Ceará destaca potencial de investimentos em encontro com cônsules e empresários japoneses em São Paulo

Com foco na atração de investimentos, o Ceará foi um dos destaques durante um almoço promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo. Representando o governador Elmano de Freitas, estiveram presentes no evento o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Domingos Filho, e a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros.
O encontro teve como objetivo principal apresentar o potencial econômico do Ceará a empresários japoneses associados à Câmara, realçando oportunidades de investimento e cooperação econômica. Os setores em destaque foram: energias renováveis, mobilidade, industrialização e exportação de frutas e alimentos.

O secretário da SDE, Domingos Filho, apresentou um panorama das ações e investimentos do estado, evidenciando os resultados econômicos do Ceará. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 6,49% do Produto Interno Bruto (PIB), superando a média nacional de 3,4%. “Com este resultado, o Ceará se lança cada vez mais como um grande polo internacional de investimentos com vantagens que vão desde infraestrutura, logística, fatores climáticos e geográficos, tecnologia e inovação”, afirmou o gestor.
Dentre os investimentos do Governo do Estado, Domingos Filho citou os hubs portuário, aéreo e tecnológico: o Porto do Pecém, o Aeroporto Internacional Pinto Martins e o Cinturão Digital (com tecnologia para 16 cabos submarinos conectando o Ceará ao mundo), respectivamente.
Projetos como a Transnordestina (considerada a maior obra linear do Brasil, com 608 km no Ceará até o Porto do Pecém) e a primeira planta-piloto do país para produzir Hidrogênio Verde no Ceará também foram destacados, além de outros projetos em energias eólica e solar no âmbito estadual. Os investimentos em educação feitos pelo Governo do Estado no Ceará também foram abordados durante a apresentação.
Para Domingos Filho, a participação no evento foi crucial para ressaltar o potencial do estado. “Foi um momento onde enaltecemos o compromisso do governador Elmano de Freitas diante de grandes investimentos e excelentes resultados que potencializam o estado para receber investidores do Japão”, afirmou o secretário.
Roseane Medeiros avaliou o evento como uma oportunidade valiosa para prospecção de investimentos no estado. “É uma grande satisfação ver o Ceará ter essa aproximação com o consulado japonês, com a câmara de comércio Brasil-Japão, fazendo essa articulação que é uma oportunidade para que vejam o potencial que o estado tem. Temos muitas oportunidades, muita energia renovável, além da questão da logística que nos favorece. Nesse momento estamos procurando essas parcerias com os japoneses”, informou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.