Pular para o conteúdo principal

Com manhã de atividades táticas, Ceará dá sequência à preparação para confronto com o Goiás

  Com manhã de atividades táticas, Ceará dá sequência à preparação para confronto com o Goiás Elenco alvinegro ainda tem dois dias de treinamentos ante do duelo Foto: Foto: Gabriel Silva/Ceará SC Mais uma etapa da preparação alvinegra para o confronto com o Goiás concluída. Na manhã deste sábado, 24, o elenco comandado por Daniel Paulista realizou mais um trabalho com foco no duelo da próxima terça-feira, 27, pelo Campeonato Brasileiro Série B.  Na quarta atividade de preparação para a partida, o foco da comissão técnica se voltou para a parte tática do jogo. Foi o primeiro treinamento desta natureza na atual semana de trabalho.  Antes de entrar em campo na próxima terça-feira, 27, o Vozão ainda treinará em duas ocasiões. Na primeira delas, a exemplo de hoje, o treino com bola será no período da manhã, enquanto na segunda-feira, atividades à tarde. 

Suspensão temporária de sistemas e sites institucionais em razão de alerta crítico de segurança cibernética

 

Suspensão temporária de sistemas e sites institucionais em razão de alerta crítico de segurança cibernética

Quinta, 22 outubro 2026 11:51
Atualização: Quinta, 22 outubro 2026 13:07
Escrito por Secom UFC

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa à comunidade acadêmica que, em razão de um alerta crítico de segurança cibernética emitido pelo Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC Gov.br), foram adotadas medidas preventivas que resultaram na suspensão temporária de alguns serviços e páginas institucionais da universidade.

O alerta foi direcionado a todos os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo Federal, abrangendo, portanto, diversas instituições públicas federais, e não exclusivamente a UFC. O alerta reflete uma falha crítica de abrangência global reportada em CVE-2026-109618 e CVE-2026-109619.

Como medida preventiva, em conformidade com as orientações de segurança recebidas pelo Governo Federal, foram temporariamente desativados:

  • O acesso externo ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

  • ⁠Alguns sites e páginas institucionais de unidades acadêmicas e administrativas que utilizam a tecnologia afetada.

É importante esclarecer que a adoção dessas medidas preventivas não significa que tenha ocorrido invasão dos sistemas da UFC ou vazamento de dados. A suspensão temporária tem como objetivo reduzir a exposição a possíveis riscos até que as correções necessárias sejam aplicadas e as condições de segurança sejam verificadas.

ENTENDA O OCORRIDO

Na quarta-feira, 21 de outubro, o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC Gov.br) emitiu um alerta sobre duas vulnerabilidades críticas identificadas no núcleo da linguagem de programação PHP (Hypertext Preprocessor), amplamente utilizada no desenvolvimento de aplicações web.

Essa tecnologia é empregada em sistemas e sites no mercado global, incluindo universidades e institutos federais. Diante dos riscos associados às vulnerabilidades identificadas e seguindo as orientações de segurança governamentais, a UFC adotou medidas preventivas para reduzir a exposição de seus serviços.

Assim, sistemas e sites que utilizam PHP foram temporariamente desabilitados, conforme a necessidade de intervenção, para viabilizar a aplicação das correções e a verificação das condições necessárias ao restabelecimento seguro dos serviços.

PROVIDÊNCIAS E ORIENTAÇÕES

1.⁠ ⁠Sistemas e sites sob gestão da STI
A equipe técnica da STI já está trabalhando na aplicação das correções e na realização das verificações necessárias. O restabelecimento ocorrerá tão logo sejam asseguradas as condições técnicas para a utilização segura dos serviços.

2.⁠ ⁠Sistemas e sites sob gestão das unidades acadêmicas e administrativas
As unidades responsáveis por sistemas e sites próprios que utilizem PHP devem providenciar, com a maior brevidade possível, a atualização da tecnologia para uma versão corrigida e compatível com os requisitos de segurança aplicáveis, além de verificar a necessidade de outras medidas recomendadas pelos responsáveis técnicos.

3.⁠ ⁠Acesso ao SEI para servidores em trabalho remoto
Durante a suspensão do acesso externo ao SEI, os servidores que estiverem em regime de trabalho remoto poderão utilizar os mecanismos institucionais de acesso disponibilizados pela UFC, por meio do servidor proxy ou da Rede Privada Virtual (VPN), observadas as orientações técnicas e as condições de acesso autorizadas pela STI.

As instruções para utilização do proxy estão disponíveis em https://proxy.ufc.br. As orientações sobre configuração da VPN e as rotas específicas de acesso devem ser obtidas diretamente junto à STI.

A STI está acompanhando a situação e atuando para restabelecer os serviços afetados com a maior brevidade possível, sem comprometer a segurança dos sistemas, das informações institucionais e dos dados pessoais tratados pela universidade.

Reconhecemos os transtornos que essa interrupção temporária pode ocasionar nas atividades acadêmicas e administrativas e agradecemos a compreensão e a colaboração de toda a comunidade universitária.

A adoção dessas medidas reforça o compromisso da UFC com a segurança da informação, a prevenção de incidentes cibernéticos e a continuidade segura dos serviços públicos prestados à sociedade.

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
Universidade Federal do Ceará (UFC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...