Créditos: Lucas Emanuel/FCF A noite desta quinta-feira (6) foi marcada pelo último Clássico-Rei de 2025. Ceará e Fortaleza se enfrentaram na Arena Castelão, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Dentro de campo, o empate em 1 a 1 prevaleceu, sendo definido nos acréscimos do segundo tempo e garantindo um ponto para cada equipe na tabela de classificação. Com o resultado, o Vozão chegou aos 39 pontos, ocupando a 13ª posição, enquanto o Leão soma 29 pontos e permanece em 19º lugar. O primeiro tempo teve poucas chances claras, mas as redes balançaram. Após cobrança de escanteio curto, Breno Lopes cruzou na área e Adam Bareiro subiu sozinho para abrir o marcador para o Fortaleza aos 37 minutos. Na volta do intervalo, o Leão adotou uma postura mais defensiva, buscando o contra-ataques em vantagem numérica. O Ceará, por outro lado, se lançou ao ataque, criando volume de jogo e apostando especialmente nas bolas aéreas buscando o centroavante Pedro Raul. Depois...
Mesmo com tratamento, a Hanseníase é uma doença que ainda gera preconceito entre algumas pessoas devido à falta de conhecimento sobre o tema. Para mudar esse cenário, a Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desta segunda-feira, 28, a quarta-feira, 30, uma série de ações em prol do Dia Internacional de Combate à Hanseníase, comemorado no dia 27 de janeiro. As ações estão sendo realizadas em todos os postos de saúde do Município e no Centro Integrado de Saúde Dr. Memória.
A programação conta com palestras, oficinas e panfletagem. Nesta terça-feira (29), os agentes de saúde realizarão uma oficina no Espaço Jovem, localizado na Av. Castelo Branco. Com o tema “Oficina de vivências e troca de experiências para melhor adesão ao tratamento”, profissionais de saúde, pacientes com Hanseníase e seus familiares debaterão sobre a importância de fazer tratamento corretamente. De acordo com Isabel Nobre, coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase de Horizonte, as ações são importantes para tirar dúvidas. “Por falta de esclarecimento, a doença é vista de forma errada”, acrescenta a coordenadora.
No encerramento das ações, no dia 30, profissionais da Secretaria de Saúde de Horizonte farão a distribuição de panfletos com informações sobre a doença, além da realização de show de paródias no Centro Integrado de Saúde Dr. Memória (Rua Santa Edwiges, n° 36, Diadema). Ao todo, 168 profissionais de saúde estarão envolvidos nas ações.
Sobre a Hanseníase
Os principais sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; e caroços e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). A doença tem cura, mas é preciso que o paciente siga corretamente os cuidados necessários. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e garantidos pelo Município de Horizonte.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.