Pular para o conteúdo principal

Construção do Fórum de Nova Olinda será iniciada nesta quinta-feira, dia 25 de julho

  Dando continuidade ao cronograma do Plano de Obras, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inicia, nesta quinta-feira (25/07), a construção do novo Fórum da Comarca de Nova Olinda, na Região do Cariri. Por conta das intervenções, os atendimentos ao público acontecerão de forma exclusivamente remota a partir desta terça-feira (23/07) até o dia 06 de agosto, período em que o Setor de Patrimônio fará o traslado de móveis, equipamentos e bens para o Fórum de Santana do Cariri, onde a população poderá ser atendida, presencialmente, a partir do dia 07 do próximo mês. O novo prédio deverá ser entregue à população de Nova Olinda em junho do ano que vem e conta com investimento de R$2.238.370,00. Enquanto os trabalhos estiverem em andamento, as audiências deverão acontecer preferencialmente de maneira remota, exceto atos específicos que precisem ser realizados presencialmente. Sessões do Tribunal do Júri acontecerão na Comarca de Santana do Cariri ou em outro local informado com antecedência à

Prefeitura amplia cargos de comando na Guarda Municipal com criação de novas vagas para inspetor e subinspetor Matéria garante ainda benefícios para servidores de carreira que atingiram a posição hierárquica mais alta na instituição

  

plenário da câma municipal
O projeto de lei foi aprovado nesta quinta-feira (27/06) pela Câmara Municipal (Foto: Mateus Dantas / Divulgação Câmara Municipal)

A Prefeitura criará 205 cargos de inspetor e 62 de subinspetor para a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A medida é garantida pelo projeto de lei complementar 29/2024, de autoria do prefeito José Sarto, aprovado, nesta quinta-feira (27/06), pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Os cargos passam a integrar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria. A matéria prevê ainda outros benefícios para a carreira de segurança pública da Capital, estimulando o crescimento profissional do servidor.

A criação dos cargos possibilitará a promoção de servidores, que cumprem os requisitos legais, do cargo de Guarda Municipal para cargos de subinspetores e inspetores o que representa uma ascensão na carreira para mudança de classe, que significa para o servidor um crescimento profissional, com mais servidores promovidos para cargos hierárquicos aumenta o número daqueles que podem assumir posições de comando, fortalecendo o trabalho da instituição.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.608 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.747 guardas municipais, 654 subinspetores e 207 inspetores. Esses números são contabilizados após o concurso público para o cargo de guarda municipal, realizado pela Prefeitura em 2023 e que já empossou 474 das mil vagas ofertadas.

Fortalecimento da categoria

A Prefeitura de Fortaleza tem realizado diversos investimentos para fortalecer a atuação da Guarda Municipal, como a aquisição e entrega de novos fardamentos, coletes balísticos e equipamentos de controle de distúrbios civis, além da capacitação e reciclagem de cerca de 5.847 servidores, por meio da Academia de Segurança Cidadã da Sesec (Amsec) desde 2021.

Além disso, a gestão municipal entregou, em maio de 2024, a nova sede para o Grupamento de Operações Especiais (GOE), no bairro Gentilândia. O equipamento garante mais espaço e estrutura adequada para o funcionamento das áreas administrativas da inspetoria. A sede proporciona à corporação um espaço mais amplo e apropriado, gerando mais autonomia para os trabalhos de investigação, além de facilitar a realização das atividades operacionais.

A Prefeitura também realizou concurso público com mil vagas para a GMF, em fevereiro de 2023. A banca foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). 474 novos guardas municipais aprovados no concurso público já foram empossados pela Gestão.

Outra demonstração da relevância do papel da Guarda Municipal de Fortaleza para a capital foi a criação do Grupamento Especializado Maria da Penha (GEM) em 2022 e que recebeu, em março de 2023, seis viaturas especiais que se destinam a um atendimento mais célere e eficaz às mulheres vítimas de violência doméstica. Também se destacam a revitalização da Inspetoria de Ciclopatrulamento (Iciclo), com 50 bicicletas, e a criação da Central de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM), que tem acesso a mais de sete mil câmeras entre patrimoniais e urbanas, viodeomonitaradas 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Prefeitura adquiriu 14 novas viaturas estilo pick-ups, em junho de 2024, entregues ao Grupo de Operações Especiais (GOE), à Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), à Inspetoria de Ciclopatrulhamento (Iciclo), ao Grupo Tático Motorizado (GTAM), à Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) e à Coordenadoria de Inspetorias Cidadãs (Coinsp). O processo de ampliação e renovação da frota faz parte dos investimentos da gestão na Guarda Municipal e tem como objetivo de atender inspetorias que têm a necessidade de veículos com essa tipologia.

Ao longo da gestão a Prefeitura entregou, cinco Células de Proteção Comunitária, quatro postos da ISA, três motos aquáticas (jet-skis), um quadriciclo, uma picape para ISA, além de binóculos, flutuadores e pranchas. Também houve a promoção de 235 servidores da Guarda Municipal, sendo 205 ao cargo de subinspetor e 30 ao cargo de inspetor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.