Pular para o conteúdo principal

Presidente do TRE-RJ pede aos eleitores que compareçam às urnas Desembargador destaca a importância das eleições

  Presidente do TRE-RJ pede aos eleitores que compareçam às urnas Desembargador destaca a importância das eleições Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Publicado em 25/10/2026 - 10:42 Rio de Janeiro © Frame TRE-RJ/Youtube Versão em áudio O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, convocou os eleitores a irem às urnas para votar neste domingo (25) , no segundo turno das eleições. Se dirigindo aos quase 13 milhões de eleitores e eleitoras do estado, a recomendação foi para que não abram mão de “participar deste momento tão importante para o país”. “O voto é uma conquista da sociedade brasileira. É por meio dele que cada cidadão participa das decisões sobre o futuro do Brasil. Essa participação é essencial para a força e a legitimidade da nossa democracia”, apontou em pronunciamento no Palácio da Democracia, sede do tribunal na capital do estado. “Sei que todos têm seus compromissos, responsabilidade...

Presidente do TRE-RJ pede aos eleitores que compareçam às urnas Desembargador destaca a importância das eleições

 

Presidente do TRE-RJ pede aos eleitores que compareçam às urnas

Desembargador destaca a importância das eleições
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 25/10/2026 - 10:42
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 25/10/2026  - Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Cláudio de Mello Tavares.
Frame TRE-RJ/Youtube
© Frame TRE-RJ/Youtube
Versão em áudio

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, convocou os eleitores a irem às urnas para votar neste domingo (25), no segundo turno das eleições. Se dirigindo aos quase 13 milhões de eleitores e eleitoras do estado, a recomendação foi para que não abram mão de “participar deste momento tão importante para o país”.

“O voto é uma conquista da sociedade brasileira. É por meio dele que cada cidadão participa das decisões sobre o futuro do Brasil. Essa participação é essencial para a força e a legitimidade da nossa democracia”, apontou em pronunciamento no Palácio da Democracia, sede do tribunal na capital do estado.

“Sei que todos têm seus compromissos, responsabilidades e suas dificuldades, mas peço que reservem um momento neste domingo para exercer este direito. A democracia precisa da participação de todos. Cada voto tem o mesmo valor, independentemente da condição social ou do lugar em que se vive”, disse.

O presidente do TRE garantiu que foram adotadas todas as medidas necessárias para a segurança do pleito. 

“Quero transmitir uma mensagem muito clara à população fluminense. Podem sair de casa e votar com tranquilidade. As forças policiais estão mobilizadas com destaque para a Polícia Militar que atua no patrulhamento das ruas e na segurança dos locais de votação”, disse.

O desembargador lembrou que novamente as Forças Armadas fazem parte do esquema montado para assegurar a presença do eleitor. 

“Toda essa estrutura foi organizada para garantir que o eleitor possa fazer a sua escolha em paz de acordo com a própria consciência”, afirmou.

Claudio de Mello Tavares disse que a expectativa é de que a eleição no estado seja mais rápida uma vez que o eleitor terá apenas que votar para presidente da República. No primeiro turno a necessidade de confirmar na urna seis candidatos: deputados federal e estadual, dois votos para o Senado, governador e presidente, houve demora e filas em vários locais de votação.

“Hoje [o eleitor] votará apenas para presidente da República, por isso, não esperamos filas relevantes ao longo do dia”, avaliou.

O presidente do TRE-RJ lembrou, no entanto, que em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a votação será um pouco diferente, porque além da votação para presidente, haverá uma eleição suplementar para prefeito. 

“Neste município o eleitor votará primeiro para presidente e em seguida para prefeito”, destacou.

Quanto aos locais de votação, reforçou que dos 5.040 em todo o estado, apenas dois foram alterados entre o primeiro e segundo turnos. 

Segundo ele, essas mudanças ocorreram por motivos estruturais em Brás de Pina, na região da Leopoldina, e em Jardim Sulacap, na zona oeste do Rio.

“Os demais locais permanecem os mesmos. Portanto, os demais eleitores que votaram normalmente no primeiro turno podem retornar ao mesmo local com essas únicas ressalvas. 

O desembargador lembrou ainda que quem não compareceu no primeiro turno não está impedido de votar normalmente neste domingo, desde que esteja com a inscrição eleitoral regular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...