Pular para o conteúdo principal

Lives marcam o lançamento do livro e do documentário cearense “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”





O livro e o documentário Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover serão lançados em três lives nos dias 20, 21 e 22 de julho (segunda a quarta). Os encontros virtuais terão a participação de grandes nomes da cultura cearense para conversar sobre o livro e o documentário que registram a vida de homens e mulheres do sertão cearense, conhecidos como profetas da chuva, que dominam o conhecimento popular do semiárido para prever a chegada da água por meio de observações e experiências de fenômenos naturais. As transmissões ocorrem sempre às 17 horas e serão feitas pelos canais do Youtube da Invento Produções Culturais e da Cagece. O evento virtual marca ainda os 49 anos da principal empresa pública do Ceará.

A live do lançamento do livro Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover ocorre na segunda-feira (20) e tem como convidados a escritora e jornalista Claudia Albuquerque (uma das autoras do livro), o escritor e Secretário de Cultura do Ceará Fabiano Piúba e o escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho (autor do prefácio do livro), tendo como mediador o produtor cultural Osiel Gomes. Eles vão falar sobre diferentes assuntos tratados no livro, incluindo contextualizações e reflexões sobre os profetas da chuva, destacando a necessidade de registrar, valorizar e promover o ofício desses mestres da cultura popular cearense, no sentido de salvaguardar os modos de viver e habitar dos povos do sertão nordestino.

A partir do dia 20, o livro eletrônico poderá ser acessado gratuitamente no site oficial do projeto, no link www.livroprofetas.com.br, e estará disponível também em audiolivro para a escuta do livro narrado com audiodescrição. Já a versão impressa será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas e comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará, para escolas e universidades de Quixadá. Será entregue também para os profetas da chuva de Quixadá.

Observadores da Natureza: profecias & ciência é a segunda live que será realizada na terça-feira (21) e tem como convidados o escritor e jornalista Benedito Teixeira (autor de três capítulos do livro), a pesquisadora e psicóloga Karla Martins e a meteorologista e pesquisadora da FUNCEME Meiry Sakamoto. A mediadora será a editora e jornalista Dalviane Pires, também gestora de comunicação em projetos da Cagece. Esta live será um momento do encontro da tradição popular e a ciência. Serão discutidas diferentes perspectivas sobre as profecias de previsão de chuva, passeando pela cultura, psicanálise, e pela ciência. A conversa contará convidados com visões e falas bem diferentes, mas todos com um denominador comum: o respeito aos saberes dos profetas da chuva enquanto uma manifestação da cultura popular tradicional cearense.

A terceira live, na quarta-feira (22), é do lançamento do documentário Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual. A jornalista e professora Bete Jaguaribe é uma das convidadas. Terá a participação também do realizador audiovisual Vitor Grilo (diretor do documentário) e do cineasta Wolney Oliveira. O mediador é o produtor cultural Osiel Gomes. O documentário, que poderá ser acessado no site oficial do projeto a partir do dia 22, é também uma forma de registrar, valorizar e promover os profetas da chuva cearenses, salvaguardando os modos de viver e habitar dos sertanejos nordestinos. É mais uma narrativa e um registro documental sobre os saberes desses mestres da cultura, perpassando por algumas questões sociais e culturais.

O projeto faz parte das comemorações dos 49 anos da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e tem produção executiva da Invento Produções Culturais, em parceria com a D’Grau Produções. É uma realização da Seara Cultura e Desenvolvimento, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Cagece e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades.

FICHA-TÉCNICA
Produção Executiva Emídio Sanderson e Osiel Gomes
Assistente de Produção Andrea Feijão
Apoio Editorial pela Cagece Dalviane Pires

Equipe Livro Os Profetas
Editora Sílvia Leite
Textos Benedito Teixeira, Cláudia Albuquerque e Ethel de Paula
Projeto Gráfico Rafael Limaverde
Diagramação Rafael Limaverde e Marisa Marques
Revisão Socorro Franco
Transcrição de Entrevistas Helmo Fernandes
Tratamento de Imagens Elton Gomes
Ilustrações Raisa Christina
Imagens: Luiz Alves, Sheyla da Justa, Beto Skeff, Deivyson Teixeira, Dimitri Túlio, Felipe Abud, Jean dos Anjos, Marcos Studart, Rafael Limaverde, Thiago Nozzi, Arquivo Gilmar de Carvalho, Arquivo Nirez, Arquivo Imagem Brasil - Gentil Barreira e Patrícia Veloso

Equipe do Audiolivro:
Narração Bruna Leão
Audiodescrição Klístenes Braga
Gravação e edição Josiel Cabeça/ Estúdio Fênix
Direção de gravação Klístenes Braga
Produção Grupo Bandeira das Artes

Equipe Mini Documentário Os Profetas
Diretor Audiovisual Vitor Grilo
Assistente de Direção Lara Albuquerque
Operador de Câmera Jean Ribeiro
Técnico de Som Direto Paulo Ribeiro

PROGRAMAÇÃO
20/jul (segunda-feira) - 17h
LIVE - Lançamento do Livro “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”
Convidados: Claudia Albuquerque (escritora e jornalista), Fabiano Piúba (escritor e Secretário de Cultura do Ceará) e Gilmar de Carvalho (escritor e pesquisador)
Mediador: Osiel Gomes (produtor cultural)

21/jul (terça-feira) – 17h
LIVE - Observadores da Natureza: profecias & ciência
Convidados: Benedito Teixeira (escritor e jornalista), Karla Martins (pesquisadora e psicóloga) e Meiry Sakamoto (meteorologista e pesquisadora da FUNCEME)
Mediadora: Dalviane Pires (editora e jornalista)

22/jul (quarta-feira) – 17h
LIVE - Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual
Convidados: Bete Jaguaribe (jornalista e professora), Vitor Grilo (realizador audiovisual) e Wolney Oliveira (cineasta)
Mediador: Osiel Gomes (produtor cultural)
Lançamento do documentário: Os Profetas

CANAIS DE TRANSMISSÕES DAS LIVES

INVENTO PRODUÇÕES CULTURAIS
Youtube: https://www.youtube.com/inventoproducoesculturais

CAGECE
Youtube: https://www.youtube.com/user/CageceOficial

Site Oficial: www.livroprofetas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas