A quantidade de objetos e documentos recuperados pelos passageiros do Metrofor por meio do setor de Achados e Perdidos no primeiro semestre de 2024 superou o total de resgates em todo o ano passado.
Dos 767 itens e documentos que deram entrada, entre janeiro e junho, 196 foram foram resgatados por seus proprietários, o que resulta em índice de 25%. Percentual superior aos 16% computados no decorrer de 2023, quando 164 objetos e documentos foram resgatados, dentre os 1.022 que deram entrada no setor.
Nos últimos anos, o Metrofor intensificou a divulgação do Achados e Perdidos entre seus passageiros. Além disso, desde março, o serviço foi ampliado, passando a funcionar de segunda a sábado.
Segundo Sérgio Wirtzbiki, gestor da área, a devolução dos objetos depende da procura do passageiro, que precisa acionar o Achados e Perdidos – o que pode ser feito por telefone ou presencialmente. “Quando o passageiro nos procura, temos condições de verificar alguns dados para ter certeza que seu objeto está no setor, e que aquela pessoa é realmente a proprietária do item”, conta ele.
O artista plástico Franklin Almeida (foto) estava preocupado por ter perdido a garrafa de hidratação do seu filho, que é autista, e não aceitava uma garrafa nova, por ter um forte apego com o objeto perdido. “Fui informado que o setor funciona na estação Chico da Silva, chegando lá fui muito bem atendido, o que é raro atualmente. Só tenho a agredecer”, contou ele, que conseguiu recuperar o objeto do seu filho.
As garrafas de hidratação – como a que Franklin perdeu – têm sido itens recorrentes nos registros do Achados e Perdidos, assim como guardas-chuvas, capacetes de moto e documentos. Após um período de três meses, os itens não resgatados por seus proprietários podem ser doados a uma entidade filantrópica, caso tenham valor ou utilidade. Documentos são encaminhados aos Correios. Em caso de alimentos perecíveis, são descartados em pouco tempo.
SERVIÇO
O setor de Achados e Perdidos do Metrofor funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h, e aos sábados, de 8h às 14h, na estação Chico da Silva, que é localizada na Rua Rua Padre Mororó, nº 405, bairro Moura Brasil. O telefone de contato é (85) 3212-1069.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.