Pular para o conteúdo principal

*Primeira-dama Lia de Freitas assume articulação da frente de combate à fome na campanha de Elmano

 *Primeira-dama Lia de Freitas assume articulação da frente de combate à fome na campanha de Elmano* A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, assume a articulação da *frente de defesa e fortalecimento da política de segurança alimentar* na campanha eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT). A atuação terá como foco a mobilização em torno da segurança alimentar, entendida como um dos sistemas fundamentais para a garantia da vida e da dignidade da população, e das políticas públicas voltadas à promoção do acesso à alimentação adequada no Ceará. Como parte da agenda de campanha, Lia participa, nesta semana, de caminhadas em diferentes bairros da Capital cearense e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A agenda começou no último sábado (29), com caminhada na comunidade Campo do América, no bairro Meireles, em Fortaleza; e terá continuidade nesta *terça-feira (1º de setembro)*, com caminhada no bai...

IFCE inscreve para Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

 

IFCE inscreve para Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Seleção para ingresso em 2027 é destinada a biólogos que atuam como professores de Biologia ou Ciências nas redes públicas; inscrições começam em 1º de setembro

Publicada por Andressa Sanches em 31/08/2026 Atualizada em 31 de Agosto de 2026 às 14:32

O campus de Acaraú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) ofertará a segunda turma do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). As inscrições para o processo seletivo de ingresso em 2027 começam no dia 1º de setembro e seguem até dia 30 deste mês, exclusivamente em sistemaprofbio.icb.ufmg.br⁠.

Formação conectada à escola pública

Gratuito e ofertado na modalidade semipresencial, o PROFBIO é um curso de pós-graduação stricto sensu destinado a biólogos que atuam como professores de Biologia ou Ciências nas redes públicas de ensino. Ao concluir a formação, o participante recebe o título de mestre em Ensino de Biologia.

A proposta do programa é promover a formação continuada dos professores, contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e aproximar os conhecimentos produzidos no campo da Biologia das situações vivenciadas diariamente nas escolas públicas. O curso também estimula a utilização de metodologias investigativas e a elaboração de estratégias de ensino capazes de despertar o interesse dos estudantes pela ciência.

A formação profissional busca estabelecer uma relação direta entre o conteúdo acadêmico e os desafios enfrentados pelos professores em sala de aula. Dessa forma, as atividades e os trabalhos desenvolvidos durante o mestrado podem contribuir para a construção de propostas pedagógicas aplicáveis à realidade escolar. “O PROFBIO possibilita que o professor reflita sobre a própria prática, aprofunde seus conhecimentos e desenvolva novas estratégias de ensino. Esse processo pode repercutir diretamente na aprendizagem dos estudantes e na valorização da educação científica”, ressalta a professora Rafaela Maia, coordenadora local do PROFBIO no campus de Acaraú.

Programa em rede nacional

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia integra uma rede nacional formada por instituições públicas de ensino superior de diferentes regiões do país. A oferta articulada permite que professores da educação básica tenham acesso a uma formação de qualidade, vinculada às necessidades concretas do ensino público.

A estrutura em rede também favorece a troca de experiências entre docentes, pesquisadores e instituições, fortalecendo a produção e a circulação de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Biologia. Embora seja realizado simultaneamente em diferentes localidades, o programa considera as características educacionais e sociais de cada região.

No campus decAcaraú, a chegada de uma nova turma contribui para aproximar a pós-graduação dos profissionais que atuam nos municípios do Litoral Norte e de outras regiões do Ceará. Além da qualificação individual dos participantes, a iniciativa pode produzir impactos nas escolas onde esses professores trabalham. “Ter uma turma do PROFBIO em Acaraú amplia o acesso dos profissionais da região à pós-graduação stricto sensu e fortalece o papel do campus como espaço de formação, pesquisa e transformação social”, acrescenta a coordenadora local.

A professora também orienta os interessados a consultarem antecipadamente o edital e reunirem a documentação exigida para a participação no processo seletivo. “Convidamos os professores que atendem aos requisitos a conhecerem o edital e participarem da seleção. É uma oportunidade gratuita de crescimento profissional e de contribuição efetiva para o fortalecimento do ensino público”, conclui Rafaela Maia.

Serviço

  • Seleção 2027 do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
  • Público-alvo: Biólogos que atuam como professores de Biologia ou Ciências nas redes públicas de ensino
  • Inscrições: De 1º a 30 de setembro de 2026
  • Modalidade: Semipresencial no campus Acaraú
  • Curso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*