Pular para o conteúdo principal

Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05)

  Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05) Iniciativa incentiva a utilização da bike como uma opção sustentável de transporte, promovendo a saúde e a mobilidade ativa   Compartilhar   Em alusão ao Dia Internacional de ir de Bike ao Trabalho, celebrado sempre na segunda sexta-feira de maio, o Bicicletar disponibiliza passe livre aos usuários do sistema. A ação, promovida pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel, visa incentivar o uso da bicicleta não apenas para o lazer, mas também para os deslocamentos diários. A gratuidade é uma oportunidade de oferecer à população a chance de adotar o veículo sustentável em sua rotina, estimulando a utilização para ir ao trabalho e à faculdade, por exemplo. Para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas nesta data, basta baixar o aplicativo do Bicicletar e realizar o cadastro. O usuário deve registrar um cartão de crédito para fins de validação da conta, mas não haverá cobrança...

Vacina contra gripe 2025: postos de saúde de Fortaleza iniciam vacinação nesta terça-feira (1/4) Confira quem faz parte do grupo prioritário e pode receber o imunizante, além das atualizações no Calendário Nacional de Vacinação

 

Vacina contra gripe 2025: postos de saúde de Fortaleza iniciam vacinação nesta terça-feira (1/4)

Confira quem faz parte do grupo prioritário e pode receber o imunizante, além das atualizações no Calendário Nacional de Vacinação


a imagem é fechada na mão de uma enfermeira vacinando o braço de um bebê
Os primeiros a receberem a dose são os grupos de maior risco, a exemplo de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

A partir desta terça-feira (1/4), todos os 134 postos de saúde de Fortaleza iniciam a campanha nacional de vacinação contra influenza. Para o início da ação, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu inicialmente cerca de 62 mil doses do imunizante. Novas remessas do imunizante serão repassadas ao longo da Campanha. A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, prevenindo-os da infeção pelo vírus e suas complicações, reduzindo risco de internações e de morte.

Os primeiros a receberem a dose são os grupos de maior risco, conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS). Para ter direito à imunização, é necessário apresentar documento oficial com foto, além de comprovação que demonstre fazer parte do grupo prioritário, caso necessário. Confira abaixo quem são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas
- Povos Indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais de idade

Vacina o ano todo

A partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível nos postos de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. O imunizante agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos.

Para a coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, a campanha de vacinação é a principal medida de prevenção contra o vírus. Nesse período de chuvas, os casos de gripe são mais comuns, e o nosso objetivo é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença. “Com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, poderemos interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e óbitos”, explica.

Proteção e segurança

A vacina da gripe deve ser tomada anualmente devido à constante mutação do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicado concomitante a outras vacinas. No entanto, a aplicação é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Durante o ano de 2024, foram aplicadas 800.598 doses da vacina contra a influenza em Fortaleza. Desse total, 514.501 contemplou os grupos prioritários, atingindo 37,13% do público-alvo.

Influenza

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. A transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com objetos contaminados por secreções. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga.

Serviço
Vacinação contra Influenza nos postos de saúde
Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados: das 8h30 às 16h30*
*Postos de saúde Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape) e Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz)
**O atendimento ocorre mediante a capacidade diária máxima de cada equipamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.