Brigada Pronto Emprego no CE recebe oficina de Educação Ambiental Objetivo do Prevfogo/Ibama é difundir o Manejo Integrado do Fogo (MIF)
Objetivo de oficina foi difundir o Manejo Integrado do Fogo (MIF) - Foto: Prevfogo/Ibama
Brasília/DF (08/05/2025) – Brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) participaram da 109ª Oficina de Educação Ambiental no Manejo Integrado do Fogo (OEAMIF), realizada em Quixeramobim (CE), em abril. Tratou-se da primeira edição da série com foco em Brigadas Pronto Emprego.
Até então, as OEAMIFs eram promovidas apenas em Brigadas Federais das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e em assentamentos da reforma agrária. As Brigadas Pronto Emprego são preparadas para atuarem nos diversos biomas brasileiros nas situações de combates a incêndios de maior amplitude. A proposta da capacitação está alinhada com o objetivo do Centro de difundir o Manejo Integrado do Fogo (MIF) para o maior número possível de entidades públicas e privadas, promovendo a elaboração de seus respectivos Planos de Manejo Integrado do Fogo (PMIFs), conforme prevê o artigo 50 da Política Nacional de MIF (Lei nº 14.944/2024).
Ao todo, 37 pessoas participaram da 109ª OEAMIF, de dez instituições: Brigada Pronto-Emprego Quixeramobim; Comitê Previna; Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema/CE); Parque Estadual de Paracuru; Defesa Civil e Brigada Florestal Municipal de Uruburetama (CE); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Ceará; Representantes das etnias Anacé e Tremembé; e Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Quixeramobim (Amaqui). Também participaram um agricultor rural ancião do assentamento da reforma agrária, a Defesa Civil e a Brigada Voluntária “Spark,” de Nova Russas (CE), além de servidoras que atuam com Educação Ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lotadas no Piauí, no Ceará a na sede do Prevfogo, em Brasília (DF).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.