Corpo de Bombeiros debela incêndio em veículo em garagem de prédio
30 de outubro de 2026 - 08:16 #Corpo de Bombeiros debela incêndio em veículo em garagem de prédio #Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar | Quartel de Jacarecanga
Corpo de Bombeiros debela incêndio em veículo em garagem de prédio. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) controlou, na madrugada desta sexta-feira (30), um incêndio em um veículo na garagem subterrânea de um edifício localizado na Rua Moreira de Souza, no bairro Parquelândia, em Fortaleza. A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros por volta das 00h44.
As chamas atingiram uma caminhonete Land Rover Discovery, de cor preta. Segundo o proprietário de 39 anos, o incêndio começou na região do motor quando ele chegava à garagem do prédio. Imediatamente, o condutor deixou o veículo e conseguiu sair em segurança. Contudo, devido à grande quantidade de fumaça inalada, a equipe da ambulância de resgata Alfa-04 prestou atendimento pré-hospitalar e o encaminhou para avaliação médica no hospital particular. O condutor de 39 anos, vítima, acompanhado de sua esposa apresentou fuligem no escarro, dor na garganta, tosse, dificuldade ao respirar.
Segundo o tenente Tarquísio, “garagens cobertas com temperatura ambiente normal utilizam, geralmente, sprinklers de temperatura ordinária, acionados entre 68°C e 74°C, identificados por ampola vermelha”. Deste modo, o sistema também conhecido como chuveirinho acionou sobre o veículo, resfriando o ambiente, evitando o alastramento das chamas.
O combate
Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram a garagem tomada por fumaça, condição que dificultou a visualização e o acesso ao foco do incêndio. Apesar disso, a guarnição utilizou uma câmera térmica para localizar o veículo e direcionar as ações de combate. Paralelamente, o sistema preventivo de combate a incêndio da edificação foi acionado, auxiliando no controle da ocorrência. Ainda assim, o combate e o rescaldo consumiram cerca de 1400 litros de água.
Em seguida, os bombeiros extinguiram as chamas e iniciaram uma vistoria minuciosa no entorno. Durante a inspeção, os militares confirmaram que o incêndio não se propagou para outros veículos nem causou danos adicionais à estrutura da garagem.
Além do primeiro socorro do quartel central e da ambulância de resgate, a ocorrência contou com o apoio da logística e do coordenador de operações, capitão Freire. Da mesma forma, o sargento Teles, residente no edifício, colaborou com as ações de combate, contribuindo para a rápida resposta da ocorrência.
Por fim, após a eliminação dos riscos e a verificação das condições de segurança do ambiente, os bombeiros encerraram a operação. Em síntese, a ação reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará com a proteção da vida, do patrimônio e da coletividade.


Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.