Pular para o conteúdo principal

3.298 incêndios em vegetação foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros em 2026

  3.298 incêndios em vegetação foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros em 2026 6 de outubro de 2026 - 14:47 # Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) # Incêndio em Vegetação Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Incêndios em vegetação em 2026 O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) registrou 3.298 incêndios em vegetação até setembro de 2026. O número é maior que os 3.025 casos em 2025 e menor que os 3.694 em 2024. A princípio, de janeiro a junho de 2026, foram 871 ocorrências, acima de 2025 (486) e abaixo de 2024 (1.072). Entre julho e setembro, período mais seco, houve 2.427 registros, confirmando a sazonalidade das queimadas. Os meses mais críticos seguem sendo agosto e setembro, com 851 e 1.270 incêndios, respectivamente. Em 2025, setembro também liderou com 1.298 casos, seguido de outubro (1.419). Em setembro de 2026, o CBMCE atendeu 1.270 ocorrências. Fortaleza concentrou 215 casos (16,9%), seguida de Sobral (91) e Caucaia (73). A maiori...

RJ: Defesa Civil aciona alerta extremo para enxurrada em Guapimirim Foram enviadas mensagens diretamente para os celulares da população

 Defesa Civil do Rio de Janeiro acionou, pela primeira vez, nesta terça-feira (1º), o alerta extremo do sistema Defesa Civil Alerta. A tecnologia permite o envio de mensagens emergenciais diretamente para os celulares da população em áreas de risco, reforçando as ações de prevenção a desastres naturais. O alerta foi disparado, às 14h45, para o município de Guapimirim, na região metropolitana do Rio, devido ao risco de enxurradas na região.

Monitoramentos registraram chuvas moderadas persistentes na cabeceira do Rio Soberbo, na Serra dos Órgãos, com precipitação intensa de 26,2 milímetros (mm) em apenas 15 minutos. Devido à grande circulação de pessoas em poços de banho na área e ao aumento repentino do volume da cachoeira, a Defesa Civil Municipal solicitou apoio. O Rio Soberbo, que corta a cidade de Guapimirim, tem diversas cachoeiras ao longo do seu curso e deságua no Macacu, principal rio da região.

O Defesa Civil Alerta é uma ferramenta para fortalecer a segurança da população. O sistema trabalha com dois níveis de alerta: severo, que informa sobre riscos com tempo hábil para precauções, e extremo, que exige ações imediatas devido ao perigo iminente. Quando um alerta é disparado, a notificação aparece na tela do celular do usuário, interrompendo qualquer atividade em primeiro plano e emitindo um aviso sonoro característico.

O sistema já vem ativado por padrão em celulares compatíveis, especialmente modelos lançados a partir de 2020. Dessa forma, a Defesa Civil amplia sua capacidade de comunicação em situações de emergência, permitindo que mais vidas sejam protegidas.

A Secretaria de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Rio de Janeiro mantêm vigilância 24 horas sobre as chuvas que atingem o estado. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha os índices pluviométricos e emite alertas sempre que há riscos hidrológicos e geológicos, garantindo que as defesas civis municipais tenham informações precisas para agir rapidamente.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, disse que “é importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações das autoridades". "A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares. Segurança é compromisso de todos’, afirmou.

Tempo

No momento, áreas de instabilidade, associadas ao calor e ao transporte de umidade, mantêm o tempo instável no estado do Rio de Janeiro. Núcleos de chuva moderada a forte atuam sobre as regiões sul, serrana, metropolitana e Baixada Fluminense. A previsão indica pancadas isoladas de chuva de moderada a forte, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios), para todo o estado nas próximas horas.

Permanecem as condições atuais de risco baixo de deslizamento para as regiões Sul, Costa Verde, serrana, Baixada Litorânea, norte e Baixada Fluminense. Para Teresópolis, na região serrana, e as regiões metropolitana (Cachoeiras de Macacu) e a capital, permanece o risco moderado.

Em caso de mudança de cenário, a Defesa Civil Estadual atualizará as informações e emitirá os alertas necessários pelas equipes de monitoramento do Cemaden.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...