasil e o próprio Sistema OCB. Também estiveram presentes 28 estandes de cooperativas de agricultura, cada um com 6 m², e quatro estandes da feirinha do coop, com 12 m² cada, somando 648 m² de área.
O espaço ofereceu uma programação variada, incluindo 16 CoopTalks, com palestras de até 25 minutos sobre cases e estratégias cooperativas. No salão NegóciosCoop, ocorreram rodadas de debates e a assinatura de termos de parcerias, como o firmado entre a Emagrece e o Sistema OCB/CE, a constituição da Federação das Cooperativas de Especialidades Médicas do Ceará e a formalização do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop CE.
O público, estimado em mais de 60 mil pessoas, ficou impressionado com o espaço e as atividades oferecidas. As cooperativas participantes também se destacaram, com excelente volume de comercialização de produtos e serviços. O projeto SomosCoop na Estrada, fotos impressas gratuitamente, degustações de produtos e jogos sobre o cooperativismo foram alguns dos pontos altos que atraíram e engajaram os visitantes.
A unidade cearense do Sistema Cooperativo liderou as atividades, com apoio da representação nacional e de organizações estaduais do Nordeste. Entre os participantes, estiveram dirigentes, superintendentes, gerentes e analistas do sistema, com destaque para Tania Zanella, Superintendente do Sistema OCB; Fabíola Nader Motta, gerente geral do Sistema OCB; e André Pacelli, Presidente do Sistema OCB-PB e da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste (Fecoop/NE).
Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, destacou os resultados do evento para o setor cooperativista: “O Pecnordeste 2024 proporcionou uma visibilidade inédita para as cooperativas, promovendo trocas de experiências e consolidando novas parcerias que fortalecerão o cooperativismo na região. O sucesso deste evento é um reconhecimento ao trabalho dedicado de todas as cooperativas envolvidas e um motivo de grande agradecimento a todos os participantes e organizadores".
Seminário do Cooperativismo e Encontro de Mulheres do Agro
Paralelamente à feira, ocorreu no dia sete de junho o Seminário do Cooperativismo, além do Encontro de Mulheres do Agro no último dia do evento. As discussões abordaram temas como empreendedorismo e liderança feminina, impacto do ESG, práticas sustentáveis na produção agropecuária, integração na avicultura cooperativista, estratégias para potencializar exportações e as perspectivas futuras do cooperativismo brasileiro.
Conforme o Superintendente do Sistema cearense, José Aparecido dos Santos, o que fica é: “Uma reafirmação do papel estratégico das cooperativas na sustentabilidade e inovação do setor agropecuário, além de um reforço à importância da liderança feminina e do cooperativismo como motores de transformação social e econômica”.
Tania Zanella apontou que a edição de 2024 do Pecnordeste e a grande participação do Sistema OCB com o Espaço “SomosCoop” foi um sucesso, evidenciando o papel vital do coop no desenvolvimento regional e nacional. "Isso aqui é mostrar para a sociedade de um modo geral o que é o cooperativismo e o que é cooperativismo no Nordeste. Estamos muito felizes de participar e com certeza é um grande sucesso e vai se repetir por mais tempo", destaca.
Cobertura especial do SomosCoop no Pecnordeste 2024:
Edição, apresentação e reportagem: Rafael Mesquita
Vídeos: Igor Thawen
Fotos: Marcos Adegas e Fabrício Santos
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.