Pular para o conteúdo principal

Camp. Brasileiro: Ceará cria mais oportunidades, mas fica no empate sem gols com o Sport

  Próximo adversário será a Ponte Preta, fora de casa Link para compartilhamento:    Copiar Foto: Stephan Eilert/Ceará SC Jogando na Arena Castelão, o Ceará recebeu o Sport, em mais uma partida do Campeonato Brasileiro Série B. O Vozão teve mais chances, mas parou em um adversário bem postado defensivamente e ficou em um empate sem gols. O primeiro tempo foi de um Ceará com mais posse de bola, mas enfrentando um time bem postado defensivamente. Tentando quebrar as linhas defensivas rivais, o Alvinegro apostava nas jogadas pelos lados do campo. As melhores oportunidades saíram já depois dos 30 minutos. Matheus Bahia e Aylon finalizaram prensado e pararam no goleiro do Sport. Saulo ainda arriscou de fora da área nos acréscimos, mas não chegou ao gol e viu a partida ir para o intervalo empatada em 0x0. Na segunda etapa, o Ceará seguiu mais presente no ataque e teve as duas melhores chances da partida ainda no primeiro minuto. Primeiro, Saulo finalizou rasteiro e parou em Caíque França. Na

Prefeitura de Fortaleza entrega 50 bikes elétricas como parte da modernização do Bicicletar

 

Prefeitura de Fortaleza entrega 50 bikes elétricas como parte da modernização do Bicicletar

Além das chamadas e-bikes, programa recebe ainda 105 novas estações até o fim do ano, contemplando todas as 12 regionais de Fortaleza


homem andando de bicicleta
Os equipamentos possuem autonomia para percorrer até 50 km e oferecem mais conforto e praticidade aos usuários, ampliando as possibilidades de uso diário (Foto: Yuri Allen)

No Dia Mundial da Bicicleta, celebrado nesta segunda-feira (3/06), a Prefeitura de Fortaleza entrega as primeiras 50 bikes elétricas do Bicicletar, um dos sistemas de bicicletas compartilhadas mais utilizados do Brasil. A medida faz parte do Pedala Mais, que incentiva o uso do modal na Capital, e realiza o maior processo de modernização do projeto desde que foi criado, há 10 anos, além de sua expansão para todas as 12 regionais de Fortaleza. O objetivo é ampliar o alcance e acessibilidade da iniciativa, com a inclusão de 105 novas estações e substituição de todos os equipamentos e componentes, incluindo as bikes, até o fim deste ano.

As chamadas e-bikes entram em operação gradativamente. As primeiras 50 unidades entregues são distribuídas nas estações existentes e vão rodar a Capital de acordo com a utilização dos usuários, podendo estar disponíveis em qualquer estação. Outros 50 modelos estão previstos para serem incorporados ao programa nos próximos dois meses, totalizando 100 bicicletas elétricas até o início do ano.

Os equipamentos possuem autonomia para percorrer até 50 km e oferecem mais conforto e praticidade aos usuários, ampliando as possibilidades de uso diário. Equipada com pedal assistido, a e-bike é impulsionada a partir da pedalada do ciclista, que ativa o motor elétrico.

Assim, mesmo sem acelerador, o modelo possibilita diminuir o esforço da pedalada, tornando-o ideal para trajetos mais longos, em diferentes relevos ou para quem prefere uma viagem mais tranquila. As e-bikes ainda atendem à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o limite de velocidade destes veículos para 25 km/h.

“A entrega das e-bikes, junto à expansão do sistema Bicicletar, representa um grande avanço na mobilidade urbana de Fortaleza por meio da nossa política de ciclomobilidade, que é o Pedala Mais. Estamos investindo em um transporte sustentável e acessível, que atende às necessidades da nossa população e contribui para a melhoria da qualidade no deslocamento sobre duas rodas não-motorizado", destacou Antônio Ferreira Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Como utilizar uma e-bike

Para utilizar o sistema do Bicicletar e as bicicletas elétricas é necessário adquirir os passes disponíveis pelo programa. Caso o usuário tenha Bilhete Único, o passe é gratuito para viagens com duração de até 60 minutos, de segunda a sábado, ou de até 90 minutos, aos domingos e feriados, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas. Fora do intervalo, as bicicletas elétricas não terão nenhum custo adicional para os usuários, com as mesmas tarifas dos passes disponíveis tanto para as bikes convencionais como para as elétricas.

Para retirar as e-bikes, os usuários poderão acessar o aplicativo do Bicicletar, disponível gratuitamente para Android e iOS. No app, os modelos estão indicados na tela para que o usuário possa escolher qual deseja ou reservá-lo para fazer a retirada depois. Ao confirmar a operação na tela do aplicativo, a luz verde da estação será ativada e a bicicleta poderá ser retirada. O sistema de travamento é o mesmo das bicicletas convencionais.

Também é possível utilizar os novos modelos por meio do Bilhete Único, aproximando o cartão no leitor do totem da estação. Neste caso, o visor indicará a posição liberada e, em seguida, o usuário deverá aproximar novamente o cartão para confirmar a operação. Por último, uma luz verde acenderá na estação para retirada da e-bike.

As bicicletas elétricas serão recarregadas pela empresa Serttel, que mantém o sistema. Todos os modelos possuem dispositivos de GPS e a empresa terá informações de localização e status da bateria em tempo real. Quando a carga estiver inferior a 30%, a empresa deverá fazer o recolhimento da bike elétrica para carregá-la e, após a conclusão da recarga, será devolvida para uso. Quando estiver descarregada, a e-bike funciona como uma bicicleta convencional, não sendo impulsionada pelo motor elétrico.

Modernização do Bicicletar

Com o Pedala Mais, o Bicicletar está passando pelo maior processo de modernização desde que foi criado, em 2014. Até o momento, 59 estações e seus componentes – incluindo as bicicletas - foram substituídos por novos equipamentos, garantindo maior conforto aos usuários. Além disso, 21 novas estações foram instaladas em áreas anteriormente não contempladas pelo sistema.

Até o fim do ano, serão 105 estações em novos locais ainda não contemplados com o programa, totalizando 300 desses equipamentos modernizados com bikes elétricas e dispositivos antifurtos.

A expansão do programa para todas as 12 regionais da Capital reflete o compromisso da administração municipal em promover uma cidade mais conectada, sustentável e saudável. Os próximos meses serão marcados pela continuidade das obras de instalação e substituição de estações, com o objetivo de finalizar a reestruturação e oferecer um serviço ainda melhor para todos os fortalezenses.

“A inclusão de novas estações em todas as regionais de Fortaleza visa democratizar o acesso ao sistema de bicicletas compartilhadas, incentivando o uso de meios de transporte alternativos e sustentáveis. Com a renovação das estações e a incorporação das bicicletas elétricas, o Bicicletar se consolida como uma ferramenta essencial para a mobilidade urbana, proporcionando mais opções de deslocamento para os cidadãos”, destaca Isabela Castro, coordenadora de Mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Com mais de 400 mil usuários registrados, o sistema já realizou mais de 6,5 milhões de viagens e impediu a emissão de mais de 2.650 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Atualmente, os ciclistas contam com 442,7 km de malha cicloviária na cidade, sendo 134,4 km de ciclovias, 291 km de ciclofaixas, 13,4 km de ciclorrotas e 3,9 km de passeio compartilhado. Até o final do ano a expectativa é alcançar os 500 km.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.