Em Brasília, UFC assina acordo de cooperação internacional com universidade chinesa
- Quinta, 21 Novembro 2024 11:31
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, participou da assinatura de um acordo de cooperação para atividades conjuntas de educação e pesquisa entre a UFC e a Universidade de Tsinghua, na última terça-feira (19), em evento realizado na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O acordo, que possui duração de cinco anos, foi firmado com o reitor Qui Yong, dirigente da instituição pública de ensino superior situada na capital chinesa Pequim.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que as relações diplomáticas entre Brasil e China são de amizade e de parceria estratégica, com impactos relevantes para as universidades nacionais. “O MEC tem estimulado o contato direto entre as nossas universidades com as universidades chinesas. A China é parceira fundamental para que nossas relações no campo da educação superior representem mais fielmente nossa concertação global com essa parceria”, declarou o ministro.
Leia também: UFC e Universidade de Nankai renovam acordo para dar continuidade às atividades do Instituto Confúcio
Para o reitor Custódio Almeida, há um cenário favorável para a internacionalização da Universidade Federal do Ceará e para fomentar trabalhos colaborativos com docentes e cientistas de instituições chinesas. “Para nós, isso significa oportunidade de intercambiar pesquisas, estudantes, professores e pesquisadores, para também mostrar aos chineses os nossos potenciais, principalmente em Ciências Agrárias, Engenharia de Energias Renováveis e Ciências do Mar, áreas em que a UFC é muito forte”, afirmou.
Na quinta-feira da semana passada, 14 de novembro, em viagem oficial à China, a vice-reitora e pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais, Profa. Diana Azevedo, representou a UFC na Conferência Mundial da Língua Chinesa, em Pequim, evento que reuniu mais de 2 mil participantes de 160 países.
Na ocasião, a gestora assinou a renovação do convênio com a Universidade de Nankai, em alusão aos cinco anos de atividades do Instituto Confúcio na UFC, com ensino de língua e difusão da cultura chinesa, bem como fortalecimento de intercâmbio acadêmico e cultural entre Brasil e China. No contexto do aniversário de 70 anos da UFC, está sendo preparada pela Editora UFC uma edição especial traduzida para o mandarim do livro Aves de arribação, do escritor cearense Antônio Sales (1868-1940).
Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.
Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: greitor@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.