Pular para o conteúdo principal

Desembargadora Iracema Vale assume função de juíza auxiliar do TSE

  A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é a nova juíza auxiliar no Gabinete da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem à frente a ministra Carmen Lúcia. A magistrada foi nomeada nessa quarta-feira (10/07) e já assumiu as funções. Presidente do TJCE no biênio 2015-2017, Iracema Vale foi a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do CNJ. De outubro de 2019 a setembro de 2020, atuou como juíza auxiliar da Presidência do Conselho. Ingressou o Judiciário cearense em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público do Estado. No TJCE, além de presidente, a desembargadora Iracema Vale desempenhou as funções de ouvidora e membro do Conselho Superior da Magistratura. Também exerceu o

Nota da Reitoria: novo terreno para o Campus Iracema

 Universidade Federal do Ceará (UFC) informa que solicitou à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) a cessão gratuita, por tempo indeterminado, de uso do imóvel pertencente à União onde estava instalado o Edifício São Pedro, recentemente demolido, para que se iniciem, com a maior brevidade possível, os procedimentos para a imissão de posse da UFC, com todas as obrigações legais consequentes.

A UFC tem o interesse em edificar, no referido espaço, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos. No entendimento da Universidade, a cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa ao atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região.

Em dezembro de 2023, a UFC e o Governo do Estado do Ceará assinaram um protocolo de intenções para formalizar a cessão e o uso do terreno pertencente ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) – imóvel do antigo projeto Acquario Ceará – para a Universidade, a fim de instalar o novo Campus Iracema.

Já naquele ato, a Universidade teve a anuência da SPU, por tratar-se de terreno de marinha. Em outro protocolo, o executivo estadual encaminhou a doação à Universidade das construções e das benfeitorias feitas no terreno para viabilizar a instalação do Campus Iracema.

Os atos administrativos contaram com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que assegurou a destinação de recursos para o Campus Iracema no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação.

Em fevereiro de 2024, a UFC, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Governo do Estado do Ceará assinaram um protocolo de intenções para transferência de titularidade de imóvel da empresa pública, também localizada na Praia de Iracema.

Em que pesem a doação e a cessão de tais espaços, a Universidade verificou a necessidade de outros espaços contíguos ou próximos, para atender às demais necessidades do novo campus, que está sendo planejado para ser instalado nos próximos anos.

Unidades do futuro campus

No espaço do antigo Acquario Ceará, a UFC deve abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e instalar também o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O novo equipamento da Universidade terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará. Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.

Já o protocolo com a ECT estabelece a cooperação mútua entre a UFC e os Correios para dar início aos estudos de viabilidade técnica para transferência do espaço da empresa pública, situado na rua dos Tabajaras, que deverá ser integrado ao futuro Campus Iracema da UFC. Atualmente, ele sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios. Esse espaço abre a possibilidade de o novo campus da UFC receber, além do LABOMAR e do CTCN, outras unidades acadêmicas, o que ainda passará por estudos e debates nos colegiados da Universidade.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.