Pular para o conteúdo principal

Brasil recebe de volta fósseis de mais de 110 milhões de anos Originárias da Bacia do Araripe, as peças, uma de peixe e outra de crustáceo, ficarão expostas no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens

  Compartilhe:     Compartilhe por Facebook   Compartilhe por Twitter   Compartilhe por LinkedIn   Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência Publicado em   25/02/2026 19h40 Atualizado em   25/02/2026 19h45 Foto: Leobark Rodrigues/MPF Foto: Leobark Rodrigues/MPF Há mais de 30 anos longe de casa, os fósseis de duas espécies voltaram ao Brasil e foram recebidos nesta quarta-feira (25) em uma cerimônia no Palácio do Itamaraty. As duas peças são originárias da Bacia do Araripe, na divisa dos estados do Ceará, de Pernambuco e do Piauí. Agora, elas ficarão expostas no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, vinculado à Universidade Regional do Cariri.   Um dos fósseis é de um pequeno crustáceo de água doce da espécie  Martinsestheria   codoensis .  Ele estava na  Universidad  Nacional  del  Nordeste, em Corrientes, na Argentina, desde 1993. Em dezembro de 2025, após movimentações do...

Metrofor disponibiliza espaços para pequenos comércios em estações do metrô e dos VLTs

 

A partir desta quinta-feira (8/8), pessoas físicas poderão se credenciar no Metrofor para pleitear um espaço destinado a pequenos negócios nas estações do metrô e dos VLTs. Os espaços liberados são localizados nos acessos de oito estações distribuídas entre as linhas Sul, Oeste e Nordeste. Para esta modalidade de negócio, não é necessário possuir cadastro de pessoa jurídica, e haverá cobrança de valores acessíveis.

A diretora de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor, Ticiana Marques, explica que o entorno das estações são áreas de intenso fluxo de pessoas, nos horários de embarque e de desembarque. “O objetivo é regular a ocupação das áreas externas das estações, que normalmente são requisitadas por pequenos comerciantes. Ao mesmo tempo, estaremos agregando serviços para os passageiros, como a possibilidade de comer ou comprar algum item ao chegar ou sair de nossas unidades”, conta ela, que lidera os projetos voltados para arrecadação de receitas não operacionais.

As primeiras estações disponíveis para pequenos negócios são Porangabussu, Juscelino Kubitschek, Mondubim, Parangaba, Expedicionários, Vila União, Borges de Melo e Caucaia. Posteriormente, mais estações devem ser liberadas. O Metrofor irá analisar e validar os projetos apresentados, com base em critérios pensados para garantir a organização, limpeza e bem estar dos passageiros nos espaços ocupados.

COMO FAZER?

Pessoas interessadas podem acessar metrofor.ce.gov.br/negocios, clicar em “Oportunidades” e depois na opção “Áreas Externas das Estações das linhas Sul, Oeste e Nordeste”. Neste link estão disponíveis as informações necessárias. É importante a leitura de todo o documento. Somente CPFs já credenciados no Metrofor terão acessos aos espaços. Orientações sobre o credenciamento podem ser obtidas no telefone (85) 3101-7178, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h, ou no email negocios.geroe@metrofor.ce.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.