Pular para o conteúdo principal

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas Medida pode aumentar custos para empresas e negócios brasileiros

  Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos (EUA), de classificar facções criminosas do Brasil como organizações terroristas , o que pode ter consequências econômicas e geopolíticas para o país. A medida havia sido anunciada no dia 28 de maio. O governo brasileiro criticou a decisão por considerar que ela abre margem para que Washington interfira nos assuntos internos com a desculpa do combate ao terrorismo. O Palácio do Planalto defende que o combate ao crime deve ocorrer por meio da cooperação internacional respeitando as soberanias dos Estados sob os territórios.  Para especialistas consultados pela Agência Brasil, a medida tenta limitar a soberania no Brasil e pode servir de pretexto para intervenções estrangeiras direitas contra o país.  Governo e especialistas alegam ainda que a medida pode prejudicar a economia do país , com impactos sobre o turismo, investimentos, comércio exterior e sobre o sistema financeiro....

Dezenas de blocos de rua se apesentam neste final de semana no Rio Estimativa é de que mais de um milhão de pessoas compareçam

 O final de semana promete manter a capital carioca movimentada. Dentro do período oficial de festas, a Rua Primeiro de Março recebe o Bloco da Anitta neste sábado (8), e o Monobloco no domingo (9). 

A estimativa é de que mais de um milhão de pessoas sejam atraídas para a folia, que encerra oficialmente o Carnaval deste ano.

A partir das 7h, o Bloco da Anitta agita o circuito dos megablocos, com os grandes hits da cantora e sucessos da música brasileira. O bloco desfila desde 2016, inicialmente como Bloco das Poderosas. Neste ano a cantora promoveu ensaios nos últimos meses em diversos estados do país.

Já o Monobloco, que se apresenta no domingo, é conhecido por incorporar diversos ritmos e estilos musicais ao compasso do samba. O repertório eclético inclui as tradicionais marchinhas de João Roberto Kelly; o samba de Cartola e Clara Nunes; passando pelo xote de Alceu Valença; o forró de Luiz Gonzaga; o funk de Ludmilla; o pop de Anitta; e até hits de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia.

Outros blocos também sairão às ruas, como o Quizomba, que tradicionalmente agita as ruas da Lapa, no sábado, com concentração às 9h; e o Bloco Cultural Sete de Paus, que desfila no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, berço do samba, a partir das 16h.

Com a expectativa de atrair cerca de seis milhões de pessoas em 37 dias de folia, o Carnaval de Rua 2025 terá até este domingo (9), mais de 470 apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio.

A programação completa dos cortejos, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. Veja a lista dos blocos que se apresentarão neste final de semana no Rio.

Comentários