Pular para o conteúdo principal

Justiça Eleitoral suspende eventos de propaganda com aglomeração de pessoas em Juazeiro do Norte

 O juiz eleitoral da 28ª Zona, Giacumuzaccara Leite Campos, julgou procedente, em 1º de novembro, representação eleitoral por propaganda irregular, com risco de contaminação por covid-19. Segundo o documento, ficam suspensos e proibidos quaisquer eventos de natureza de propaganda eleitoral com aglomeração de pessoas e atividades coletivas de campanha em espaços e equipamentos públicos e privados no município de Juazeiro do Norte.

A decisão foi tomada considerando as diversas representações de partidos, coligações e candidatos acusando um ao outro da realização de aglomerações indevidas, e a preocupação com o possível aumento dos índices de contaminação relacionados à pandemia do novo coronavírus. Em algumas reuniões anteriores entre os juízes e promotores eleitorais do município, candidatos a prefeito e representantes das coligações, já haviam sido realizadas, sem êxito, tentativas de firmar acordo com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação por aglomeração com as campanhas políticas. 

Sentença

sentença tem efeito imediato, suspendendo comícios, passeatas, caminhadas, bandeiraços, adesivaços e reuniões para fins de propaganda eleitoral com aglomeração de pessoas. O descumprimento acarretará em multa de R$ 50 mil reais ao candidato e R$ 50 mil reais ao vice, sendo dobrado o valor em caso de reincidência.

A decisão aplica o Decreto Estadual 33.608/2020, que atribuiu situação de emergência em saúde no Ceará e  dispõe sobre medidas para enfrentar a contaminação pelo novo coronavírus, aos atos de propaganda do município. A sentença destaca, ainda, a necessidade de publicização do seu conteúdo nas redes sociais dos candidatos, partidos e coligações que participam do pleito em Juazeiro do Norte.

Outro ponto de destaque do documento é a advertência feita pelo juiz eleitoral para que os candidatos evitem praticar as condutas ilícitas que eles mesmos representam judicialmente contra os adversários, sob pena de multa por litigância temerária. Além da devida importância e preocupação dada pelo magistrado aos trabalhos de organização e realização da eleição, quando ressalta que a fiscalização será feita pelos servidores da 28ª Zona Eleitoral sempre que a medida não interferir nas atividades essenciais da eleição, que são prioritárias.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas