A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Mesmo com tratamento, a Hanseníase é uma doença que ainda gera preconceito entre algumas pessoas devido à falta de conhecimento sobre o tema. Para mudar esse cenário, a Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desta segunda-feira, 28, a quarta-feira, 30, uma série de ações em prol do Dia Internacional de Combate à Hanseníase, comemorado no dia 27 de janeiro. As ações estão sendo realizadas em todos os postos de saúde do Município e no Centro Integrado de Saúde Dr. Memória.
A programação conta com palestras, oficinas e panfletagem. Nesta terça-feira (29), os agentes de saúde realizarão uma oficina no Espaço Jovem, localizado na Av. Castelo Branco. Com o tema “Oficina de vivências e troca de experiências para melhor adesão ao tratamento”, profissionais de saúde, pacientes com Hanseníase e seus familiares debaterão sobre a importância de fazer tratamento corretamente. De acordo com Isabel Nobre, coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase de Horizonte, as ações são importantes para tirar dúvidas. “Por falta de esclarecimento, a doença é vista de forma errada”, acrescenta a coordenadora.
No encerramento das ações, no dia 30, profissionais da Secretaria de Saúde de Horizonte farão a distribuição de panfletos com informações sobre a doença, além da realização de show de paródias no Centro Integrado de Saúde Dr. Memória (Rua Santa Edwiges, n° 36, Diadema). Ao todo, 168 profissionais de saúde estarão envolvidos nas ações.
Sobre a Hanseníase
Os principais sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; e caroços e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). A doença tem cura, mas é preciso que o paciente siga corretamente os cuidados necessários. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e garantidos pelo Município de Horizonte.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.