Pular para o conteúdo principal

Série C: Quixadá busca classificação antecipada para a semifinal

  A quinta rodada do Campeonato Cearense Série C terá início neste domingo, 14, com Esporte e Crato se enfrentando às 15h30, no Bandeirão, em Limoeiro. O Cavalo de Aço é a única equipe do certame que ainda segue com 100% de aproveitamento na vice-liderança. Já o Azulão da Princesa ocupa a 4ª posição e entra em campo para conquistar sua segunda vitória. Na segunda-feira, 15, os dois jogos restantes da rodada ocorrem às 15h. No João Ronaldo, em Pacajus, Aliança e Quixadá duelam em cenários diferentes. O Carcará está em quinto lugar e quer entrar no G-4, enquanto o Canarinho do Sertão, líder da competição com dez pontos, pode carimbar a vaga para a semifinal em caso de vitória. Ocupando as últimas posições da tabela, Itarema e Tianguá se encaram no Almir Dutra, em Maracanaú. Após vencer o Aliança na última rodada, a Tanajura quer embalar a segunda vitória consecutiva. Com quatro derrotas em quatro jogos, o Tremembé do Guajirú, lanterna do campeonato, segue em busca dos seus primeiros pont

Energias Renováveis: Projeto H-TEC inicia aulas práticas da 1ª turma de multiplicadores Ao todo, são 525 alunos participantes do projeto voltado para o fortalecimento e qualificação de profissionais na área

 Uma solenidade nesta segunda-feira (24) marcou o início das aulas práticas dos Cursos de Formação de Multiplicadores do Projeto H-TEC, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, voltada para o fortalecimento e a qualificação de profissionais na área de energias renováveis. O evento, realizado no auditório do Senai Barra do Ceará, em Fortaleza, contou com a presença da secretária em exercício da Secitece, Adeline Lobão, representando o governador Elmano de Freitas. 


A atividade foi direcionada à primeira turma do curso, formada por 525 alunos. Houve transmissão simultânea da solenidade para os estudantes do interior nos polos de Juazeiro do Norte e Sobral.

Em sua fala, a secretária Adeline Lobão deu as boas-vindas aos alunos nessa nova fase do projeto. “Desejo um excelente aproveitamento das aulas práticas e parabenizo os estudantes, dizendo que vocês estão construindo um capítulo importante na história do Ceará no tocante à transição energética do nosso estado”, destacou. 

A secretária em exercício da Secitece pontuou que o Governo do Ceará está garantindo a participação feminina no Projeto H-TEC. Ao todo, são 20% das vagas direcionadas às mulheres, medida que proporciona a permanência e a ascensão deste público na área de energias renováveis.

Parcerias

Ainda em seu discurso, Adeline agradeceu às instituições parceiras e destacou o trabalho da Funcap, vinculada da Secitece responsável por operacionalizar o Projeto H-TEC. “Toda a união de esforços vai possibilitar a formação dos multiplicadores que viabilizarão o acesso, pelos cearenses, dos frutos da diversificação da matriz energética no estado. Nosso governador Elmano de Freitas já divulgou que toda a movimentação para a transição energética representará mais de R$ 80 bilhões de investimentos no Ceará”, completou.

Presente na solenidade, o diretor do Senai Ceará, Paulo André Holanda, frisou que o projeto H-TEC pode ser considerado uma referência nacional. “Desconheço, a nível de país, uma formação de multiplicadores para energias renováveis como essa (…). O Ceará já se destaca no Brasil como o estado que possui mais memorandos de entendimento para produção de hidrogênio verde”, disse o diretor, chancelando a importância da qualificação de profissionais na área a partir do envolvimento da “tríplice hélice”, formada pelo governo, academia e setor empresarial.

O presidente da Funcap, Raimundo Costa, agradeceu ao Senai Ceará, que proporcionará as aulas práticas em seu Centro de Excelência para Transição Energética, que conta com equipamentos e ensino de ponta na área. “Os estudantes têm muito a ganhar com esse aprendizado”, destacou. O dirigente da Fundação reforçou o objetivo do projeto, que possui a meta de formar 10 mil pessoas para atuarem na área de energias renováveis. “Queremos capacitar o estado para concretizar os memorandos e o papel dos multiplicadores é essencial nessa cadeia”, disse.

Sobre o Projeto H-TEC

A iniciativa tem como principal objetivo promover a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor (especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde) por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhadas às inovações e necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.

O Projeto H-TEC é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, com operacionalização da Funcap, em cooperação técnica com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O projeto tem a parceria das seguintes instituições: Secretaria do Trabalho do Ceará; Secretaria da Educação do Ceará; Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará; Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Ceará (Senai-CE).

Participaram da solenidade desta segunda-feira o consultor de Energia da Fiec, Jurandir Picanço; o coordenador do Projeto H-TEC, Michael Duarte; e o coordenador geral da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES), Célio Loureiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.