Sarto fiscaliza obras de requalificação do Parque Ecológico do Passaré e garante entrega do equipamento em dezembro As intervenções correspondem à 2ª etapa das obras de urbanização do parque
O prefeito José Sarto realizou, nesta sexta-feira (01/11), uma visita técnica às obras da segunda etapa de requalificação do Parque Ecológico do Passaré. As intervenções de urbanização e requalificação estão em andamento no Zoológico Municipal Sargento Prata e no Horto Municipal Falconete Filho. Com um investimento de R$ 32,4 milhões, as obras já têm 80% dos serviços concluídos e devem ser entregues em dezembro de 2024.
"Estou impressionado com a rapidez das obras. Estive aqui em setembro e, agora, em novembro, já está quase tudo pronto. São mais de 200 mil m² de intervenção, incluindo o horto e o zoológico", destacou Sarto.
O prefeito também comentou sobre a Escola Ambiental que será instalada no parque e garantiu que o equipamento será entregue em dezembro. "O zoológico contará com novos ambientes para os animais e, além disso, todo o parque terá Areninha, piso de tijolinho, parquinho para as crianças e uma Escola Ambiental. A escola será um espaço para todos, ensinando lições de sustentabilidade e ecologia. Será um grande complexo aqui no Passaré, e vamos entregar para a população já agora em dezembro."
O local, conhecido por sua extensa área verde e de preservação, possui cerca de 291 mil m² e abriga diversas espécies de animais e plantas nativas, sendo um importante espaço para lazer em contato com a natureza e para a promoção da educação ambiental.
Esta nova fase do projeto prevê a construção de passeios internos com piso intertravado, novos portões de acesso ao parque e um prédio administrativo, que contará com espaço operacional, escola ambiental, vestiário e centro de convivência para funcionários.
Atualmente, as equipes trabalham em diversas frentes de serviço, com obras de pavimentação e drenagem, construção de banheiros públicos, reforma dos recintos dos felinos, construção de calçadas, instalação de gradis e telas, entre outras melhorias.
"A primeira etapa cuidou de toda a parte externa do entorno do Parque Passaré, com a criação de Areninhas, calçadas e áreas de caminhabilidade. Dentro do parque, também foram construídos vários locais para caminhada e instalados alguns equipamentos para as pessoas poderem entrar e permanecer mais tempo aqui, além de um grande estacionamento na entrada. Essa foi a primeira etapa. Já a segunda etapa foi marcada pela intervenção no Jardim Zoológico e no Horto Municipal. O Horto já está praticamente concluído, incluindo a Escola Ambiental. Agora, estamos finalizando os últimos trabalhos, sendo a última edificação o Recinto dos Felinos, que ficará pronto por último", comentou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
Pensando no bem-estar e conforto dos animais, o parque terá uma área específica de quarentena para receber novos animais que passarão por análise antes de serem levados para seus recintos. No local, serão criadas novas instalações divididas por espécies, com ambientes para felinos, aves e répteis. Com o intuito de proporcionar uma nova experiência aos visitantes, serão instaladas novas placas de sinalização ilustradas e informativas, além de um novo cercamento no entorno do zoológico e nos recintos dos animais, proporcionando mais conforto aos animais e segurança aos visitantes.
Patrícia Vasconcelos, médica veterinária e responsável técnica do Zoológico Sargento Prata, detalhou os novos ambientes do equipamento. "Além do recinto para médios e grandes mamíferos que estamos recebendo, teremos também um recinto de imersão de aves, onde o público poderá entrar. Isso proporcionará uma experiência diferente, na qual, em vez de observarmos os animais de fora, estaremos dentro do ambiente deles, vendo como vivem. As aves estarão soltas, e nós é que entraremos no recinto para uma experiência mais próxima. Além disso, estamos recebendo um reptário, um complexo de recintos exclusivo para répteis, que contará com lagartos e serpentes. Esse espaço será uma ótima oportunidade para mostrarmos a importância dessas espécies, ajudando a superar muitos dos preconceitos que ainda existem sobre elas."
Parque Ecológico do Passaré (1ª Etapa)
A Prefeitura de Fortaleza entregou, em abril de 2022, a primeira etapa das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram responsáveis pela requalificação de mais de 12 mil m² de área.
Com o projeto, o espaço ganhou um novo calçadão com piso intertravado, caramanchões, estacionamento com mais de 200 vagas, além de areninha, mobiliários urbanos, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre e em contato com a natureza.
O investimento de R$ 9 milhões possibilitou ainda diversas melhorias urbanísticas e de proteção, como o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso seguro dos visitantes.
Sobre o funcionamento do Zoológico Municipal Sargento Prata
Em virtude das obras de requalificação, as atividades no Zoológico Municipal Sargento Prata estão temporariamente suspensas. A medida foi tomada para garantir o bem-estar dos animais e a segurança dos visitantes. Durante o período de obras, os animais estão passando por um processo de transição e adaptação aos novos espaços de forma tranquila e benéfica.
Atualmente, o parque abriga cerca de 200 animais de 53 espécies. A expectativa é que esse número chegue a 400 animais, preservando a fauna local e realizando um trabalho de acolhimento dos animais resgatados, com toda a orientação técnica e profissional, além de ações de educação ambiental.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.