Técnico do Time do Povo também explicou as alterações promovidas para o duelo Link para compartilhamento: Copiar Foto: Gabriel Silva/CearaSC Mesmo lutando até o último minuto, o Ceará empatou com Iguatu por 1 a 1 neste sábado, 17, pela 4ª rodada do Campeonato Cearense no Estádio Presidente Vargas. Com o resultado, o Vovô avançou para a 2ª fase do Estadual. Após a partida, o técnico Mozart concedeu entrevista coletiva para a imprensa presente no Presidente Vargas. Questionado sobre o resultado do jogo, o comandante foi enfático ao falar de um processo de evolução neste início de temporada. Para Mozart, ainda, não faltou empenho dos seus comandados. “Fico satisfeito pelas chances que criamos mesmo contra 10 jogadores em um bloco bem baixo praticamente nos últimos 25 m do campo mesmo assim conseguimos criar bastantes situações. Infelizmente não vencemos, é óbvio que o empate fica um sentimento amargo. Mas é natural que algumas situações aconteçam nesse início, mas enfim...
Aprovados no concurso público realizado pela Secretaria em 2018, profissionais ampliam o quadro funcional e contribuem com as ações diárias da pasta
Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) realizou a posse de novos servidores. Os trabalhadores e as trabalhadoras atuarão em diferentes áreas e ocuparão os cargos de Analista de Cultura (Especialidades: geral, artes cênicas/teatro, artes plásticas/visuais), Analista de Patrimônio (Especialidades: arquitetura), Bibliotecário, Historiador e Sociólogo.
A cerimônia da assinatura do termo de posse aconteceu no auditório da Kuya Centro de Design do Ceará, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior. O grupo formado por nove profissionais integra a lista de aprovados no concurso público realizado pela Secretaria em 2018.
O ato contou com as participações da secretária de Cultura, Gecíola Fonseca; o secretário Executivo da Cultura, Rafael Felismino; a coordenadora Administrativo-Financeira da Secult, Débora Magalhães; o representante da Associação dos Servidores da Secult, Ricardo Bruno Martins e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público.
Familiares e futuros colegas de Secult Ceará prestigiaram este importante momento, que contou com apresentação musical do Coral Secult Bece. A chegada dos novos servidores demarca uma conquista ao desenvolvimento das políticas públicas culturais. Configura um avanço no fortalecimento institucional e na estratégia das próximas ações da pasta.
Cultura fortalecida
Em 2018, a Secult Ceará realizou concurso com 102 vagas das mais variadas especialidades no campo da cultura. Sendo assim, em 2020, 81 novos servidores ingressaram no quadro da pasta. Agora, dos 18 candidatos nomeados via Diário Oficial do Estado, no último dia 14 de maio, nove foram empossados. Os outros nove nomeados não compareceram para assumir os respectivos cargos.
Para os novos servidores, a assinatura do termo de posse é sinônimo de uma realização única. É também a oportunidade para desenvolver e avançar na sociedade as inúmeras políticas públicas realizadas pela Secult Ceará.
“Individualmente é uma realização. Entrar na Secretaria da Cultura por meio do primeiro concurso realizado em sua história. Um concurso que também é um marco para o Brasil todo”, descreve a historiadora Paula Virgínia Pinheiro Batista.
“A sociedade ganha porque estamos construindo uma política cultural para o Brasil inteiro, não só para o Ceará. Estamos pensando um pouco nessa cultura e como ela pode se transformar em uma política cultural eficaz e pública realmente. Que a cultura chegue em todos os agentes, em todos os territórios, no Ceará todo. Entendo que novos servidores permitem que possamos chegar nesses outros espaços”, completa Paula.
Assumindo o cargo de sociólogo, David Albuquerque de Menezes relata que este compromisso o aproxima ainda mais do setor cultural. A expectativa é positiva diante dos muitos avanços que a área vem conquistando. “Vimos nos últimos anos que a cultura cresceu muito em termos de infraestrutura, equipamento e profissional. Então, quando vemos essas condições melhorando também, ficamos com mais vontade”, detalha.
Para o sociólogo, que já atuou como professor e pesquisador, trata-se de uma satisfação poder atuar e colaborar com o fazer cultural dos cearenses. “Sei que tem pessoas aqui que são referência estadual, regional e nacional. Quero muito aprender com elas, pois estou chegando com vontade de fazer e vontade de aprender muito. Conhecer esses profissionais. Estou com uma ótima expectativa, com muita energia para poder colaborar e somar aqui”, completa David Albuquerque de Menezes.
O depoimento do novo profissional é acompanhado atentamente por quem entende dessa construção coletiva. Trata-se de seu pai, o servidor público estadual Otávio Menezes. Desde 1979, ele trabalha na Secult Ceará. Já foi coordenador de patrimônio, passou pelo Museu da Imagem e do Som e hoje atua no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).
A alegria de Otávio é dupla nesse momento. Além de Davi, a filha, Lara Albuquerque de Menezes, também tomou posse e assume o cargo de Analista de Cultura (Especialidade artes plásticas/visuais). “Estão agora num espaço que conheço e sei que vão gostar desse ambiente. São pessoas honradas na Secult Ceará e conheço grande parte dos servidores, das gestões de 1979 para cá. São pessoas que possuem trato com a cultura. Eles estão engajados e acho que dará muito certo. A cultura transforma em todos os níveis”, assevera Otávio Menezes.
Momento singular
Durante a cerimônia de posse, que também simbolizou as boas-vindas para os novos servidores da Secult Ceará, a Secretária de Cultura, Gecíola Fonseca, contextualizou o cenário efervescente das políticas públicas em cultura ao nível local e nacional. “Estamos vivendo a história. Pegar essa missão agora, nesse momento, é um desafio muito grande. Para além de um trabalho, é nosso propósito. É o que acreditamos, queremos ver dar certo. Estamos num momento histórico e único”, situou.
Gecíola destacou o crescimento institucional da Secretaria, como a recente inauguração da nova sede, ampliação orçamentária, ação em rede dos 27 equipamentos espalhados pelo Ceará, o trabalho de fortalecimento dos sistemas municipais e a consequente construção do Sistema Nacional de Cultura. “Vocês entram num momento importantíssimo da Secretaria. É muito valiosa a presença de vocês para vir somar forças na construção deste sistema”, avaliou a Secretária de Cultura.
Para o secretário Executivo da Cultura, Rafael Felismino, a chegada destes trabalhadores é muito aguardada pela gestão. “Lidamos com o direito à cultura, fomento cultural, uma rede com 27 equipamentos. Lidamos também, muitas vezes, com demandas de ordem humanitária. E nós, por meio do nosso serviço, podemos exercer papel fundamental para essa mudança”, contextualizou Rafael Felismino.
“O serviço público nos dá uma noção de que o desenvolvimento humano e econômico de uma sociedade, de uma região ou território é um dever moral dessa sociedade”, finaliza o Secretário Executivo da Cultura.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.