Pular para o conteúdo principal

Floresra recebe Santa Cruz

  Floresta recebe o Santa Cruz/PE no estádio Presidente Vargas pela 4°rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro By Lenilson Santos 25 de setembro de 2026 O Floresta volta a campo neste sábado (26), às 17h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, para enfrentar o Santa Cruz-PE, em duelo válido pela 4ª rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. A equipe comandada pelo técnico Leston Júnior chega para mais um compromisso decisivo na segunda fase da competição. Durante a semana, o elenco realizou os últimos ajustes técnicos e táticos visando ao confronto diante do Santa Cruz, novamente em casa, em busca de um resultado importante na caminhada pelo acesso à Série B. O duelo também marca um momento especial na trajetória de Leston Júnior. O treinador alcança a marca de 151 jogos comandando equipes no Campeonato Brasileiro da Série C, somando todas as suas passagens pela competição nacional. Além disso, Leston ocupa atualmente a terceira posição entre os técnic...

Saúde do Ceará promove ações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya

 

Desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), acontecem mutirões, palestras e a realização do jogo “Todos contra a Dengue”

Nos meses que antecedem o período chuvoso, a população deve estar atenta aos cuidados com o ambiente doméstico e os arredores de casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que se desenvolve em água parada.

Para contribuir nas ações educativas de prevenção a essas doenças, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou fantasias do mosquito para representantes das cinco Superintendências Regionais de Saúde, na Célula de Vigilância Ambiental (Covat), no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Participaram da ação as regiões Sul, Litoral Leste, Sertão Central, Fortaleza e Norte.

Segundo o orientador da Célula de Vigilância Entomológica e de Controle de Vetores (Cevet) da Sesa, Luiz Osvaldo da Silva, a intenção é trabalhar as atividades de forma lúdica. O Ceará realiza entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti. “Queremos que as regiões de Saúde desenvolvam esse trabalho não apenas durante essa semana simbólica de combate às arboviroses, mas continuamente, no dia a dia, com ações pontuais e educativas, trabalhando com os mais jovens e com as crianças. Assim, poderemos entrar 2025 com um cenário mais confortável. A prevenção sempre é o melhor caminho”, destaca.

Para a articuladora do Grupo de Trabalho (GT) de Arboviroses da Sesa, Carla Cavalcante, as crianças têm papel fundamental na prevenção. “As crianças são muito motivadas e quando repassamos as informações para esse público, conseguimos um resultado efetivo, porque há uma adesão ainda maior dos familiares”, disse.

Por isso, durante toda a próxima semana, as equipes do GT estarão presentes na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) São Rafael, no Colégio Estadual Liceu do Ceará e na Escola Municipal Moura Brasil, com jogos educativos e outras atividades de conscientização sobre os cuidados que previnem as arboviroses.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou fantasias do mosquito para representantes das cinco Superintendências Regionais de Saúde, na Célula de Vigilância Ambiental (Covat)

O médico veterinário Roger Cavalcante, que representou a Superintendência Regional Norte no evento, recebeu a fantasia e acredita que esse recurso irá contribuir para os trabalhos na região nesse período que antecede as chuvas. “Nossas equipes utilizam bastante a cultura como forma de atingir a população. É comum a utilização de potes de barro para armazenar água e já confeccionamos um boneco para mostrar a higienização correta desses utensílios. Com certeza, a fantasia será muito bem utilizada e iremos fazer um rodízio com as Coordenadorias Regionais de Saúde”, relatou.

Ações de mobilização

Nos dias 26 e 29 de novembro, a Sesa promoveu ações educativas em espaços públicos de Fortaleza. No dia 26, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e no dia 28, na Praça do Ferreira. Foi distribuído material educativo, com o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor.

Desta segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), em todo o estado, acontecem mutirões, palestras, brigadas comunitárias e a realização do jogo “Todos contra a Dengue” em escolas municipais, com a intensificação das ações educativas e ações de mobilização popular, utilizando as fantasias do mosquito da dengue e outras estratégias.

Ainda em novembro, a Sesa participou de um treinamento sobre “Borrifação Residual Intradomiciliar”, que consiste na aplicação de inseticida em paredes de locais com muita circulação de pessoas, como escolas, rodoviárias e postos de saúde. “Mesmo após a aplicação, o produto age por vários dias e tem efeito duradouro para o combate ao Aedes aegypti”, disse Luiz Osvaldo da Silva.

A partir do mês de janeiro, ainda de acordo com o gestor, os testes de arboviroses serão ampliados, para saber quais os sorotipos estão circulando em cada município. “Quanto mais cedo tivermos entendimento desses dados, mais cedo vamos organizar nossas ações”, pontua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*