Pular para o conteúdo principal

Forças de Segurança capturam 220 pessoas e apreendem 33 armas de fogo durante Operação Integração Saturação Total no Ceará

  As ações das Forças de Segurança do Ceará resultaram na captura de 220 pessoas por envolvimento em crimes de diversas naturezas, além da apreensão de 33 armas de fogo e de 16,3 kg de entorpecentes. O número é referente às ações da Operação Integração Saturação Total, realizadas no período das 18h da sexta-feira (14) até às 6h da manhã desta segunda-feira (17), em todas as regiões do estado. A operação teve como objetivo fortalecer o combate às mortes violentas e crimes contra o patrimônio em todo o Ceará. Das 220 pessoas capturadas, 177 foram por prisões em flagrante e 43 por cumprimentos de mandados. Os alvos foram localizados e conduzidos para unidades da PCCE, onde foram efetivados os cumprimentos das ordens judiciais. Os indivíduos capturados no Ceará durante o final de semana são suspeitos de praticarem diversos atos criminosos, tais como homicídio doloso, feminicídio, estupro de vulnerável, tráfico de drogas, roubo e organização criminosa. Prisões em flagrante Referente às ...

MP do Ceará cobra soluções para combater poluição do Riacho Maceió e tornar praia do Meireles própria para o banho em Fortaleza

 

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 135ª Promotoria de Justiça da Defesa do Meio Ambiente, debateu, nesta sexta-feira (05/07), possíveis soluções para o despejo irregular de esgoto e outros resíduos no leito do Riacho Maceió, localizado na avenida Beira-Mar, em Fortaleza. A denúncia foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que constatou várias tubulações despejando dejetos dentro do riacho, o que afeta a balneabilidade da orla, especialmente da praia do Meireles. O encontro aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.

“É uma lástima a situação do Riacho Maceió. O que vemos lá é lixo, sacos plásticos e garrafas pet espalhados no leito, além da existência de moradias irregulares e até de um lava jato ao longo do leito. E isso não é novidade. Precisamos identificar os infratores e poluidores do Riacho Maceió e saber o que cada órgão, dentro da sua atribuição, pode fazer de forma satisfatória para corrigir isso que está acontecendo. Os órgãos oficiados devem contribuir com suas obrigações legais”, reforçou a promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, que conduziu a audiência. Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Fortaleza, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Instituto de Ciências do Mar (Labomar), além das construtoras Colmeia S/A e Nordeste Empreendimentos e Participações S/A (NORPAR).

A equipe do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentou um estudo, feito em 2022, na foz do riacho, que aponta que a poluição do manancial é levada pelas correntes marítimas, tornando a praia do Meireles imprópria para o banho. “Nós encontramos uma presença, uma abundância dessas bactérias do grupo Enterococcus muito maior do que aquilo que está previsto como limite máximo aceitável para considerar uma água balneável, ou seja, uma água que pode ser usada para atividade de contato primário, como natação, atividade de lazer”, frisou a professora Oscarina Viana. O estudo citou ainda a notícia de uma mancha escura no mar da Praia do Mucuripe divulgada em fevereiro de 2024, provocada pelo lixo descartado no leito do Riacho Maceió, que deságua no local.

Ao final da audiência, ficou definido que a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), junto com a Cagece e a Ambiental Ceará, irá fiscalizar toda a extensão do Riacho Maceió, identificando os empreendimentos irregulares e os que não estão interligados ao esgotamento sanitário. A Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), responsável pela limpeza do manancial, deverá encaminhar os relatórios das ações realizadas no local nos últimos 4 anos. Já as construtoras Norpar e Colmeia deverão comprovar as solicitações feitas para a execução do serviço. O MP também cobra as providências que estão sendo adotadas pelos órgãos responsáveis em relação às ligações clandestinas de esgoto e imóveis não interligados à rede de esgoto, além das medidas de educação ambiental e as ações adotadas quando constatado crime ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.