Pular para o conteúdo principal

De forma invicta, Ceará conquista o Bicampeonato estadual

  Créditos: Lucas Emanuel/FCF O Vozão é Bicampeão! Neste sábado (22) todas as atenções do torcedor cearense estavam voltadas para um só lugar: a decisão do Campeonato Cearense Superbet 2025. Em uma Arena Castelão lotada, mais de 55 mil pessoas acompanharam o segundo Clássico-Rei que decidiu o título de Campeão Cearense da temporada. Em campo, Ceará e Fortaleza ficaram no empate em 1 a 1, resultado esse que era favorável ao Vovô devido ao triunfo na partida de ida, por um a zero. Com a conquista do bicampeonato, o Vovô chegou aos 47 títulos estaduais. No campo, o cenário se desenhou da seguinte forma: em desvantagem, o Leão foi em busca das decisões ofensivas, enquanto o Vozão, com o regulamento debaixo do braço, investiu nos contra-ataques. O primeiro tempo não apresentou lances de perigo para ambos os lados e seguiu com o placar inalterado, deixando as emoções para os últimos 45 minutos. Na volta do intervalo, o Fortaleza chegou no primeiro gol da tarde. Yago Pikachú bateu escante...

Fortaleza, Caucaia e Eusébio estão no topo dos municípios cearenses com maior alta de protestos em 2024

 



Fortaleza, Caucaia e Eusébio estão no topo dos municípios cearenses com maior alta de protestos em 2024

 

A concentração da inadimplência nas regiões cearenses urbanizadas e economicamente mais ativas apontou os municípios com maior número de protestos em 2024. Fortaleza (722.770, alta de 35,20%) lidera a lista, seguida por Caucaia (11.341, alta de 27,33%), Eusébio (11.507, alta de 18,07%), Sobral (12.789, alta de 15,14%), Maracanaú (17.580, alta de 6,31%) e Juazeiro do Norte (18.580, alta de 1,76%). Crato (4.949, redução de 14,09%), Iguatu (4.005, redução de 15,86%), Aquiraz (3.905, redução de 7,94%) e Horizonte (3.370, redução de 33,13%) completam os 10 municípios com perfil de endividamento.


O levantamento é do Instituto de Estudos e Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), que fez um outro recorte sobre o Ceará. Pelo menos 37,61% dos devedores pessoas físicas que tiveram títulos protestados em 2023, voltaram a ter títulos protestados no ano passado. O índice é maior entre as pessoas jurídicas, cuja reincidência atingiu 51,22% na comparação com o mesmo período. O cenário, de acordo com o gestor do IEPTB-CE, Lucas Cariri, “deve ser visto tanto como um desafio por maior controle de crédito para empresas com histórico de protestos, como também quanto a oportunidades para credores e órgãos reguladores.”


Nesse sentido, cabe destacar a tramitação do Projeto de Lei nº 6.420/2019 no Senado Federal, que prevê a responsabilidade de execução da cobrança de dívidas pelos cartórios, hoje realizada pelos oficiais de justiça. “Caso seja aprovado e sancionado pelo presidente da República, os tabeliães de protesto conseguirão dar mais agilidade na resolutividade dos casos de inadimplência que chegam para serem protestados e hoje acabam retornando para a justiça quando os devedores não quitam as suas dívidas”, explica Lucas Cariri. Dados da Justiça em Números 2024 apontou que há 84 milhões de processos aguardando julgamento.


O Nordeste é apontado como a terceira região do país com o maior número de títulos protestados. Ainda assim, o crescimento de 10,33% está abaixo da média nacional, que foi de 10,51%. O Centro-Oeste e o Norte tiveram os aumentos mais expressivos, da ordem de 19,71% e 19,52%, respectivamente. Por outro lado, os menores índices foram registrados no Sul, com 1,16%, e no Sudeste, com 7,30%. O crescimento foi comparado com os anos de 2023 e 2024.


Saiba mais:

Tipos de Títulos Mais Protestados


- Brasil

Pessoas Físicas (PF)

Os principais títulos protestados para PF no Brasil em 2024 foram:

Duplicata de Venda Mercantil por Indicação 

Certidão de Dívida Ativa 

Outros Documentos de Dívida 

Duplicata de Prestação de Serviços por Indicação 

Certidão de Débito por Indicação 

Destaques:

A Certidão de Débito por Indicação teve um crescimento explosivo de 157,81%, tornando-se um dos principais motivos de protestos para PF.

A Certidão de Dívida Ativa aumentou 21,36%, indicando que mais pessoas físicas estão sendo protestadas por débitos fiscais.


- Pessoas Jurídicas (PJ)

Os títulos mais protestados para PJ no Brasil em 2024 foram:

Certidão de Dívida Ativa 

Duplicata de Venda Mercantil por Indicação 

Outros Documentos de Dívida 

Duplicata de Prestação de Serviços por Indicação 

Certidão de Débito por Indicação 

Destaques:

Certidões de Débito por Indicação cresceram 376,06%, indicando um aumento expressivo da inadimplência fiscal entre empresas.

Outros Documentos de Dívida tiveram um crescimento explosivo de 469,09%, tornando-se um dos principais motivos de protesto para PJ.

Duplicatas de Prestação de Serviços por Indicação tiveram um crescimento de 11,09%, enquanto as Duplicatas de Venda Mercantil por Indicação apresentaram uma queda de 4,22%, refletindo possíveis mudanças no perfil de crédito empresarial.

Ceará

Pessoas Jurídicas (PJ)

Os principais títulos protestados para PJ no Ceará em 2024 foram:

Certidão de Dívida Ativa 

Duplicata de Venda Mercantil por Indicação 

Duplicata de Prestação de Serviços por Indicação 

Documento de Dívida 

Fatura de Venda Mercantil 

Destaques:

As Certidões de Dívida Ativa cresceram 63,70%, muito acima da média nacional, demonstrando um agravamento da inadimplência fiscal das empresas no Ceará.

O crescimento de 2.172,22% no protesto de Faturas de Venda Mercantil sugere um aumento significativo no uso desse meio de pagamento, com um alto índice de inadimplência.

Documentos de Dívida tiveram um aumento expressivo de 367,50%, destacando-se como uma das modalidades que mais cresceram no estado.

Pessoas Físicas (PF)

Os principais títulos protestados para PF no Ceará em 2024 foram:

Certidão de Dívida Ativa 

Duplicata de Prestação de Serviços por Indicação 

Duplicata de Venda Mercantil por Indicação 

Documento de Dívida 

Espécie de Contrato 

Destaques:

As Certidões de Dívida Ativa cresceram 31,76%, reforçando o peso das dívidas fiscais no Ceará.

O crescimento de 395,83% no protesto de Documentos de Dívida mostra um aumento expressivo desse tipo de cobrança para PF.

Espécies de Contrato cresceram 142,84%, indicando uma maior formalização das dívidas protestadas entre pessoas físicas.

Fonte: IEPTB


Serviço:

Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seccional Ceará (IEPTB-CE)

Endereço: Rua Monsenhor Bruno, 1153, Sala 414, Meireles, Fortaleza/CE 

Contato: (85) 3264-9808

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.