Pular para o conteúdo principal

Após ameaçar a esposa, homem tornozelado é preso com arma de fogo em Maracanaú

  Uma equipe de Força Tática da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um homem de 32 anos por posse ilegal de arma de fogo, após denúncia de ameaça à esposa com uso de arma de fogo no bairro Jereissati II da cidade de Maracanaú, na manhã deste sábado (20). Os policiais militares da 2ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/ 14º BPM) foram acionados, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para denúncia de ameaça contra uma mulher dentro de casa na rua. Chegando ao local, a equipe foi recebida pelo casal que informou que estavam discutindo. Na residência, foi apreendido um revólver calibre .38 com seis munições intactas que estava dentro de uma bolsa de entregador de aplicativo. O homem utilizava uma tornozeleira eletrônica de monitoramento. O casal e o armamento foram apresentados na Delegacia Metropolitana de Maracanaú onde foi feita autuação por posse ilegal de arma de fogo. A mulher foi ouvida como testemunha. O homem possui antecedente

Pele de tilápia será utilizada para tratar animais feridos em enchentes do Rio Grande do Sul

 Técnica inovadora desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC), os curativos com pele de tilápia serão utilizados em animais, principalmente cavalos, com ferimentos de submersão provocados pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul. As feridas de submersão se desenvolvem por conta do excesso de tempo em que os animais ficam com as patas debaixo d'água.

As pesquisas com pele de tilápia se baseiam na utilização do material como bandagem. O método, estudado desde 2015 na UFC, é destaque em institutos de pesquisa e hospitais de diferentes partes do mundo.

Imagem: Médico segurando pele de tilápia
A pele do peixe já tem aplicações na veterinária, no tratamento de úlceras, em cirurgias de reconstrução vaginal e na redesignação sexual, entre outras (Foto: Viktor Braga/UFC)

Um primeiro lote das peles de tilápia foi enviado no último dia 3 de junho para o estado de Santa Catarina. De lá, o material seguiu para Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Outro lote, de 300 unidades, está sendo preparado para envio pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, onde as pesquisas são desenvolvidas.

O preparo do material é feito sob supervisão do Prof. Odorico Moraes, diretor do NPDM, e dos coordenadores de produção Felipe Rocha e Carlos Paier, com financiamento da Biotec/Fundação Foianesi. A coordenação geral das pesquisas com pele de tilápia é feita pelo cirurgião plástico Edmar Maciel Lima Jr., médico do Instituto Dr. José Frota.

A previsão é de que o novo lote de 300 peles estará pronto para envio ao Rio Grande do Sul em até 20 dias. O prazo inclui o processo de esterilização do material, que ocorre no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), em São Paulo, por meio de radioesterelização, permitindo maior conservação em temperatura ambiente e durabilidade de três anos para as peles.

Uma das vantagens do uso da pele de tilápia como curativo é que ela pode permanecer por mais tempo cobrindo a ferida, diminuindo a quantidade de trocas de curativos e auxiliando melhor na cicatrização.

“É muito gratificante, num momento como este, de tragédia, poder contribuir, enviando um produto que vai não apenas reduzir a troca de curativos, como também diminuir a dor dos animais, provocada pelas trocas constantes dos curativos convencionais”, diz Edmar Maciel.

Essa não é a primeira vez que a pesquisa contribui para missões desse tipo, tendo já sido utilizada no tratamento de vítimas de explosão no Porto de Beirute (Líbano) e de animais afetados por incêndios florestais na Califórnia (EUA), no Pantanal do Mato Grosso e em Uberaba (Minas Gerais).

PESQUISA – Com patente outorgada em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o processo de beneficiamento da pele da tilápia desenvolvido para aplicações médicas já é estudado na UFC desde 2015.

As abordagens de uso, que começaram com o tratamento de queimaduras, hoje são variadas: há empregos na veterinária, em cirurgia de córneas de cachorros, no tratamento de úlceras, em cirurgias de reconstrução vaginal e na redesignação sexual, em cirurgias de hérnia abdominal, na cardiologia, na nefrologia, na otorrinolaringologia, em endoscopias, entre outros.

Hoje, mais de 357 pesquisadores atuam nas pesquisas com pele de tilápia em 96 projetos. A técnica alcança nove países e nove estados brasileiros, com dezenas de publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais. O estudo também recebeu 25 premiações, incluindo o Prêmio Eurofarma de Inovação, e conta com projetos em cooperação com a NASA, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Instituto Butantan.

A pesquisa também é sucesso de mídia, sendo tema de mais de 850 matérias em mais de 60 países. Em seriados de televisão, a pele de tilápia também já foi destaque, surgindo como opção de tratamento em programas como Grey’s Anatomy, The Good Doctor, The Resident e One Piece.

Com informações do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ).

Fonte: Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ)/Secretária Renata Alves – fone: (85) 99638.3071

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.