Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará entrega novas viaturas blindadas para reforçar a capacidade operacional da PMCE

  Os veículos irão reforçar batalhões em Fortaleza e no interior do estado O Governo do Ceará realizou, nesta segunda-feira (2), a entrega de mais 45 novas viaturas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A cerimônia aconteceu na Lagoa da Parangaba, em Fortaleza, e integra as ações do programa Ceará Contra o Crime. Do total de veículos, 23 são com blindagem e passam a integrar a frota própria da corporação. Participaram da solenidade o governador Elmano de Freitas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o comandante da PMCE, coronel Sinval Sampaio, além de chefes das vinculadas da SSPDS e autoridades. O chefe do Executivo Estadual ressaltou que a ação é essencial para a atuação do policiamento militar. “Foi uma decisão muito importante de fortalecimento das nossas polícias e da inteligência, pois nós precisamos de forças de segurança muito fortes para enfrentar o crime organizado no estado do Ceará”, declarou o governador Elmano de Freitas, destacando que os...

Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste Na região Centro-Sul, tendência é de diminuição de casos

 O  novo Boletim InfoGripe  da Fiocruz sinaliza crescimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os idosos, provavelmente por Covid-19, em alguns estados das regiões Norte e Nordeste – Acre, Pará e Pernambuco. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos de Sars-CoV-2 (Covid-19) foi de 30%. Entre os óbitos, o índice registrado foi de 63%.

A análise também mostra tendência de interrupção do crescimento e de diminuição dos casos de SRAG por Covid-19 em estados da região Centro-Sul. A atualização aponta que apenas duas das 27 unidades federativas do país, Minas Gerais e Pernambuco, apresentam sinal de aumento.

Segundo o estudo, a redução dos casos de SRAG observada no agregado nacional se deve a uma queda ou interrupção do crescimento das ocorrências associadas à Covid-19 e ao rinovírus em diversos estados do país, embora ambos os vírus ainda apresentem tendência de aumento em outros estados.

O InfoGripe destaca ainda a diminuição do número dos casos graves pelo rinovírus, que atinge principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos. Esse cenário foi constatado em quase todos os estados do país, com exceção de Santa Catarina e Pernambuco onde se verifica aumento de ocorrências graves pelo vírus. 

Pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portella reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, especialmente para indivíduos que fazem parte dos grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com comorbidade.

“Gostaria de reforçar também a importância da vacinação em crianças pequenas, já que esse é um dos grupos, junto com os idosos, com maior incidência de internações pelo vírus. Então é muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar contra a Covid-19”, diz Portella.

Outras recomendações são o uso de máscara em locais fechados - com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde -, principalmente para quem que mora em regiões onde tem se observado aumento de casos de SRAG. E em caso de aparecimento de sintomas, a pesquisadora chama atenção que o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir o vírus. "Se não for possível, o recomendado é sair de casa usando uma boa máscara".

Comentários