Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da UFC transforma estudos sobre gênero e tecnologia em guia para designers de produtos digitais

  Pesquisa da UFC transforma estudos sobre gênero e tecnologia em guia para designers de produtos digitais O guia tem como objetivo orientar a criação de interfaces mais inclusivas, evitando que o design de plataformas digitais reproduzam desigualdades que já existem foram das telas Terça, 15 setembro 2026 15:43 Atualização: Quarta, 16 setembro 2026 09:51 Escrito por Secom UFC Enviar para o Whatsapp Enviar para o Facebook Enviar para o Twitter Enviar para o Telegram Enviar para o LinkedIn Um aplicativo pode parecer apenas um conjunto de telas, botões e comandos, mas as decisões tomadas durante seu desenvolvimento podem reproduzir estereótipos e desigualdades existentes fora do ambiente digital. Alguns exemplos são aplicativos voltados para mulheres desenvolvidos automaticamente em tons de rosa, programas de acompanhamento do ciclo menstrual que pressupõem usuárias cisgênero e heterossexuais e assistentes virtuais com nomes e vozes femininas. Para ajudar profissionais de tecnologia...

*Elmano 13 vai ampliar tratamento oncológico no interior e garantir radioterapia*

 *Elmano 13 vai ampliar tratamento oncológico no interior e garantir radioterapia*


_Foi em sua gestão que o serviço passou a ser ofertado no interior e já chegou a 30 mil pacientes atendidos_


Com mais três hospitais regionais em construção e a previsão de outros, o governador e candidato à reeleição Elmano de Freitas 13 afirmou que vai aumentar as regiões no estado atendidas com tratamento oncológico e implementar a radioterapia. A fala foi feita durante caminhada da coligação “Ceará forte, do lado certo”, na manhã desta quarta-feira (16), por ruas do bairro Siqueira, em Fortaleza. Ele esteve acompanhado do prefeito Evandro Leitão e de candidatos a deputado estadual e federal, além de lideranças locais. 


Elmano 13 lembrou que foi em seu governo que o tratamento do câncer começou a ser ofertado no interior, como em Brejo Santo, Quixeramobim, Vale do Jaguaribe, Crateús e Iguatu. Para os próximos anos, o candidato à reeleição planeja ampliar as regiões atendidas. “Queremos expandir para o hospital que vamos ter em Baturité, para o hospital que queremos fazer na Ibiapaba”, disse o governador, que completou afirmando implementar também a radioterapia. 


“Nós já temos quimioterapia, a cirurgia, o diagnóstico, mas é muito importante avançar para ter radioterapia também nessas demais regiões. Já temos em Barbalha, já temos em Sobral, mas precisamos levar para as outras regiões para que todo o tratamento do câncer seja realizado na região do paciente e de sua família. Isso é muito importante para a sua recuperação, para o tratamento ter ainda mais êxito. E eu tenho absoluta convicção de, junto com o presidente Lula, junto com a nossa ação do Governo do Estado, nós vamos realizar esse grande benefício”, enfatizou Elmano. 


O governador apontou que, durante a sua gestão, já são 30 mil pessoas atendidas com o tratamento oncológico no interior. Segundo ele, a ideia é levar para cada vez mais perto da população. “Vamos utilizar toda a rede necessária. Em Iguatu, iniciou com a entidade filantrópica, mas o nosso compromisso é colocar no hospital polo regional assim que concluído. No Cariri, já tem uma tradição de entidade filantrópica: 70% dos pacientes que têm câncer no Brasil são atendidos em entidades filantrópicas. Minha prioridade é levar para o hospital polo regional. Assim é no Jaguaribe, assim é em Quixeramobim. Mas eu penso que o importante para o cidadão é ter perto da sua casa. Se é na entidade filantrópica, se é no hospital público regional. O elemento central para o cidadão é que seja perto da casa dele. A prioridade sempre é a melhor condição para o cidadão”, detalhou Elmano. 


O aposentado Airton Andrade é morador do bairro e acompanhou a caminhada. Eleitor de carteirinha de Elmano e Lula, ele reforçou que votar nesse time é pensar em quem mais precisa das políticas públicas. “Só voto neles. Sempre votei neles, nunca votei em outro. E Elmano é o melhor, Lula é o melhor. O Governo está muito bom. A gente está vendo a diferença e é grande”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*