Pular para o conteúdo principal

Com foco no combate à violência contra a mulher, 291 suspeitos são presos durante operação no Ceará

  Ostensividade, investigação e inteligência. As estratégias de segurança alinhadas aos trabalhos das Forças de Segurança resultaram nas capturas de cerca de 291 suspeitos envolvidos em crimes de violência contra a mulher. As ações policiais, que iniciaram no último dia 19 de fevereiro e foram concluídos nesse domingo (8), foram coordenadas, no estado, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), e, em âmbito nacional, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As informações sobre os trabalhos policiais foram divulgadas em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (9), no Centro Integrado de Segurança Pública, o Cisp. Dos 291 presos, 206 foram capturados por força de mandados de prisão por diversos crimes como tentativa de feminicídio, descumprimento de medidas protetivas, crimes sexuais, entre outros. Já 85 pessoas foram presas em situações flagranciais. Somente nesse ...

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha Artista fundou há 50 anos projeto que promove a cultura negra no RS

 A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha e afrobrasileira.

Iara faleceu em decorrência das sequelas de uma parada cardíaca ocorrida em maio, em meio às enchentes no Rio Grande do Sul. A coreógrafa será sepultada neste sábado (28), após velório no cemitério João XXIII.

Ao longo de 50 anos, Iara dirigiu e coreografou mais de 30 espetáculos, além de atuar no carnaval como porta-bandeira. Ao lado do marido, o cantor e instrumentista Paulo Romeu Deodoro, ela esteve à frente do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê.

A organização desenvolve projetos educacionais e culturais em dança, música, moda e gastronomia com base na cultura e na história africana e afro-brasileira.

O Afro-Sul também promove ações coletivas culturais e educativas, especialmente para crianças, adolescentes e idosos. Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o instituto atuou para arrecadar doações e prestar assistência a comunidades negras e quilombolas.

A arquiteta e servidora pública Luana Paré, que fez parte do grupo de dança do Afro-Sul, fala sobre a importância do trabalho da fundadora do instituto.

"Iara Deodoro, ou tia Iara, vó Iara, é uma potência de amor, dedicação e excelência para gerações de mulheres, homens e crianças negras. Digo "é" porque ela deixou um pouco de si em cada pessoa que ela tocou com seu acolhimento, sua risada, suas palavras enérgicas e objetivas, com essa maternidade negra ancestral que ancorou e direcionou para o bem muitas crianças como eu e minha filha. Iara foi mãe, tia e avó de muitos, e sou profundamente grata por ter sido abençoada pela presença dela em nossas vidas", diz Luana.

A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) também prestou solidariedade à família e destacou a trajetória inspiradora de Iara Deodoro. "Ela representa uma geração de mulheres e pessoas negras que enfrentaram o racismo para impor o reconhecimento da arte e da cultura afro-gaúcha e do reconhecimento ao povo negro. O Brasil perde uma grande mulher, a arte e a cultura perdem uma defensora incansável", lamentou Reginete.

A filósofa Katiúscia Ribeiro fez uma homenagem à Iara Deodoro em um post nas redes sociais: "Tia Iara, nossa eterna referência! Minha mãe também tem sido uma base sólida em minha jornada. Que os ancestrais te acolham com muito amor. Olorun Kosi Purê… Àṣẹ."

Desde 2023, o Instituto Afrosul desenvolve o projeto Biblioteca Digital de Movimentos Iara Deodoro, dedicado ao registro e digitalização de movimentos da dança afro. O projeto é fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 - Dança e tem a realização da Funarte e do Ministério da Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.