Pular para o conteúdo principal

Brasileirão São Paulo bate o Atlético-MG e vence a 2ª seguida; Red Bull Bragantino perde para o Bahia

  Brasileirão São Paulo bate o Atlético-MG e vence a 2ª seguida; Red Bull Bragantino perde para o Bahia (Crédito: Rubens Chiri / saopaulofc.net) Publicado em 05 de setembro de 2026, às 20h28 Dois times paulistas entraram em campo neste sábado (5), na abertura da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo espantou a má fase e conquistou a segunda vitória consecutiva, ao bater o Atlético-MG, por 2 a 0, no Morumbis. Já o Red Bull Bragantino acabou sendo superado, de virada, para o Bahia, por 3 a 2, em Bragança Paulista. Com os resultados, o São Paulo dorme na 10ª colocação, no meio da tabela, com 33 pontos. O Red Bull Bragantino aparece logo acima, em nono, estacionado com 35 pontos. O Bahia aparece na parte alta, na briga pelo G4, com 43 pontos, enquanto o Atlético-MG é o oitavo, com 36. Dentro de casa, empurrado pelo torcedor, o São Paulo pressionou desde o primeiro minuto e quase não sofreu defensivamente. Com mais posse de bola, criou chances com Luciano, Marcos Antônio e Sa...

Prefeitura encerra Mês da Luta da Pessoa com Deficiência com tarde de atividades inclusivas na Cidade da Criança Evento gratuito e aberto ao público reuniu atividades de lazer, cultura e cidadania

  

grupo de pessoas posa para a foto
Durante o evento, a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, reforçou a importância da ampliação de oportunidades de lazer e cidadania para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (27/9), uma tarde de atividades inclusivas na Cidade da Criança, em alusão ao Mês da Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Gratuito e aberto ao público, o evento reuniu atividades de lazer, cultura e cidadania voltadas para pessoas com deficiência e suas famílias.

Durante o evento, a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, reforçou a importância da ampliação de oportunidades de lazer e cidadania para pessoas com deficiência.

“Estamos encerrando o Setembro Verde ocupando este espaço histórico com arte, cultura, esporte e acolhimento, em parceria com diversas instituições que realizam um trabalho fundamental. Nosso compromisso é garantir que Fortaleza se consolide, cada vez mais, como a capital da inclusão, promovendo atividades em diferentes locais da cidade e levando oportunidades para todos,” afirmou a primeira-dama.

A ação foi realizada por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Copedef). O evento contou com apoio do Centro de Referência Paralímpico de Fortaleza e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Os serviços ofertados no evento incluíram a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Livre da Criança, além de atendimentos de saúde. A programação contemplou, ainda, vivência em esportes paralímpicos, sessão de cinema, música, palhaçaria, pintura e brincadeiras e com atividades do projeto Leitura na Praça.

Para o titular da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência, Celso Farias, promover atividades inclusivas em espaços como a Cidade da Criança é uma forma de reiterar que a pessoa com deficiência tem o direito de estar onde quiser, com autonomia e dignidade.

“Mais do que saúde, estamos falando de lazer, cultura e convivência, que fortalecem a autoestima e a qualidade de vida. Hoje, vemos crianças e famílias ocupando este espaço de forma plena, com acessibilidade e segurança, e isso mostra o quanto é importante tornar essa luta visível e permanente em nossa cidade,” destacou Celso.

Segundo a coordenadora do Espaço Girassol, Saskya Vaz, o evento reforça a política pública de inclusão que vem sendo consolidada em Fortaleza. “Aqui na Cidade da Criança, as famílias encontraram espaços brincantes, atividades culturais e também serviços importantes, como a emissão da Ciptea, garantindo direitos e fortalecendo a cidadania,” concluiu.

Diversão e cidadania

A dona de casa Maria Flaviana Ferreira levou o filho, Caio, de 11 anos, para participar do evento. “Tudo está sendo maravilhoso, é um evento que está incluindo as crianças, e está sendo um grande evento para ele, que está se divertindo bastante,” conta ela, acrescentando que eventos como esse contribuem para o desenvolvimento de Caio. “É uma forma de ele socializar, de sair da zona de conforto, em casa, e se adaptar a novos desafios,” conclui.

O gestor comercial Mike da Silva Andrade aproveitou a tarde de sábado para ir com o filho, Ian Lourenço, e a esposa, Walkiria Andrade, redescobrir a Cidade da Criança após a recente requalificação do espaço, e foi surpreendido pelo evento.

“Viemos ver como ficou e tivemos uma surpresa muito positiva. É um parque que foi entregue com equipamentos que realmente potencializaram o espaço público de qualidade que ele oferece. E foi bem bacana encontrar esse evento. A gente busca ter contato com pessoas que enfrentam as mesmas adversidades que a gente enfrenta, as mesmas situações, e as atividades estão ótimas, muito interessantes,” avaliou.

A dona de casa Leiliane Azevedo aproveitou a tarde de sábado, quando o esposo Jackson tem folga do trabalho, para irem ao evento com o filho Davi, de quatro anos, solicitar a Ciptea do menino.

“Na semana fica difícil pra gente resolver essas coisas, por causa do trabalho do meu esposo e da creche do menino, então foi bom ter no sábado. O serviço foi atencioso e cuidadoso, e ainda tem as brincadeiras,” disse ela.

Para assegurar a plena participação do público, o evento contou com intérprete de Libras, serviço de audiodescrição e ferramentas de apoio voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação reafirma o compromisso da Prefeitura em promover inclusão e acessibilidade nos equipamentos públicos, aproximando pessoas com deficiência de serviços e atividades que contribuem para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*