Pular para o conteúdo principal

Pacheco diz que Senado não vai acelerar tramitação da PEC da Anistia Proposta aprovada na Câmara isenta multas de partidos políticos

  O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta sexta-feira (12), na capital paulista, que não irá acelerar na Casa o processo de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 9 de 2023, conhecida como   PEC da Anistia , aprovada ontem (11) na Câmara dos Deputados. “Não há de minha parte nenhum tipo de compromisso de ir imediatamente ao plenário do Senado, com qualquer tipo de açodamento [pressa], em relação a essa matéria. Inclusive, cuidarei de poder adotar em relação a essa proposta de emenda da Constituição o que o regimento determina, que é o encaminhamento à comissão própria, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, para a sua avaliação”, disse em sabatina na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, em dois turnos de votação, a PEC que permite o refinanciamento de dívidas tributárias de partidos políticos e de suas fundações, dos últimos cinco anos, com isenção total de multas e juros ac

Pesquisadores da UFC emplacam artigos nas revistas "Nature" e "Science", com pesquisas sobre o grafeno e a extinção de tubarões e raias

 Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará tiveram artigos publicados nas revistas Nature e Science, dois dos periódicos científicos mais relevantes do mundo, com pesquisas nas áreas de Física e Biodiversidade, esta última sendo prestigiada como pesquisa de capa.

Imagem: À esquerda, Prof. Raimundo; à direita, Profa. Patricia
O Prof. Raimundo assina como co-autor artigo publicado na "Nature"; já a Profª Patricia Charvet assina artigo publicado na capa da "Science" (Imagem: Reprodução)

O primeiro artigo, intitulado “Control of proton transport and hydrogenation in double-gated graphene” (“Controle de transporte de prótons em grafeno de porta dupla”, em tradução livre), foi publicado na edição 630, de junho, da revista Nature.

Assinado pelos professores Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física da UFC e atual presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e François Peeters, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, o estudo apresenta um avanço significativo no uso do grafeno para criar dispositivos que combinam funções de memória e lógica em um único componente.

Segundo o Prof. Raimundo, "o grafeno se comporta de maneira similar a um metal, onde os elétrons se movem livremente. No entanto, um campo elétrico pode permitir que prótons permeiem a folha de grafeno, transformando-o em uma espécie de peneira". Esse mecanismo permite alternar entre estados condutores e isolantes, tornando o grafeno útil para o desenvolvimento de transistores.

A pesquisa demonstrou que, ao ajustar as voltagens dos eletrodos, é possível controlar independentemente as correntes de prótons e elétrons no dispositivo, possibilitando operações lógicas sem afetar os estados de memória eletrônicos predefinidos.

"Ter um artigo da UFC publicado na Nature é de grande importância, pois destaca os pesquisadores e a instituição no cenário científico global, proporcionando reconhecimento internacional", diz o Prof. Raimundo.

O artigo completo está disponível para leitura aqui.

BIODIVERSIDADE – O segundo artigo, intitulado "Fishing for oil and meat drives irreversible defaunation of deepwater sharks and rays" (“Pesca de petróleo e carne provoca a defaunação irreversível de tubarões e raias de águas profundas”, em tradução livre), foi publicado como capa da edição de 8 de março de 2024 da revista Science.

A pesquisa, que contou com a colaboração de 37 pesquisadores de diversas instituições, incluindo a professora Patricia Charvet, pesquisadora visitante sênior FUNCAP do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis) da UFC, revelou um aumento do risco de extinção de tubarões e raias de águas profundas devido à sobrepesca.

Os tubarões e raias de águas profundas, que vivem em profundidades superiores a 200 metros, são especialmente vulneráveis à sobrexploração devido a sua longa vida e baixas taxas de reprodução. A análise mostrou que um em cada sete desses animais está ameaçado de extinção, de acordo com os critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O estudo foi realizado no âmbito do Global Shark Trends Project (GSTP) e destacou que a maior ameaça a esses animais é a captura incidental em pescarias que visam espécies comercialmente importantes.

O artigo pode ser lido aqui.

Fonte: Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física da UFC – e-mail: rai@fisica.ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.