ITA recebe reunião do grupo de trabalho para implantação do campus de Fortaleza Essa será a segunda unidade do Instituto no país, aumentando a possibilidade de expansão de seu padrão de excelência
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, no dia 31/07, em suas instalações, a 5ª Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI) de seu novo campus em Fortaleza (CE). Essa será a primeira unidade fora da sede em São José dos Campos (SP) e contará com novos cursos de graduação em Engenharia, além de toda a infraestrutura necessária para a expansão do padrão de excelência na formação profissional conquistado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Participaram do encontro representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entre outros órgãos envolvidos no projeto.
As atividades foram presididas pelo Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, que destacou a complexidade da implantação do Campus do ITA na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), um projeto acompanhado pelo Ministério da Defesa (MD) e pelo Ministério da Educação (MEC). “O que foi planejado em relação às necessidades para o atendimento do campus, começa, agora, a entrar em fase de execução. Temos praticamente todos os setores do Comando da Aeronáutica envolvidos nessa atividade, devido à importância desse projeto para o país. Estar em São José dos Campos, na sede do ITA, nos aproxima da essência da excelência que vamos replicar em Fortaleza”, comentou o Vice-Chefe do EMAER.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, também acompanhou a reunião e agradeceu ao Governo Brasileiro pelo empenho em expandir o modelo de sucesso do Instituto. “O ITA foi construído pelo sonho do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, com o objetivo de formar técnicos competentes e cidadãos conscientes, colocando o Brasil no protagonismo mundial do desenvolvimento por meio do ensino, inovação e pesquisa. Com esse novo campus, temos a oportunidade de reiterar ainda mais nossos valores, criando novos cursos e fortalecendo novas bases tecnológicas”, disse.
O vestibular de 2025, que tem a primeira fase prevista para o dia 13 de outubro, já conta com um aumento no número de vagas que contemplará dois novos cursos de graduação em Engenharia: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia. Os dois anos iniciais serão cursados em São José dos Campos e, a partir de 2027, os estudantes dessas especialidades farão parte da primeira turma do novo campus de Fortaleza.
ITA
O ITA é uma instituição de ensino superior pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Especializado nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; e Pós-Graduação Lato Sensu de especialização e de extensão. Criado em 1950, por inspiração do cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia no Brasil.
Fotos: ITA
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.