Pular para o conteúdo principal

Fortaleza tem 22 trechos próprios para banho neste fim de semana

  De acordo com o balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (13), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Fortaleza tem 22 pontos próprios para balneabilidade. A maior parte dos trechos disponíveis para o lazer da população se concentra no setor leste da Capital, composto pelas praias do Futuro, Abreulândia, Sabiaguaba, Caça e Pesca e Titanzinho, que conta com 12 trechos próprios para banho. Enquanto no setor centro, banhados pelas águas das praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, conta com sete (07) trechos adequados para banho neste fim de semana, e o setor oeste, que compreende as praias da Leste, da Colônia, do Pirambu e da Barra do Ceará, tem três (03) locais próprios. Veja quais são: Leste Praia da Caça e Pesca – Na altura da rua Germiniano Jurema. Praia do Futuro – Na altura da Capela de Santa Terezinha. Próximo ao Posto Guarda-vidas Praia do Futuro – Na altura da rua Embratel. Próximo ao Posto Guarda-vidas 08. Praia do Futuro – Na altura da rua Francisco Mon

Eleições municipais: saúde traz antigos, mas também novos desafios para as próximas gestões

 



*Eleições municipais: saúde traz antigos, mas também novos desafios para as próximas gestões*


Com as eleições de 2024, quando serão eleitos prefeitos e vereadores para os 5.570 municípios brasileiros, a transição de gestão tem forte impacto no funcionamento da máquina pública, com a saúde uma das principais áreas afetadas.  Aliás, o tema sempre fomenta as promessas de campanha.

Na verdade, diferentes situações contribuem para o impacto na saúde, considerando a transição de uma gestão para a outra. 


Com o fim de um mandato, o principal e mais recorrente deles ocorre porque os secretários de saúde da gestão que está saindo costumam cortar despesas a fim de alcançar o ajuste nas contas, o que pode prejudicar o atendimento à população nesse e nos anos seguintes da nova administração.

A prestação dos serviços de saúde se dá, de fato, nos municípios, principalmente a atenção primária, com o acesso da população à esfera pública de forma direta acontecendo através do Sistema Único de Saúde (SUS). 


Segundo Álvaro Madeira Neto, médico sanitarista e gestor em saúde, o SUS, desde sua criação, tem sido uma conquista monumental para o Brasil. “Com o passar dos anos, evoluiu significativamente, buscando descentralizar suas operações e fortalecer a regionalização e a participação popular. Isso permitiu que o poder e os recursos fossem distribuídos para os estados e, principalmente, para os 5.570 municípios brasileiros”, explica.


No entanto, ele lembra que o caminho do SUS não é isento de desafios. “Um dos problemas mais persistentes é o subfinanciamento, agravado pela falta de uma política clara e sustentável para a alocação de recursos. Muitas vezes, a saúde é financiada por emendas parlamentares que não são utilizadas de maneira planejada e estratégica. Isso cria uma espécie de ‘cobertor curto’, onde não se consegue atender todas as necessidades com os recursos disponíveis. Essa realidade limita a capacidade dos municípios de oferecer um atendimento de qualidade e de responder de forma ágil às necessidades da população”, afirma.


*Desigualdade no acesso aos serviços*


Outra questão crítica a ser vencida pelos gestores municipais, emenda Madeira Neto, é a desigualdade no acesso aos serviços de saúde. Mesmo com os avanços, ele assinala que muitas regiões do Brasil continuam sofrendo com a falta de acesso adequado a serviços básicos de saúde. 


“Essa desigualdade não é apenas geográfica, mas também socioeconômica, onde os mais pobres têm menos acesso a tratamentos e cuidados de qualidade”, pontua.


Razão pela qual, ele aponta que, além da modernização da infraestrutura municipal de saúde, a adoção das tecnologias emergentes, como a telemedicina, é um novo desafio que surge, tornando-se urgente para poder superar essas barreiras, especialmente em áreas rurais e periferias urbanas.


*Arboviroses persistem ano após ano*


Outro problema recorrente, destaca o especialista, é o aumento da incidência de doenças como a dengue e outras arboviroses, que se repete todos os anos.


“É frustrante perceber que doenças que sabemos como prevenir ainda afetam milhares de pessoas. Falta investimento em prevenção e políticas públicas eficazes, além de uma infraestrutura adequada para o controle de vetores e saneamento básico”, fala.


*Inovação e compromisso com a saúde*


Na avaliação de Madeira os desafios são enormes na área da saúde para os novos gestores, fazendo com eles tenham que assumir um compromisso verdadeiro com a saúde pública, garantindo que os recursos sejam bem aplicados e que cada real investido faça a diferença na vida das pessoas. 


“Eles precisarão inovar, trazendo tecnologias que possam tornar o atendimento mais ágil e eficaz, e, principalmente, precisam ouvir a população”, orienta.


Ainda de acordo com ele, os próximos anos serão decisivos. “Temos a oportunidade de transformar o SUS, tornando-o mais inclusivo e eficiente. Para isso, precisamos de gestores comprometidos, com visão e coragem para enfrentar os desafios de frente. A saúde é um direito de todos, e garantir esse direito é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.