Pular para o conteúdo principal

Universitária FM estreia série Pesquisa em Movimento; primeiro episódio será veiculado no dia 3 de agosto

  Universitária FM estreia série Pesquisa em Movimento; primeiro episódio será veiculado no dia 3 de agosto Sexta, 31 Julho 2026 10:31 A Universitária FM 107.9 estreia na segunda-feira (3), às 21h, a série Pesquisa em Movimento – Avançando com a FCPC . A produção integra a programação alusiva aos 50 anos da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e terá 13 episódios com entrevistas sobre projetos e iniciativas apoiados pela instituição. O professor Tarique Cavalcante (IFCE) é o primeiro entrevistado da série Pesquisa em Movimento (Foto: Reprodução Youtube/ FCPC) O primeiro entrevistado será o professor Tarique Cavalcante , diretor-geral do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O episódio abordará pesquisa e desenvolvimento tecnológico em áreas como biodiversidade e saúde pública. A série será apresentada pelo jornalista André Capiberibe e veiculada às segundas-feiras, até o fim de outubro. Os episódios poderão ser acompan...

Saúde do Ceará promove ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya

 

Desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), acontecem mutirões, palestras e a realização do jogo “Todos contra a Dengue”

Nos meses que antecedem o período chuvoso, a população deve estar atenta aos cuidados com o ambiente doméstico e os arredores de casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que se desenvolve em água parada.

Para contribuir nas ações educativas de prevenção a essas doenças, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou fantasias do mosquito para representantes das cinco Superintendências Regionais de Saúde, na Célula de Vigilância Ambiental (Covat), no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Participaram da ação as regiões Sul, Litoral Leste, Sertão Central, Fortaleza e Norte.

Segundo o orientador da Célula de Vigilância Entomológica e de Controle de Vetores (Cevet) da Sesa, Luiz Osvaldo da Silva, a intenção é trabalhar as atividades de forma lúdica. O Ceará realiza entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti. “Queremos que as regiões de Saúde desenvolvam esse trabalho não apenas durante essa semana simbólica de combate às arboviroses, mas continuamente, no dia a dia, com ações pontuais e educativas, trabalhando com os mais jovens e com as crianças. Assim, poderemos entrar 2025 com um cenário mais confortável. A prevenção sempre é o melhor caminho”, destaca.

Para a articuladora do Grupo de Trabalho (GT) de Arboviroses da Sesa, Carla Cavalcante, as crianças têm papel fundamental na prevenção. “As crianças são muito motivadas e quando repassamos as informações para esse público, conseguimos um resultado efetivo, porque há uma adesão ainda maior dos familiares”, disse.

Por isso, durante toda a próxima semana, as equipes do GT estarão presentes na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) São Rafael, no Colégio Estadual Liceu do Ceará e na Escola Municipal Moura Brasil, com jogos educativos e outras atividades de conscientização sobre os cuidados que previnem as arboviroses.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou fantasias do mosquito para representantes das cinco Superintendências Regionais de Saúde, na Célula de Vigilância Ambiental (Covat)

O médico veterinário Roger Cavalcante, que representou a Superintendência Regional Norte no evento, recebeu a fantasia e acredita que esse recurso irá contribuir para os trabalhos na região nesse período que antecede as chuvas. “Nossas equipes utilizam bastante a cultura como forma de atingir a população. É comum a utilização de potes de barro para armazenar água e já confeccionamos um boneco para mostrar a higienização correta desses utensílios. Com certeza, a fantasia será muito bem utilizada e iremos fazer um rodízio com as Coordenadorias Regionais de Saúde”, relatou.

Ações de mobilização

Nos dias 26 e 29 de novembro, a Sesa promoveu ações educativas em espaços públicos de Fortaleza. No dia 26, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e no dia 28, na Praça do Ferreira. Foi distribuído material educativo, com o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor.

Desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), em todo o estado, acontecem mutirões, palestras, brigadas comunitárias e a realização do jogo “Todos contra a Dengue” em escolas municipais, com a intensificação das ações educativas e ações de mobilização popular, utilizando as fantasias do mosquito da dengue e outras estratégias.

Ainda em novembro, a Sesa participou de um treinamento sobre “Borrifação Residual Intradomiciliar”, que consiste na aplicação de inseticida em paredes de locais com muita circulação de pessoas, como escolas, rodoviárias e postos de saúde. “Mesmo após a aplicação, o produto age por vários dias e tem efeito duradouro para o combate ao Aedes aegypti”, disse Luiz Osvaldo da Silva.

A partir do mês de janeiro, ainda de acordo com o gestor, os testes de arboviroses serão ampliados, para saber quais os sorotipos estão circulando em cada município. “Quanto mais cedo tivermos entendimento desses dados, mais cedo vamos organizar nossas ações”, pontua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Nota Pública

  O Ministério Público do Estado do Ceará vem a público manifestar apoio ao promotor eleitoral Rodrigo Damasceno, titular da 121ª Promotoria Eleitoral, atuante na comarca de Sobral. Na manhã deste domingo (06/10), o senhor Moses Rodrigues, que é deputado federal e integrava um grupo de apoiadores de um candidato a prefeito, ignorou as orientações dos Promotores Eleitorais em Sobral e atuou em contrariedade às normas eleitorais, mesmo sendo advertido da irregularidade de sua conduta. Além disso, o referido deputado desrespeitou um membro do Ministério Público no desempenho legítimo de suas atribuições. A atitude do parlamentar ofende as instituições e o sistema de justiça, afrontando os princípios democráticos. O Ministério Público permanecerá firme no combate aos crimes e ilícitos eleitorais, na garantia do estado democrático de direito e na realização de eleições livres e justas.