Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil prevê semana crítica para queimadas em São Paulo Estado terá altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade

  Defesa Civil de São Paulo prevê que, a partir desta segunda-feira (15), o estado irá enfrentar a semana mais crítica do período de estiagem e entrará em nível de emergência para queimadas.  Segundo o órgão, a  semana será marcada por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar , principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado. Em razão da situação prevista,  o órgão estadual vai mobilizar, pela primeira vez no ano, o Gabinete de Crise do período de estiagem,  no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes. Participam do gabinete representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como o Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Departament de Estradas de Rodagem.  “Esta...

Em Brasília, UFC assina acordo de cooperação internacional com universidade chinesa

 

Em Brasília, UFC assina acordo de cooperação internacional com universidade chinesa 

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, participou da assinatura de um acordo de cooperação para atividades conjuntas de educação e pesquisa entre a UFC e a Universidade de Tsinghua, na última terça-feira (19), em evento realizado na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O acordo, que possui duração de cinco anos, foi firmado com o reitor Qui Yong, dirigente da instituição pública de ensino superior situada na capital chinesa Pequim.    

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida, do ministro Camilo Santana e do reitor Qui Yong, da Universidade Tsinghua, assinando acordo de cooperação
O acordo de cooperação internacional entre a UFC e a Universidade Tsinghua foi assinado na última terça-feira, 19 de novembro, na sede do Ministério da Educação, em Brasília (Foto: Ângelo Miguel e Fábio Nakakura/MEC)

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que as relações diplomáticas entre Brasil e China são de amizade e de parceria estratégica, com impactos relevantes para as universidades nacionais. “O MEC tem estimulado o contato direto entre as nossas universidades com as universidades chinesas. A China é parceira fundamental para que nossas relações no campo da educação superior representem mais fielmente nossa concertação global com essa parceria”, declarou o ministro.

Leia também: UFC e Universidade de Nankai renovam acordo para dar continuidade às atividades do Instituto Confúcio

Para o reitor Custódio Almeida, há um cenário favorável para a internacionalização da Universidade Federal do Ceará e para fomentar trabalhos colaborativos com docentes e cientistas de instituições chinesas. “Para nós, isso significa oportunidade de intercambiar pesquisas, estudantes, professores e pesquisadores, para também mostrar aos chineses os nossos potenciais, principalmente em Ciências Agrárias, Engenharia de Energias Renováveis e Ciências do Mar, áreas em que a UFC é muito forte”, afirmou. 

Na quinta-feira da semana passada, 14 de novembro, em viagem oficial à China, a vice-reitora e pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais, Profa. Diana Azevedo, representou a UFC na Conferência Mundial da Língua Chinesa, em Pequim, evento que reuniu mais de 2 mil participantes de 160 países. 

Na ocasião, a gestora assinou a renovação do convênio com a Universidade de Nankai, em alusão aos cinco anos de atividades do Instituto Confúcio na UFC, com ensino de língua e difusão da cultura chinesa, bem como fortalecimento de intercâmbio acadêmico e cultural entre Brasil e China. No contexto do aniversário de 70 anos da UFC, está sendo preparada pela Editora UFC uma edição especial traduzida para o mandarim do livro Aves de arribação, do escritor cearense Antônio Sales (1868-1940).  

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – e-mail: greitor@ufc.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.