Pular para o conteúdo principal

PF realiza operação contra contrabando de fósseis no Ceará Mandados são cumpridos em Juazeiro do Norte e em Nova Olinda

  ublicado em   05/03/2026 12h32 Atualizado em   05/03/2026 12h49 Juazeiro do Norte/CE.  A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5/3), a Operação Raptor Legacy, voltada à repressão do contrabando internacional de fósseis e de outras atividades ilícitas relacionadas à extração e à comercialização irregular de material pertencente à União. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Nova Olinda/CE e um em Juazeiro do Norte/CE. As medidas cautelares têm como objetivo a coleta de elementos de prova relacionados ao comércio irregular de fósseis provenientes da Bacia do Araripe, área reconhecida por seu relevante patrimônio paleontológico. As investigações tiveram início após a identificação de endereços eletrônicos em que eram ofertados fósseis com indícios de origem na região. No decorrer da apuração, foram identificados indivíduos suspeitos de envolvimento direto no contrabando desses materiais. Durante as buscas, fo...

Projeto do MP do Ceará que busca universalizar acesso à rede de esgoto será lançado em Maranguape e Itarema esta semana

 Com o objetivo de reforçar a importância da universalização do acesso à rede de esgotamento sanitário para a qualidade de vida da população cearense, o Ministério Público do Estado do Ceará lança, esta semana, o Projeto Esgotamento Legal. Os eventos de lançamento ocorrerão na quarta-feira (03/07), em Maranguape, e quinta-feira (04/07), em Itarema. A iniciativa é uma parceria do MP com a Ambiental Ceará, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Agência Reguladora do Estado (ARCE).

Os dois municípios foram escolhidos pelo MP do Ceará com base em critérios técnicos e logísticos, juntamente com as cidades de Aracati, Horizonte, Limoeiro do Norte e Marco. O projeto busca implementar o esgotamento sanitário a partir do cumprimento de metas parciais e totais de universalização e da redução do número de ligações ociosas, ou seja, daquelas em que a moradia não está conectada à rede de esgoto, apesar da disponibilidade da infraestrutura.

Conforme o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caomace) do MP do Ceará, a iniciativa foi pensada diante do atual déficit no serviço de esgotamento sanitário no Estado do Ceará, o que gera prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. Em 2022, somente nos municípios operados pela Cagece no Ceará, mais de 250 mil ligações ao esgotamento sanitário estavam pendentes. “Estima-se que cerca de um milhão de cearenses, mesmo tendo à disposição redes coletoras de esgoto, não estão interligados aos respectivos sistemas, provendo-se de soluções inadequadas para o descarte do esgoto residencial”, explica o coordenador do Caomace, promotor de Justiça Fábio Ottoni.

Diante disso, o projeto desenvolvido pelo MP do Ceará pretende desenvolver ações de fiscalização e estímulo ao ligamento das residências à rede de esgoto. “Após esse primeiro momento, a experiência e o material serão compartilhados com todas as Promotorias de Justiça do Estado, a fim de universalizar o acesso a todos os cearenses”, acrescenta Fábio Ottoni.

SERVIÇO:
Lançamento do Projeto Esgotamento Legal

Maranguape
Data: 3 de julho de 2024 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Campus do IFCE de Maranguape (Rodovia CE-065, KM 17, s/n, bairro Novo Parque Iracema)

Itarema
Data: 4 de julho de 2024 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Câmara de Vereadores de Itarema (Av. João Batista Rios, s/n, bairro Centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.