Pular para o conteúdo principal

Ceará tem diminuição de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no 1º semestre

  Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...

UFC terá Agência de Inovação para impulsionar impacto de suas pesquisas e estimular o empreendedorismo

 

UFC terá Agência de Inovação para impulsionar impacto de suas pesquisas e estimular o empreendedorismo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) deu um novo passo rumo ao aprimoramento de seu ecossistema inovador. Na última segunda-feira (10), o reitor Custódio Almeida assinou a portaria que cria a comissão da Agência de Inovação da UFC (UFC Inova), unidade que será dedicada a transformar o conhecimento acadêmico em soluções inovadoras para a sociedade, além de fomentar o empreendedorismo e a geração de negócios de impacto.

Imagem: pesquisador em laboratório
A Agência UFC Inova dará celeridade e segurança aos processos de inovação e empreendedorismo inovador na UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A Agência trabalhará em torno de alguns eixos principais: 1) proteção dos ativos intelectuais da UFC, ou seja, das tecnologias desenvolvidas na Instituição; 2) parcerias e transferência de tecnologias; 3) agilidade nos processos de inovação, com segurança jurídica; e 4) empreendedorismo inovador.

O objetivo é que o setor funcione como unidade de referência, como “porta de entrada” tanto para pesquisadores e criadores da UFC, quanto para atores externos que desejam fazer parcerias para a inovação com a Universidade, como empresas, poder público e outras instituições da sociedade civil.

A UFC já conta com mais de 500 ativos de propriedade intelectual protegidos, sendo que dois deles chegaram ao mercado: o capacete de respiração assistida Elmo e o molho à base de acerola Natchup. Neste momento, um terceiro produto está com chamada aberta para empresas interessadas: a pele da tilápia liofilizada para uso como curativo em humanos e animais.

Imagem: O empreendedorismo inovador e o apoio a startups e empresas juniores estão entre os eixos de atuação da Agência (Foto: Viktor Braga/UFC)
O empreendedorismo inovador e o apoio a startups e empresas juniores estão entre os eixos de atuação da Agência (Foto: Viktor Braga/UFC)

Há, ainda, 26 startups incubadas no Parque Tecnológico da UFC (PARTEC), envolvendo 86 colaboradores, e aproximadamente R$ 500 mil em investimentos públicos e privados nesses negócios.

A meta, com a Agência UFC Inova, é fomentar e acelerar esses processos e os resultados de inovação e empreendedorismo. Com a iniciativa, a UFC se junta a outras universidades brasileiras que já possuem agências de inovação, como as federais do Paraná (UFPR) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e a estadual de Campinas (UNICAMP).

COMO VAI FUNCIONAR? – As ações de inovação e empreendedorismo na UFC encontravam-se pulverizadas entre diferentes setores e pró-reitorias. Isso se refletia na descentralização de tomadas de decisão e acabava gerando dificuldades de governança.

O próprio nome “UFC Inova” era dado a uma coordenadoria específica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que era responsável por gerenciar a política de inovação da UFC.

Em setembro de 2024, a gestão de inovação na UFC foi assumida pela PROINTER, que passou a se chamar Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais. É a PROINTER, por sua vez, que abrigará a nova Agência de Inovação (UFC Inova), que reunirá, em uma única estrutura, equipes antes descentralizadas, otimizando fluxos, melhorando a eficiência do trabalho e reduzindo entraves burocráticos.

Imagem: A Agência UFC Inova será sediada no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, onde já funciona a PROINTER, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)
A Agência UFC Inova será sediada no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, onde já funciona a PROINTER, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)

“A Agência vai congregar, num espaço físico único, o atendimento às necessidades de empresas que buscam soluções tecnológicas na UFC, dos pesquisadores que procuram orientação e dos alunos que, durante sua formação, também geram inovação através do empreendedorismo”, explicou a pró-reitora da PROINTER e vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo.

Conforme acrescenta o pró-reitor-adjunto da PROINTER, professor José de Paula Barros Neto, o lema da Agência é “Celeridade com segurança”, uma vez que o objetivo é agilizar as atividades de inovação e empreendedorismo com a segurança jurídica que elas exigem.

Os trabalhos da Agência UFC Inova estão sendo coordenados pela comissão criada pelo reitor nesta semana. A oficialização da nova estrutura administrativa se dará, em breve, com a aprovação da nova Política de Inovação da UFC pelo Conselho Universitário (CONSUNI). De acordo com a minuta que será apreciada pelo colegiado, a Agência deverá ser composta pelas seguintes subunidades:

  • Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT);
  • Assessoria Jurídica da PROINTER;
  • Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT);
  • Parque Tecnológico (PARTEC);
  • Coordenadoria de Projetos e Parcerias (COPP);
  • Coordenadoria de Empreendedorismo (COEMP);
  • Coordenadoria de Integração e Articulação (CORI).

Embora a Agência esteja em fase de implementação, na prática, esses setores já estão operando de maneira coordenada, no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici. “Até fisicamente, já estamos fazendo a estruturação de nosso espaço. Aproximando os ‘elos’ da inovação e do empreendedorismo. Só de termos trazido todas as coordenadorias para trabalhar juntas, já facilitou o processo e já estamos vendo resultados”, relatou o professor Barros Neto.

Imagem: A profª Diana Azevedo e o prof. Barros Neto, pró-reitora e pró-reitor adjunto da PROINTER, coordenam a equipe de implementação da Agência (Foto: Ribamar Neto/UFC)
A profª Diana Azevedo e o prof. Barros Neto, pró-reitora e pró-reitor adjunto da PROINTER, coordenam a equipe de implementação da Agência (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Uma vez plenamente instalada, a Agência UFC Inova também funcionará no Condomínio. A expectativa é que o projeto da Agência seja lançado, oficialmente, no próximo dia 14 de abril, em evento cujos detalhes serão divulgados em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.