Pular para o conteúdo principal

FCF abre inquérito para investigar suposta manipulação em partida do Campeonato Cearense Série C

  Na tarde desta quinta-feira, 18, o jurídico da Federação Cearense de Futebol na pessoa do Dr. Eugênio Vasques e o Dr. Leandro Vasques, ingressou com um requerimento no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará bem como no Núcleo de Investigação Criminal, o NUINC, do Ministério Público, solicitando a abertura de instalação de inquérito e o afastamento cautelar do atleta no suposto caso de manipulação de resultados em partida do Campeonato Cearense Série C. Sob o aguardo do relatório da empresa Sportradar, responsável por analisar dados esportivos para casas de apostas, informamos que iremos adotar as medidas necessárias no âmbito da justiça desportiva, bem como também comunicar o fato ao Núcleo de Investigação Criminal, o NUINC, do Ministério Público, para que também analise a situação a nível criminal. Portanto, pedimos a extensão da eventual decisão adotada pelo Tribunal de Justiça Desportiva, a nível do estado do Ceará, e também que fosse encaminhada ao STJD e ao Tribunal

Secult Ceará avança no fortalecimento institucional e realiza a posse de novos servidores

 Aprovados no concurso público realizado pela Secretaria em 2018, profissionais ampliam o quadro funcional e contribuem com as ações diárias da pasta


Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) realizou a posse de novos servidores. Os trabalhadores e as trabalhadoras atuarão em diferentes áreas e ocuparão os cargos de Analista de Cultura (Especialidades: geral, artes cênicas/teatro, artes plásticas/visuais), Analista de Patrimônio (Especialidades: arquitetura), Bibliotecário, Historiador e Sociólogo.

A cerimônia da assinatura do termo de posse aconteceu no auditório da Kuya Centro de Design do Ceará, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior. O grupo formado por nove profissionais integra a lista de aprovados no concurso público realizado pela Secretaria em 2018.

O ato contou com as participações da secretária de Cultura, Gecíola Fonseca; o secretário Executivo da Cultura, Rafael Felismino; a coordenadora Administrativo-Financeira da Secult, Débora Magalhães; o representante da Associação dos Servidores da Secult, Ricardo Bruno Martins e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público.

Familiares e futuros colegas de Secult Ceará prestigiaram este importante momento, que contou com apresentação musical do Coral Secult Bece. A chegada dos novos servidores demarca uma conquista ao desenvolvimento das políticas públicas culturais. Configura um avanço no fortalecimento institucional e na estratégia das próximas ações da pasta.

Cultura fortalecida

Em 2018, a Secult Ceará realizou concurso com 102 vagas das mais variadas especialidades no campo da cultura. Sendo assim, em 2020, 81 novos servidores ingressaram no quadro da pasta. Agora, dos 18 candidatos nomeados via Diário Oficial do Estado, no último dia 14 de maio, nove foram empossados. Os outros nove nomeados não compareceram para assumir os respectivos cargos.

Para os novos servidores, a assinatura do termo de posse é sinônimo de uma realização única. É também a oportunidade para desenvolver e avançar na sociedade as inúmeras políticas públicas realizadas pela Secult Ceará.

“Individualmente é uma realização. Entrar na Secretaria da Cultura por meio do primeiro concurso realizado em sua história. Um concurso que também é um marco para o Brasil todo”, descreve a historiadora Paula Virgínia Pinheiro Batista.

“A sociedade ganha porque estamos construindo uma política cultural para o Brasil inteiro, não só para o Ceará. Estamos pensando um pouco nessa cultura e como ela pode se transformar em uma política cultural eficaz e pública realmente. Que a cultura chegue em todos os agentes, em todos os territórios, no Ceará todo. Entendo que novos servidores permitem que possamos chegar nesses outros espaços”, completa Paula.

Assumindo o cargo de sociólogo, David Albuquerque de Menezes relata que este compromisso o aproxima ainda mais do setor cultural. A expectativa é positiva diante dos muitos avanços que a área vem conquistando. “Vimos nos últimos anos que a cultura cresceu muito em termos de infraestrutura, equipamento e profissional. Então, quando vemos essas condições melhorando também, ficamos com mais vontade”, detalha.

Para o sociólogo, que já atuou como professor e pesquisador, trata-se de uma satisfação poder atuar e colaborar com o fazer cultural dos cearenses. “Sei que tem pessoas aqui que são referência estadual, regional e nacional. Quero muito aprender com elas, pois estou chegando com vontade de fazer e vontade de aprender muito. Conhecer esses profissionais. Estou com uma ótima expectativa, com muita energia para poder colaborar e somar aqui”, completa David Albuquerque de Menezes.

O depoimento do novo profissional é acompanhado atentamente por quem entende dessa construção coletiva. Trata-se de seu pai, o servidor público estadual Otávio Menezes. Desde 1979, ele trabalha na Secult Ceará. Já foi coordenador de patrimônio, passou pelo Museu da Imagem e do Som e hoje atua no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).

A alegria de Otávio é dupla nesse momento. Além de Davi, a filha, Lara Albuquerque de Menezes, também tomou posse e assume o cargo de Analista de Cultura (Especialidade artes plásticas/visuais). “Estão agora num espaço que conheço e sei que vão gostar desse ambiente. São pessoas honradas na Secult Ceará e conheço grande parte dos servidores, das gestões de 1979 para cá. São pessoas que possuem trato com a cultura. Eles estão engajados e acho que dará muito certo. A cultura transforma em todos os níveis”, assevera Otávio Menezes.

Momento singular

Durante a cerimônia de posse, que também simbolizou as boas-vindas para os novos servidores da Secult Ceará, a Secretária de Cultura, Gecíola Fonseca, contextualizou o cenário efervescente das políticas públicas em cultura ao nível local e nacional. “Estamos vivendo a história. Pegar essa missão agora, nesse momento, é um desafio muito grande. Para além de um trabalho, é nosso propósito. É o que acreditamos, queremos ver dar certo. Estamos num momento histórico e único”, situou.
                                              
Gecíola destacou o crescimento institucional da Secretaria, como a recente inauguração da nova sede, ampliação orçamentária, ação em rede dos 27 equipamentos espalhados pelo Ceará, o trabalho de fortalecimento dos sistemas municipais e a consequente construção do Sistema Nacional de Cultura. “Vocês entram num momento importantíssimo da Secretaria. É muito valiosa a presença de vocês para vir somar forças na construção deste sistema”, avaliou a Secretária de Cultura.

Para o secretário Executivo da Cultura, Rafael Felismino, a chegada destes trabalhadores é muito aguardada pela gestão. “Lidamos com o direito à cultura, fomento cultural, uma rede com 27 equipamentos. Lidamos também, muitas vezes, com demandas de ordem humanitária. E nós, por meio do nosso serviço, podemos exercer papel fundamental para essa mudança”, contextualizou Rafael Felismino.

“O serviço público nos dá uma noção de que o desenvolvimento humano e econômico de uma sociedade, de uma região ou território é um dever moral dessa sociedade”, finaliza o Secretário Executivo da Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.