Pular para o conteúdo principal

Arrecadação bate recorde e cresce 9,08% no primeiro semestre Secretário da Receita adiantou dados, que serão divulgados na quarta

  O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que a arrecadação no primeiro semestre superou as expectativas. Os números só serão divulgados na próxima quarta-feira (24), mas o secretário adiantou que a arrecadação federal cresceu 13,6% em valores nominais e 9,08% acima da inflação nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparar junho com o mesmo mês do ano anterior, as receitas subiram 15,72% em valores nominais e 11,02% acima da inflação. Segundo Barreirinhas, a elevação da  previsão de déficit primário para R$ 28,8 bilhões  decorreu principalmente do impacto da prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios. “A arrecadação vai bem, mas um pouco inferior ao necessário para cobrir as despesas por causa de algumas desonerações e de algumas frustrações. Neste [relatório] bimestral, pesa bastante a desoneração dos municípios, que ainda não estava no documento”, explicou B

Prefeito Sarto inaugura novo Terminal José de Alencar; equipamento começa a funcionar nesta quinta-feira (27/06) Quarto terminal inaugurado na gestão, o equipamento reunirá 31 linhas de ônibus, proporcionando mais comodidade e eficiência para os usuários do transporte público

  

sarto dentro do ônibus
De acordo com o prefeito, o novo terminal trará mais agilidade e acessibilidade para o Centro de Fortaleza, além de revitalizar o comércio na região (Fotos: Marcos Moura)

O prefeito José Sarto entregou, nesta quinta-feira (27/06), o novo Terminal José de Alencar, localizado no Centro da Cidade. Este é o quarto terminal inaugurado durante a gestão, ocupando o espaço onde antes ficava o antigo Beco da Poeira. O local atenderá cerca de 55 mil passageiros por dia com a oferta de 31 linhas de ônibus, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos pelo Centro, além de substituir o antigo terminal aberto da Praça da Estação.

De acordo com o prefeito, o novo terminal trará mais agilidade e acessibilidade para o Centro de Fortaleza, além de revitalizar o comércio na região. “Este é um terminal totalmente novo, para atender mais de 55 mil pessoas por dia. É um equipamento que vai beneficiar toda a população de Fortaleza. Além disso, comerciantes já falaram comigo que, com o terminal entregue, várias lojas vão ser aquecidas e reabrir. Antes, nós tínhamos um contingente de ônibus que ficavam espalhados pelo Centro, dificultando o trânsito. Agora, com o terminal, vamos evitar esses transtornos e trazer conforto à população com segurança e videomonitoramento”, relatou Sarto.

terminal josé de alencar
O equipamento possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de 2 mil metros quadrados de área

O equipamento possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de 2 mil metros quadrados de área, passarelas elevadas para pedestres, rampas e piso tátil para acessibilidade, sistema de drenagem e pavimentação em concreto de alta durabilidade. A escolha do material foi determinada pelo intenso tráfego de ônibus na região, assegurando resistência e durabilidade para a via.

O projeto também incluiu a instalação de banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório, paisagismo, mobiliário urbano e gradis entre as plataformas para garantir segurança e organizar o fluxo de pedestres.

Samuel Dias, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), comentou que o novo equipamento foi construído levando em consideração as demandas dos usuários do Centro e reafirmou que uma importante etapa do plano do governo foi concluída. “O prefeito Sarto se comprometeu a entregar quatro terminais e este é o quarto, comprindo com o plano de governo. Além disso, seguindo a demanda do Sarto, toda essa obra foi feita ouvindo a população, conversando com as pessoas que usam esses equipamentos todos os dias. Lembrando que mais de 90% de nossas obras são nos bairros mais pobres, essa não é uma obra da periferia, mas que atende a periferia de Fortaleza, que vem trabalhar e comprar aqui no Centro”.

Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Lojistas de Fortaleza (CDL), confirmou que esta era uma obra bastante aguardada e reforçou que ela beneficiará a economia da região. “Há mais de 20 anos aguardávamos uma intervenção dessa no Centro de Fortaleza. Esse Terminal, junto da Praça José de Alencar requalificada, dará vida ao Centro. É um conforto, um local bom e seguro, era tudo que nós lojistas precisávamos, pois as pessoas vão parar aqui no Centro e desfrutar com melhor qualidade as ruas comerciais”.

Amanda e Benjamin Azevedo
Amanda, com o filho Benjamin Azevedo, foi surpreendida pelo novo Terminal

Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sinalizou toda a área interna e do entorno do Terminal José de Alencar com a implantação de dois novos semáforos no cruzamento da Rua 24 de Maio x Rua Guilherme Rocha, e Rua 24 de Maio x Rua Liberato Barroso. O equipamento semafórico situado na Av. Tristão Gonçalves x Rua Liberato Barroso também foi reconfigurado com a inclusão de mais um estágio.

Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais ônibus e metrô, proporcionando maior conforto, comodidade e eficiência para os usuários do transporte público. O investimento total nas obras foi de R$ 13,4 milhões.

O aposentado Francisco das Chagas disse que o Terminal está bonito e espera que o poder público e a população colaborem na manutenção do equipamento. “Olha, tá bonito o que fizeram aqui. Deu uma segurança para a gente e tá bem melhor do que as paradas espalhadas pela praça. É o primeiro dia, né? Espero que continue assim, tem que zelar e cuidar, espero que fique bonito nos outros dias”.

Já Amanda Azevedo foi surpreendida pelo Terminal. Ela foi levar o filho Benjamin para consultas médicas e conheceu o novo equipamento. “Olha, eu ando muito aqui no Centro e gostei. É mais organizado e também conheci agora, espero que se mantenha bonito”.

Operação

O Terminal José de Alencar reunirá 31 linhas de ônibus, distribuídas entre as três plataformas existentes, e beneficiará em torno de 55 mil passageiros. O novo equipamento vai interligar as linhas que passam pelo Centro a outros terminais de Fortaleza e aquelas oriundas de diversos bairros, como Antônio Bezerra, Parangaba, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna e Bom Jardim, facilitando o deslocamento do usuário.

Clique para abrir o mapa com as linhas e os novos pontos de paradas

A previsão é de que sejam realizadas em torno de 1.060 viagens por dia, com um total de 133 veículos/dia.

Para tanto, nove pontos de parada localizados no Centro migrarão o embarque e desembarque para o novo terminal. Os pontos de parada desativados são localizados nas ruas Castro e Silva, Pedro I e General Sampaio e na Av. Tristão Gonçalves.

Também foi necessária a alteração no tráfego da região. Diante da nova configuração viária, a AMC implantou sentido único de circulação na Rua Guilherme Rocha no trecho compreendido entre a Rua 24 de Maio e a Rua Gal Sampaio. Já a Rua Liberato Barroso teve seu sentido invertido entre a Rua 24 de Maio e a Av. Tristão Gonçalves, passando a concentrar o fluxo veicular no sentido leste-oeste.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.