O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990 , quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países. De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade. “Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única o...
Prefeitura segue com inscrições para curso que estimula empreendedorismo com bicicleta até segunda-feira (23/12)
Prefeitura segue com inscrições para curso que estimula empreendedorismo com bicicleta até segunda-feira (23/12)
Segunda e terceiras turmas do curso Dando Grau serão iniciadas em janeiro na sede da AMC
A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para duas novas turmas do curso Dando Grau, que tem como objetivo capacitar pessoas que desejam utilizar a bicicleta para impulsionar um negócio. A formação é gratuita e tem como foco capacitar e estimular a população de baixa renda para o empreendedorismo. As inscrições terminam na próxima segunda-feira (23/12), às 23h59, no site Seleção Juventude (https://selecaojuventude.
Para se inscrever, os interessados devem ter pelo menos 18 anos. A escolha dos inscritos terá como critério o perfil socioeconômico, garantindo a paridade de gênero e priorizando pessoas negras, indígenas e LGBTQIAP+.
A formação contempla diversas temáticas como segurança no trânsito, empreendedorismo e gestão financeira. Também haverá abordagens práticas, como mecânica básica de bicicletas. O objetivo é fornecer ferramentas para que os participantes possam atuar na manutenção de bikes, no desenvolvimento e na gestão de pequenos negócios relacionados à mobilidade urbana.
As aulas serão ministradas em janeiro e em fevereiro de 2025 na Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), localizada na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Ao final do curso, os alunos recebem certificado. Dependendo da participação e assiduidade, poderão ser contemplados com uma bicicleta que foi revisada durante a formação.
O curso Dando Grau é uma das iniciativas do Pedala Mais, política cicloviária de Fortaleza, e é promovido pela AMC e Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), com o patrocínio do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e apoio técnico do Instituto Aromeiazero.
Doação de bicicletas
Para que no final do curso os participantes possam receber uma bike, a AMC está realizando uma campanha para doação de bicicletas. Quem quiser doar deve preencher um formulário específico (https://bit.ly/4fbDDlv) informando o endereço para que o próprio órgão recolha gratuitamente.
Como parte da campanha, haverá também uma sensibilização com síndicos de condomínio para arrecadar bicicletas, que por algum motivo tenham sido abandonadas pelos seus proprietários nas garagens, promovendo uma ação sustentável e colaborativa.
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.
Serviço
Inscrições abertas para novas turmas do curso "Dando Grau
Período: até o dia 23/12, às 23h59
Inscrições: site Seleção Juventude (https://selecaojuventude.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.