Pular para o conteúdo principal

Quarta Turma afasta responsabilidade de transportadora em caso de leite adulterado

  A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que uma empresa contratada apenas para transporte não pode ser responsabilizada por vícios de qualidade do produto. Seguindo o voto do relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, o colegiado deu  provimento  ao  recurso especial  da transportadora e julgou improcedente a ação coletiva de consumo movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O processo envolvia o transporte de leite cru posteriormente identificado como adulterado. A turma fixou a tese de que "a empresa transportadora que se limita ao transporte de produtos entre agentes da cadeia produtiva, sem integração funcional na relação de consumo e sem defeito no serviço prestado, não responde objetiva e solidariamente por vícios intrínsecos do produto transportado, ante a ausência de  nexo causal  entre sua atividade e os danos suportados pelos consumidores." Empresa não teve ingerência sobre a qualidad...

Ceará é líder no país em proporção de alunos do Ensino Fundamental matriculados em tempo integral

  O Ceará é o estado brasileiro com a maior proporção de estudantes do Ensino Fundamental matriculados em tempo integral, alcançando 54,9%, de acordo com os dados do Censo Escolar 2024, divulgados, nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Educação. No Ensino Médio, o estado também se destaca, ocupando a segunda posição nacional, com 54,6% dos alunos nessa modalidade, ficando atrás apenas de Pernambuco (69,6%).

A educação em tempo integral é uma das prioridades da política educacional do Governo do Ceará, que tem promovido uma série de ações estratégicas para expandir essa modalidade em todas as etapas da educação básica.

Em 2023, o Governo do Ceará iniciou a ampliação do regime de colaboração com os municípios ao desenvolver o Paic Integral, ação que estabelece a jornada prolongada, com incentivo técnico financeiro e pedagógico, iniciando pelas turmas de 9º ano. Um total de 164 municípios aderiram, propiciando a oferta a 52.452 estudantes. O investimento foi da ordem de R$ 104,9 milhões.

Em 2024, foi a vez do 8º ano, com os mesmos incentivos. A adesão foi feita por 157 municípios, beneficiando 53.392 alunos. O Governo do Ceará aportou recursos no valor de R$ 103,4 milhões.

Ensino Médio

A rede estadual conta atualmente com 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 12 escolas do campo e uma Escola Família Agrícola (EFA). Nessas instituições, os estudantes têm acesso a um currículo diversificado, com formação acadêmica, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, atividades culturais, esportivas e preparação para o mundo do trabalho. Além disso, recebem três refeições diárias, material didático completo, apoio pedagógico contínuo e formação para os professores.

“A política de tempo integral no Ceará vai muito além de estender a permanência dos estudantes na escola. Ela representa uma nova forma de aprender, com um currículo diversificado, que valoriza o protagonismo juvenil, a inovação e o desenvolvimento integral. Os investimentos realizados pelo Governo do Ceará, tanto na infraestrutura quanto na formação de professores, demonstram o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e transformadora para os nossos jovens”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.