A Câmara Municipal de Fortaleza elegeu nesta quarta-feira, 1 de janeiro de 2025, em chapa única, a nova Mesa Diretora da Casa Legislativa para o biênio 2025-2026. A votação definiu os vereadores da Mesa e reforçou alianças entre os vereadores.
Composição da Mesa Diretora biênio 2025 – 2026
Presidente: Léo Couto (PSB)
1º vice: Adail Júnior (PDT)
2º vice: Luciano Girão (PDT)
3º vice: Marcos Paulo (PP)
1ª Secretária: Carla Ibiapina (DC)
2ª secretária: Ana Aracapé (Avante)
3º secretário: Professor Aguiar Toba (PRD)
1ª vogal: Ronaldo Martins (Republicanos)
2ª vogal: Pedro Matos (Avante)
3ª vogal: Professora Adriana Almeida (PT)
O presidente eleito, vereador Léo Couto (PSB), em seu primeiro pronunciamento, destacou que a Casa trabalhará para o bom andamento da cidade e para a melhoria de vida do fortalezense. “Assumo hoje com imensa honra e gratidão a presidência desta Casa. Agradeço profundamente a confiança depositada em mim e que foi confiada por vocês, que me reconduziram, antes de tudo, ao cargo de vereador. Senti o peso que envolve esta Câmara onde meu avô e meu pai já estiveram nessa mesma posição, o que me enche de responsabilidade e de orgulho. Desde muito jovem, aprendi a admirar esta Casa. Fortaleza é minha terra e meu orgulho”, destacou o presidente emocionado.
É papel do presidente da Casa liderar os trabalhos legislativos e representar oficialmente a Câmara Municipal de Fortaleza.
Atribuição da Mesa Diretora
É atribuição da Mesa dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara, garantindo o cumprimento das normas regimentais e a ordem nas sessões. Suas atribuições incluem a promulgação de resoluções, a condução das sessões plenárias, a administração dos serviços da Câmara e a representação institucional do Legislativo Municipal.
Vale frisar que a Mesa Diretora tem em sua formação a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares, bem como a proporcionalidade entre parlamentares de sexos masculino e feminino. O mandato dos membros é de dois anos, permitida a reeleição para os mesmos cargos, independentemente de legislatura.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.