Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nesta quinta-feira (28), ação de sustentabilidade para garantir o descarte correto dos materiais remanescentes das Eleições 2024. Ao todo, cerca de 5,5 toneladas de resíduos foram encaminhados para a reciclagem e demais formas de reutilização, tratando-se de itens em papel, tecido, plástico, entre outros, como santinhos e bandeiras de candidatos.
A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (SOCRELP), que recebe os materiais advindos de descartes das 17 zonas eleitorais da capital ou de apreensões de propagandas políticas irregulares durante o período eleitoral deste ano.
De acordo com Luthiano Vasconcelos, chefe da Assessoria de Acessibilidade, Sustentabilidade, Compliance, Integridade e Riscos do TRE-CE, a ação reforça o papel da Justiça Eleitoral cearense como agente de transformação, integrando responsabilidade ambiental com inclusão social e fortalecendo uma atuação sustentável na gestão pública.
"A destinação dos materiais para a SOCRELP é uma forma de promover a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, ajudando a diminuir o impacto ao meio ambiente. Além disso, ao invés de gerar lixo, estamos criando oportunidades de geração de renda para as famílias de catadores, valorizando o trabalho dessas comunidades e contribuindo diretamente para a economia circular e para a dignidade daqueles que transformam resíduos em recursos", conclui o assessor.
Representando a Sociedade Comunitária de Reciclagem do Pirambu, Chico Lima destacou a importância da disseminação e a reprodução de ações como essa no âmbito público, bem como na sociedade em geral. "Nós, da SOCRELP, agradecemos pela parceria com o TRE Ceará e o parabenizamos pela ação de preocupação ambiental e social, afinal são mais de 15 famílias também beneficiadas numa iniciativa como essa", relatou.
#PraTodoMundoVer
Registros fotográficos feitos na sede do TRE-CE. No primeiro, há um espaço grande aberto, com diversas caixas e sacos empilhados, contendo os materiais a serem reciclados. Há ainda o baú aberto de um caminhão verde. No segundo, sete pessoas posam para a foto, sendo seis homens e uma mulher, entre servidores do TRE-CE e representantes da SOCRELP. No útimo, de ângulo mais próximo do caminhão, há um homem carregando algumas folhas de papelão sobre a cabeça. Ele usa blusa verde, com o símbolo da sustentabilidade.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.