Pular para o conteúdo principal

Celpe-Bras: inscrição para 2ª edição do exame começa nesta segunda Provas ocorrerão em outubro, no Brasil, e em novembro, no exterior

  Celpe-Bras: inscrição para 2ª edição do exame começa nesta segunda Provas ocorrerão em outubro, no Brasil, e em novembro, no exterior Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil Publicado em 27/07/2026 - 07:37 Brasília © Rovena Rosa/Agência Brasil Versão em áudio As inscrições para a segunda edição de 2026 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) começam nesta segunda-feira (27) e vão até 23h59 de 6 de agosto, no horário de Brasília. Os interessados em fazer o exame devem se inscrever pelo Sistema Celpe-Bras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . O pagamento da taxa de inscrição poderá ocorrer entre 27 de julho e 7 de agosto.  A aplicação das provas no Brasil ocorrerá entre 20 e 23 de outubro. No exterior, de 24 a 27 de novembro. A participação no Celpe-Bras 2026/2 é voluntária e destinada a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de habilidade em Língua Portuguesa na variante b...

Chefe de grupo criminoso com atuação em Maranguape/CE é preso pela PCCE na Paraíba

 Equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) se deslocaram para o estado da Paraíba e nesta quarta-feira (09), localizaram e prenderam um homem, de 28 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Ceará. Contra o alvo foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva por crimes de homicídios, corrupção de menores e por integrar grupo criminoso.

Segundo informações policiais, o alvo, que possui extensa ficha criminal por crimes de homicídios, tráfico de drogas e receptação, é apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação em vários bairros da cidade de Maranguape, no Ceará. Após aprofundar as investigações, a PCCE identificou que o suspeito estava escondido no estado vizinho, mas já tinha passado pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Equipes da Delegacia Metropolitana de Maranguape foram para a Paraíba, onde localizaram o homem no município de Uiraúna/PB. No local, policiais civis cearenses realizaram a prisão do alvo. Após a captura, ele foi conduzido para uma unidade policial, na Paraíba, onde as ordens judiciais, oriundas das Comarcas do Ceará, foram cumpridas. Após os procedimentos, o suspeito será recambiado para o Ceará. As diligências seguem em andamento.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o número (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Comentários